segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Isaías 11:10

Isaías 11:10 “E acontecerá naquele dia que a raiz de Jessé, a qual estará posta por estandarte dos povos, será buscada pelos gentios; e o lugar do seu repouso será glorioso.”

 

“E acontecerá naquele dia que a raiz de Jessé, a qual estará posta por estandarte dos povos,“

Esse “Dia” diz respeito ao Reino de Cristo implantado no mundo, o Reino Milenial. Quando enfim os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos (Mateus 5.6). O dia em que o ”Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre” (Daniel 2:44). O dia que se cumprirá a oração do Pai nosso: “Venha o teu Reino” (Mateus 6.10).

A “raiz de Jessé” diz respeito ao Messias que não só descende Jessé, pai de Davi, mas que é a real fonte da linhagem davídica (Salmo 110.1). Jessé teve oito filhos, e duas filhas (1 Samuel 17.12). Jessé viveu em Belém, e obtinha seu sustento do pastoreio de ovelhas e da criação de cabras. A posição humilde de sua família é aludida pelo epíteto injurioso “filho de Jessé” dado a Davi por aqueles que não gostavam dele (1 Samuel 20.27,30; 22.7; 25.10; 2 Samuel 20.1). As expressões “brotará um rebento do tronco de Jessé” e “raiz de Jessé” aqui e em Isaías 11.1, indicam o passado insignificante e humilde da linhagem real de Davi, posteriormente tomaram-se símbolos de messianismo.

Davi quer dizer “Amado”. Dessa forma, quando a voz do Pai vinda do céu identificou a Jesus como o seu “Filho amado” (Mateus 3.17), Ele estava insinuando que Jesus é o seu segundo Davi, o cumprimento do que Davi representava. Isaías já tinha profetizado que o Filho reinaria no trono de Davi (Isaías 9.7). Agora ele deixa claro que o Filho seria também um descendente de Davi.

Ele se levantará como um estandarte ou bandeira quer dizer que Ele será a garantia de vitória e aquele ao redor de quem as nações se reunirão. “Pendão” (“bandeira”, NVI, KJV; “estandarte”, ARA) é a mesma palavra usada no nome de Deus em Exodo 17 .15: “O SENHOR é a minha Bandeira”. Esta é outra indicação do Velho Testamento de que o Rei messiânico não será um homem comum, mas será um ser divino.

 

 “... será buscada pelos gentios; e o lugar do seu repouso será glorioso.”

Quando a casa de Davi tiver recuperado a sua glória na pessoa do Messias, as nações buscarão o favor e a orientação dEle. O seu lugar de descanso, a sua casa, a Sião milenial, será gloriosa. Israel ocupará posição especial dentro do reino de Deus por causa do pacto abraâmico (Gênesis 15.18-21; 17.7,8; 22.17,18), do pacto davídico (2 Samuel 7.16) e do Novo Pacto (Jeremias 31.33,34). Mas os habitantes de outras nações também se beneficiarão com o reino de Deus.

O próprio Jesus deixou claro o ponto de que muita gente de fora de Israel fará parte do reino de Deus (Lucas 13.29). Deus prometeu a Abraão que, através de sua linhagem, todos os povos da terra seriam abençoados (Gênesis 12.3). Esse ensino dispensacional de que Israel tem um lugar especial dentro do programa de Deus, por causa das promessas divinas feitas a Abraão, não exclui os gentios de também terem um lugar especial.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
25/08/2025 

FONTES:

GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2001.

HORTON, Stanley. Isaías - O profeta messiânico. Rio de Janeiro: CPAD, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário