sexta-feira, 10 de outubro de 2025

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 10 DE OUTUBRO DE 2025 (1 Timóteo 2.8)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
10 DE OUTUBRO DE 2025
ORAÇÃO COM MÃOS LEVANTADAS

1 Timóteo 2.8 “Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.”

 

“Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar,”

O assunto do culto público, que Paulo tinha começado a abordar na primeira metade desse capítulo, é retomado por ele nesta segunda parte. Mas agora ele passa do alvo das orações da igreja local para os papéis que os homens e as mulheres devem desempenhar, bem como para como devem se comportar quando a igreja se reúne em culto.

Paulo começa de modo cortês, porém firme, ”Quero, pois” empregando o verbo (Gr. boulomai) que no judaísmo helenístico transmite uma nota de mandamento autoritativo. Sua primeira regra é que os homens orem em todo lugar. A palavra específica “homens” (Gr.aner) é sem dúvida usada com referência ao gênero masculino (não se tratando de um termo genérico, como anthropos). Aner é definido por Thayer como referindo-se ao sexo, distinguindo homem de mulher. Segundo ele o termo pode também ser usado para “distinguir um adulto de um menino (Mateus 14:21; 15:38).

O fator chave sobre as mulheres “dirigirem orações” é o mesmo quanto a elas servirem como evangelistas ou presbíteros. Na sinagoga judaica somente os homens tinham licença de recitar as orações; a ênfase dada ao sexo masculino sugere que esta convenção talvez estivesse se rompendo em Éfeso como também em Corinto, muito tempo antes (1 Coríntios 14:34,35).

As Escrituras ensinam que um grupo de mulheres podem sim se reunir para prestar culto e estudar (Atos 16:13–15). As mulheres em Cristo certamente podem orar (Atos 12:5, 12; 21:5; 1 Coríntios 11:5; Lucas 2:36–38). Afinal elas possuem o mesmo Mediador que os homens têm (1 Timóteo 2:5). Paulo está aqui interessado em instruir os homens, e não em impor uma regra sobre a vida de oração das mulheres.

As orações devem ser proferidas em todo lugar, onde for pregado o evangelho: “Mas desde o nascente do sol até ao poente é grande entre os gentios o meu nome; e em todo o lugar se oferecerá ao meu nome incenso, e uma oferta pura; porque o meu nome é grande entre os gentios, diz o Senhor dos Exércitos” (Malaquias 1:11).

 

“... levantando mãos santas, sem ira nem contenda.”

A maior preocupação de Paulo era o caráter e o procedimento dos homens ao orar. Como a Igreja primitiva adotou a atitude judia para orar. Pois, os judeus oravam de pé, com as mãos abertas com as palmas para cima. Mais tarde Tertuliano diria que essa atitude para orar representava a postura de Jesus na cruz.

Paulo pediu que os homens levantem “mãos santas”. A referência a “mãos santas” nos faz lembrar do Salmo 24, no qual aquele que deseja subir ao monte do Senhor e permanecer no seu santo lugar tem de ser “limpo de mãos e puro de coração”. Lembrando que as mãos apenas representariam exteriormente um coração sincero.

Paulo não estava enfatizando aqui uma postura para se orar mais do que enfatizou o beijo como um gesto de saudação em Romanos 16:16. O que ele queria enfatizar é que nossas orações, saudações e vidas sejam santas!

Se, por um lado a oração deve ser “com mãos santas”, por outro lado, há duas coisas “sem” as quais deve se fazer uma oração. Quem ora a Deus não pode ter o coração cheio de ira e de contenda.

O crente “pode” irar-se, mas não tem o direito de pecar por estar irado. “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira” (Efésios 4.26). Costumam os dizer que o cristão só pode ficar irado, com razão, até o fim da tarde, até o pôr do sol. Não deve guardar ira, mágoa ou ressentimento em seu coração. Se o fizer, sua oração não será ouvida. A “ira” é um a das “obras da carne” (Gálatas 5.20).

Quanto à contenda, é atitude mental que não condiz com o servo de Deus: “E ao servo do Senhor não convém contender,...” (2 Timóteo 2:24). É coisa de homem perverso (Provérbios 16.28); o tolo é o que se mete em contenda (Provérbio 18.6); a contenda separa os melhores amigos (Atos 15.39). Deus não se agrada de pessoas que vivem provocando contendas ou se entremetendo nelas. A Didachê, que é o manual de culto público cristão mais antigo, e que data de cerca do ano 100 d.C, diz: "Que ninguém que tenha contenda com seu semelhante se achegue a nós, até que não se tenham reconciliado." O rancor no coração do homem é uma erva maligna”.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
06/10/2025

FONTES:

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

RENOVATO, Elinaldo. As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.

BARCLAY, William. The First Letter to Timothy Tradução: Carlos Biagini

STOTT, John R.W. A mensagem de 1 Timóteo e Tito: a vida da Igreja local: a doutrina e o dever; tradução Milton Azevedo Andrade. — São Paulo : ABU Editora, 2004.

KELLY, John N. D. I e II Timóteo e Tito: introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova e Editora Mundo Cristão, 1983.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200311_05.pdf

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário