Mateus 19:14 "Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus. “
"Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os
estorveis de vir a mim;"
Jesus estava recebendo as crianças dos pais com bondade. Quando percebeu que seus discípulos estavam os impedindo disse a eles: “Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim”. Os repreendedores foram repreendidos. Marcos escreveu que o Senhor indignou-se com eles (Marcos 10:14). A julgar por essa atitude, o povo bem poderia ter concluído ser Jesus alguém insociável. A ação dos discípulos mostrou-se contrária à doutrina e à prática de Cristo.
As crianças são amadas por Cristo. Elas possuem a humildade que Ele espera que os adultos obtenham. Deus. Toda criança tem condição de adorar ao Senhor perfeitamente. Quando Jesus esteve no Templo curando cegos e coxos os principais sacerdotes e escribas se incomodaram com as crianças que clamavam: "Hosana ao Filho de Davi" (Mateus 21:15). A resposta de Jesus a estes foi citar o Salmo 8.2: "nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?" (Mateus 21:16).
"... porque dos tais é o reino dos céus. “
Jesus acrescentou que dos tais [dos pequeninos] é o reino dos céus. Em outras palavras, os céus estarão cheios daqueles que possuem a atitude confiante e humilde das criancinhas.
Este versículo não valida o batismo infantil; de fato, ele o elimina. Jesus não batizou criancinhas; Ele simplesmente impôs as mãos sobre elas e as abençoou. A doutrina do batismo infantil não é mencionada aqui nem em outro trecho do Novo Testamento. Não encontramos nenhum exemplo dessa prática nas Escrituras. As razões são claras: bebês e crianças não cometem pecado, e o batismo é “para remissão de pecados” (Atos 2:38). As crianças são incapazes de ter fé, arrepender-se e confessar, atos que são pré-requisitos para o ba tismo (Marcos 16:16; Atos 2:38; 8:36–38; Romanos 10:9, 10).
A prática do batismo infantil data do terceiro século d.C. Ferguson concluiu que o batismo infantil foi criado para dar segurança aos pais num tempo em que a mortalidade infantil era excessivamente elevada. Sabendo que seus filhos poderiam não ter muito tempo de vida, os pais queriam ter certeza de que os pequenos faziam parte do reino de Deus, por isso mandavam batizá-los . Todavia, Deus não autorizou esse tipo de certificação na Sua Palavra. Devemos entregar o cuidado por nossos filhos à Sua amável fidelidade: “porque dos tais é o reino dos céus”.
Tais palavras significam que as crianças que morrem antes da idade da razão, beneficiam-se automaticamente da obra expiadora de Cristo.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
12/10/2025
FONTES:
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201209_03.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário