sábado, 15 de junho de 2024

Hebreus 2:14

 

Hebreus 2:14 ”E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;”

 

”E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas,”

Cristo é consubstancial com o Pai e o Espírito Santo. Nós somos carne e sangue. Esse versículo afirma que Cristo participou da condição humana, tornando-se Homem através da encarnação: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” (João 1:14)

Por causa da sua natureza divina Cristo é chamado de Unigênito do Pai (João 3.16). Por causa da sua encarnação ele é chamado de Filho do homem. Era necessário que Cristo assumisse a natureza humana para que nós participássemos da natureza divina: “Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.” (2 Pedro 1:4).

Cristo então, através do mistério da encarnação se torna carne e sangue: “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos” (Gálatas 4:4,5)

O docetismo (Sec II), era uma heresia dos primórdios do cristianismo, ensinava que Jesus só parecia ser humano, não tendo realmente participado de carne e sangue. A palavra “docetismo” vem do grego dokeo, que significa “parecer”. Hebreus refuta de uma vez por todas essa doutrina falsa, mostrando que as tentações de Jesus foram reais: “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado (Hebreus 4:15).

 

“... para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;”

Eis aqui um dos motivos porque Cristo teve que morrer. Aniquilar quem tinha o poder ou império da morte, ou seja, o Diabo. A morte entrou no mundo por um homem (Adão): “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram” (Romanos 5:12).

Por causa do Pecado: “Ora, o aguilhão da morte é o pecado” (1 Coríntios 15:56) a morte entrou no mundo. Ou seja, o pecado gera a morte conforme diz Paulo: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 6:23). Logo salário do pecado significa conseqüência do pecado.

Deus havia dito a esse Adão: “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. (Gênesis 2:16,17)

A morte entrou no mundo por influencia do diabo .Ele é chamado de homicida desde o princípio. Por isso lhe é atribuído o império ou poder da morte. Por isso Cristo veio aniquilar quem tinha o poder sobre a morte.

A palavra traduzida por “aniquilar” (katargeo) não significa aniquilar nem destruir, mas “incapacitar”. João disse a mesma coisa sobre o poder de Satanás. Primeira João 3:8 nos informa: “Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo”.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
31/3/2024

FONTES:

SILVA, Severino Pedro da. Epístola aos hebreus: as coisas novas e grandes que Deus preparou para você. Rio de Janeiro: CPAD, 2003

GONÇALVES, José. A supremacia de Cristo: Fé, esperança e ânimo na carta aos Hebreus. Rio de Janeiro: CPAD,2017.

GUTHRIE, Donald. Hebreus: introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1999.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201403_03.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário