domingo, 26 de maio de 2024

Romanos 8.18

 

Romanos 8.18 “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada”.

 

“Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente”

A vida cristã é o enfrentamento de muitas pressões: do diabo, do mundo, de nossas fraquezas na carne. Jesus deixou claro que no mundo teremos aflições, mas que devíamos ter bom animo, afinal, ele venceu o mundo (João 16.33). Paulo corrobora a afirmação de Jesus, dizendo que triunfaríamos sobre elas: “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou” (v.37).

Paulo chegou a dizer que não deveríamos temer as aflições e tribulações, pois elas não seriam capazes de nos separar do amor de Cristo (v.35). Pois também através delas entrarmos no reino de Deus: “[...] através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus” (Atos 14.22).

Aos seus companheiros cristãos de Corinto disse: “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória mui excelente” (2 Coríntios 4:17). Segundo o apóstolo, todo o seu sofrimento não passava de “momentânea tribulação” comparado ao “eterno peso de glória” que o esperava. E isso ele afirma com a “expressão “tenho por certo” que indica convicção, certeza e nenhuma dúvida”.

 

“... não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada”.

Então, Paulo faz dos nossos sofrimentos atuais uma questão de aritmética simples. Ele somou todos e viu qual era o total. Antes mesmo de calcular qual seria a soma da glória, ele desistiu e disse apenas: “Nosso sofrimento atual não é nada comparado à glória que será revelada em nós”. Pois a glória vindoura sobrepuja em muito a aflição do presente.

O que é a glória a ser revelada a nós e em nós? O texto fala da “glória dos filhos de Deus” (v. 21) e faz referência específica à “redenção do nosso corpo” (v. 23). Quando o Senhor voltar, receberemos corpos glorificados: “Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória” (1 Coríntios 15:42-43). E nos será permitido desfrutar da Sua glória: “E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada” (Apocalipse 21:23).

Além disso, não podemos especular daquilo que não está revelado. A palavra “revelada”. No grego e significa “desvendado, descoberto”. A nossa glória atualmente está “velada, encoberta”: “Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido” (1 Coríntios 13.12).

Mas podemos ter certeza de uma coisa: o que quer que esteja incluso na palavra “glória”, Deus já o preparou para os Seus filhos.

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
5/6/2024

FONTES:

CABRAL, Elienai. Romanos – O evangelho da justiça de Deus. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus. 1986.

LOPES, Hernandes dias. Romanos: o evangelho segundo Paulo. São Paulo, SP: Hagnos 2010.

BRUCE, F, F. Romanos - Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 2002.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/Po_lessons/Po_200902_03.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário