sábado, 1 de novembro de 2025

1 Coríntios 8:10

1 Coríntios 8:10 “Porque, se alguém te vir a ti, que tens conhecimento, sentado à mesa no templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos?”

 

“Porque, se alguém te vir a ti, que tens conhecimento, sentado à mesa no templo dos ídolos,”

Paulo esteve falando do conhecimento que capacita o homem a considerar um ídolo como uma coisa nula. Agora assinala que aquele conhecimento não é universal entre os cristãos. Então ele lembra e aplica o mesmo princípio de amor enfatizado em Romanos 14: “Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes” (v.2).

Ainda que saibamos que algo não seja errado ou pecaminoso, devemos nos lembrar do irmão (ou irmã) mais fraco, cuja consciência ainda lhes fala que tais coisas são erradas ou pecaminosas.

Os coríntios se arrogavam o “direito” de fazer o que lhes aprouvesse na questão dos ídolos. Paulo lhes lembra que nenhum cristão tem liberdade para assegurar os seus “direitos”, se isto significar dano a outras pessoas. Neste caso, a situação hipotética de um crente fraco ver um crente mais maduro num templo pagão. O homem dotado de saber é retratado como tomando parte numa festa no templo de um ídolo. À mesa é a expressão comum para “reclinar”. Indica uma refeição tomada tranqüilamente.

 

“... não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos?”

Paulo faz uma pergunta retórica para mostrar o possível dano. Dando um exemplo como esse, “não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos?”. A resposta é obvia. Esse homem poderia fazer com que o seu irmão mais fraco comesse das coisas sacrificadas aos ídolos. E a consciência dos fracos faria que eles se sentissem de tal forma culpados e pecadores, que poderiam perecer espiritualmente: “Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado” (Romanos 14:22,23). E se voltar para o mundo.

Temos de nos lembrar que o irmão (ou irmã) mais fraco é parte do Corpo de Cristo, uma pessoa por quem Ele morreu. Quando nos entregamos a desejos egocêntricos (que para nós podem não ser errados) e ferimos a consciência fraca de outra pessoa, não apenas pecamos contra essa pessoa, mas pecamos contra Cristo (v.15). Por isso ele escreve a igreja de Roma: “Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo” (Romanos 14:20).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
01/11/2025

FONTES:)

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

HORTON, Stanley. I e II Coríntios – os problemas da igreja e suas soluções. 3.ed., Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

MORRIS, Leon. I Coríntios: Introdução e Comentário. Tradução Odayr Olivetti. São. Paulo. Mundo Cristão, 1983

Nenhum comentário:

Postar um comentário