Daniel 7:15 “Quanto a mim, Daniel, o meu espírito foi abatido dentro do corpo, e as visões da minha cabeça me perturbaram.”
“Quanto a mim, Daniel, o meu espírito foi abatido dentro do corpo,”
O presente versículo põe em foco a constituição tríplice do homem, isto é corpo, alma e espírito. O “espírito dentro em mim'' pode aludir a uma entidade separada (imaterial), que é a alma, ou então a palavra "espírito'' pode significar apenas “mente", a faculdade do raciocínio em contraste com o corpo material.
Daniel ficou agitado e perturbado diante do sonho que tivera, e desejou muito saber o que aquilo significava. Assim como os reis pagãos que também tiveram sonhos perturbadores: “E aconteceu que pela manhã o seu espírito perturbou-se, e enviou e chamou todos os adivinhadores do Egito, e todos os seus sábios; e Faraó contou-lhes os seus sonhos, mas ninguém havia que os interpretasse a Faraó” (Gênesis 41:8); “E no segundo ano do reinado de Nabucodonosor, Nabucodonosor teve sonhos; e o seu espírito se perturbou, e passou-se-lhe o sono” (Daniel 2:1).
Daniel após esse sonho não teve descanso e ficou mexendo-se para cá e para lá na cama, durante a noite, pensando em todas as poderosas coisas que vira e não entendera.
“... e as visões da minha cabeça me perturbaram.”
Embora lhe tenha sido dada percepção imediata do que significavam as visões do rei, quanto à sua própria visão ele não recebeu resposta imediata. Em ocasião posterior o profeta precisou invocar o anjo (Gabriel?) para interpretar-lhe uma visão: ”E aconteceu que, havendo eu, Daniel, tido a visão, procurei o significado, e eis que se apresentou diante de mim como que uma semelhança de homem” (Daniel 8:15).
Portanto, aprendemos aqui que até os homens mais espirituais passam por seus momentos de ignorância e ansiedade, pelo que não nos admiremos ter de atravessar tempos de indecisão e trevas relativas também.
O custo, em termos pessoais, de se receber revelações divinas nunca é subestimado no Antigo Testamento: Jeremias 4:19 “Ah, entranhas minhas, entranhas minhas! Estou com dores no meu coração! O meu coração se agita em mim. Não posso me calar; porque tu, ó minha alma, ouviste o som da trombeta e o alarido da guerra”; “Então o Espírito me levantou, e me levou; e eu me fui amargurado, na indignação do meu espírito; porém a mão do Senhor era forte sobre mim” (Ezequiel 3:14).
E o livro de Daniel insiste aqui e nos capítulos subseqüentes (Daniel 8:27; 10:1, 10, 11, 15, 18) na ansiedade e nos distúrbios psicológicos envolvidos no receber, da própria mão de Deus, compreensão do curso futuro da história. “as visões da minha cabeça me perturbaram”.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
30/09/2025
FONTES:
QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2001.
BALDWIN, Joyce G. Daniel – Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1983.
Nenhum comentário:
Postar um comentário