Romanos 15:12 “Outra vez diz Isaías: Uma raiz em Jessé haverá, e naquele que se levantar para reger os gentios, os gentios esperarão. ”
“Outra vez diz Isaías: ”
Paulo via as Escrituras como o fim de toda a discussão. Os judeus organizaram as Escrituras em três divisões: a Lei (o Tora), os Profetas e os Escritos. Essa citação de Paulo foi dos Profetas (Isaias 11) e antes dessa duas foram dos Escritos (Salmo 18.50; Salmo 117.1) e uma da Tora (Deuteronômio 32.43). Ao usar essa variedade de fontes, o apóstolo enfatizou que todas as Escrituras confirmam a aceitação divina tanto de judeus como de gentios. Os cristãos judeus deveriam, portanto, aceitar os cristãos gentios, e vice-versa.
William Barclay explica que o argumento de Paulo é que podem existir muitas diferenças na igreja, mas há um só Cristo, e o laço de unidade entre os crentes na igreja é a sua comum lealdade a ele. A obra de Cristo foi a mesma para judeus e gentios. Paulo está convencido de que, assim como Jesus Cristo veio a este mundo para salvar tanto judeus como gentios, a igreja deve acolher a todos os irmãos, a despeito de suas diferenças.
“Uma raiz em Jessé haverá, ”
A “raiz de Jessé” diz respeito ao Messias que não só descende Jessé, pai de Davi, mas que é a real fonte da linhagem davídica (Salmo 110.1). Jessé teve oito filhos, e duas filhas (1 Samuel 17.12). Jessé viveu em Belém, e obtinha seu sustento do pastoreio de ovelhas e da criação de cabras.
A posição humilde de sua família é aludida pelo epíteto injurioso “filho de Jessé” dado a Davi por aqueles que não gostavam dele (1 Samuel 20.27,30; 22.7; 25.10; 2 Samuel 20.1). As expressões “brotará um rebento do tronco de Jessé” e “raiz de Jessé” aqui e em Isaías 11.1, indicam o passado insignificante e humilde da linhagem real de Davi, posteriormente tomaram-se símbolos de messianismo.
Davi “filho de Jessé” quer dizer “Amado”. Dessa forma, quando a voz do Pai vinda do céu identificou a Jesus como o seu “Filho amado” (Mateus 3.17), Ele estava insinuando que Jesus é o seu segundo Davi, o cumprimento do que Davi representava. Isaías já tinha profetizado que o Filho reinaria no trono de Davi (Isaías 9.7). Agora ele deixa claro que o Filho seria também um descendente de Davi.
“... e naquele que se levantar para reger os gentios, os gentios esperarão. ”
Isaías 11.10 diz que a raiz de Jessé se levantará como um estandarte ou bandeira quer dizer que Ele será a garantia de vitória e aquele ao redor de quem as nações se reunirão. “Pendão” (“bandeira”, NVI, KJV; “estandarte”, ARA) é a mesma palavra usada no nome de Deus em Exodo 17 .15: “O SENHOR é a minha Bandeira”. Esta é outra indicação do Velho Testamento de que o Rei messiânico não será um homem comum, mas será um ser divino.
A obra de Cristo foi a mesma para judeus e gentios. Ele nasceu judeu, esteve sujeito à lei judia; veio ao mundo como membro da raça judia. Fez com que se cumprissem todas as grandes promessas que tinham sido feitas aos pais da raça judia, e que a salvação viesse primeiro aos judeus. Mas veio não somente para os judeus, mas também para os gentios. Isaías profetizou que os gentios também iriam esperar e crer no messias.
Como Cristo reinaria sobre judeus e gentios, eles deveriam se aceitar mutuamente como membros da família de Deus: “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto; Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito” (Efésios 2:14-18).
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
25/08/2025
FONTES:
GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/Po_lessons/Po_200905_07.pdf
Lopes, Hernandes dias. Romanos: o evangelho segundo Paulo. São Paulo, SP: Hagnos 2010.
Comentário do Novo Testamento: Aplicação Pessoal. Tradução: Degmar Ribas. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
BARCLAY, William. The Letter to the Romans - Tradução: Carlos Biagini
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