terça-feira, 25 de novembro de 2025

Romanos 12.11

omanos 12.11 “Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;”

 

“Não sejais vagarosos no cuidado;”

Há uma certa intensidade na vida cristã. A apatia não combina com a vida cristã. Não há nela lugar para a letargia. A palavra “vagarosos” traduz o termo que tem o sentido de preguiçoso, descuidado e indolente. O cristão não pode tomar as coisas levianamente, porque para ele a vida é sempre uma escolha entre a vida e a morte; o mundo é sempre um campo de batalha entre o bem e o mal; o tempo é curto e a vida é um lugar de preparação para a eternidade.

Devemos ser zelosos com a vida e servir a Deus e ao próximo porque é um privilégio nosso. Devemos aproveitar as oportunidades para isso. A ARA traduz esse versículo assim: “No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor”. A primeira carta às sete igrejas da Ásia Menor foi escrita para a igreja em Éfeso, que tivera um bom começo, mas esquecera seu primeiro amor. O que aconteceu? Os fogos de entusiasmo se apagaram.

Na carta a igreja em Laodicéia, Jesus a acusou que ela não era nem quente nem fria, e porque era morna Ele estava a ponto de vomitá-la. O Senhor preferia que ela fosse completamente fria em relação à Sua vontade do que indiferente, morna, meio-termo, nem por Ele nem contra Ele. Ele é um deus zeloso. A respeito de Jesus foi dito: "O zelo da tua casa me devorará" (João 2:17; Salmo 69:9).

 

“... sede fervorosos no espírito,”

Devemos manter nosso espírito no ponto de ebulição. Sermos fervorosos no espírito.  Precisamos arder de zelo pelas coisas de Deus. A mesma expressão é usada com relação a Apoio em Atos 18:25: “Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor”.

Ser fervoroso não significa ser fanático, mas ser alcançado pela graça e andar segundo ela. Fervor não é sinônimo de fanatismo nem tampouco de barulho. Fervor significa o cristão ter um coração incendiado pelo Espírito Santo. A expressão “no espírito” tanto pode significar nosso espírito humano como se referir ao Espírito Santo. Independentemente do caso que Paulo tenha usado, o sentido é do Espírito Santo incendiando a vida do cristão fervoroso.

 

“... servindo ao Senhor;”

Os antigos manuscritos variam entre duas leituras. Alguns lêem: "Sirvam ao Senhor", e outros: "Sirvam ao tempo", isto significaria: "Apanha suas oportunidades." A razão para esta dupla interpretação é a que todos os antigos escrivães usavam contrações em seus escritos. Em que as palavras mais comuns eram sempre abreviadas. Uma das maneiras correntes de abreviar era suprimir as vocais e colocar uma marca sobre as restantes letras. E assim, a palavra para Senhor é kyrios, e a palavra para tempo é kairós, logo, a abreviatura para ambas as palavras é “krs”, por isso a contradição.

Barclay opina que em uma passagem tão cheia de avisos práticos, é mais que possível que Paulo dissesse a seu povo: "Aproveitem suas oportunidades à medida que se apresentem." A vida nos apresenta todo tipo de oportunidades. Oportunidades de servir a Deus e ao próximo. Uma das tragédias desta vida é que tão freqüentemente não aproveitamos as oportunidades quando elas chegam. "Há três coisas que não retornam — a flecha lançada, a palavra proferida e a oportunidade perdida."

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
25/11/2025

FONTES:

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

http://biblecourses.com/Portuguese/Po_lessons/Po_200904_10.pdf

Lopes, Hernandes dias. Romanos: o evangelho segundo Paulo. São Paulo, SP: Hagnos 2010.

BARCLAY, William. The Letter to the Romans - Tradução: Carlos Biagini.

GONÇALVES, José. Maravilhosa Graça. Rio de Janeiro: CPAD 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário