quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Atos 8:1

Atos 8:1 “E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judeia e de Samaria, exceto os apóstolos.”

 

“E também Saulo consentiu na morte dele.

Com a morte de Estevão um vento forte de perseguição soprou sobre a igreja. Mas a perseguição é como o vento em relação à semente: apenas a espalha.  Do ponto de vista humano, aquele foi um dia tenebroso para os crentes, mas do ponto de vista de Deus foi o começo de uma grande revolução espiritual, quando a igreja alargou suas fronteiras em direção aos confins da terra.

Estevão é considerado o primeiro mártir do cristianismo e Saulo tem uma participação crucial na sua morte. Ele teve culpa, pois era uma autoridade do Sinédrio e tinha o poder de impedir aquele massacre.  A bíblia diz que foi ele guardou as vestes dos que apedrejaram Estevão (Atos 7.58) e consentiu assim na sua morte. Ao sublinhar o nome de Saulo, o escritor Lucas prepara os leitores para a maravilha da sua posterior transformação (Atos 9:1-31).

 

“E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém;”

Após o martírio de Estevão: “fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém”. A comissão, todavia foi cumprida através da perseguição. A perseguição não é um acidente de percurso, mas uma agenda. Mesmo quando a igreja é perseguida, Deus continua no controle. A perseguição nunca destruiu a igreja; ao contrário, alargou suas fronteiras. Uma igreja que se espalha para além de sua zona de conforto impacta o mundo.

Bengel afirmou que o vento aumenta a chama. Assim como a perseguição não labora contra a igreja, mas a seu favor. Deus transforma o agente da perseguição em parceiro da missão. Para Marshall, a dispersão levou ao mais significativo avanço na missão da igreja. Pode-se dizer que a perseguição foi necessária para levá-los a cumprir o mandamento dado em Atos 1.8: “e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra.”

 

“... e todos foram dispersos pelas terras da Judeia e de Samaria,”

A perseguição acarretou grande dispersão. Esta primeira dispersão dos cristãos teve lugar "nas terras de Judéia e Samaria". Acerca das igrejas na Judéia, temos algumas notícias em Atos 9:32-42, onde lemos a respeito das visitas de Pedro aos cristãos de Lida, Jope e da região de Sarona, terras estas que se encontravam entre Judéia e Samaria. Aqui o foco que se segue é do testemunho da obra de Filipe em Samaria, a conversão de Simão, o mago, e a chegada posterior de Pedro e João em Samaria.

Calvino diz corretamente que, pela maravilhosa providência de Deus, a dispersão dos fiéis levou muitos à unidade da fé. Assim, o Senhor trouxe luz das trevas e vida da morte.

 

“... exceto os apóstolos.”

Não sabemos por que os apóstolos não foram dispersos como os outros cristãos. Talvez Saulo e seus capangas tenham deixado os apóstolos em paz, temendo seu poder e presumindo que não constituiriam uma ameaça, se não tivessem seguidores.

Talvez os apóstolos preferiram ficar em Jerusalém, independentemente do risco — para ministrar a quaisquer cristãos que tivessem escapado de Saulo , e para ministrar aos encarcerados. Calvino de que os apóstolos não fugiram de Jerusalém, porque é dever de um bom pastor dar a própria vida em defesa das ovelhas quando elas são atacadas por um lobo.

Justo Gonzales escreveu que os membros do concílio e o sumo sacerdote nessa ocasião se preocupavam mais pelos cristãos "gregos" do que pelos "hebreus". É posteriormente, no capítulo doze de Atos, que a perseguição desaba contra os apóstolos.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
13/08/2025 

FONTES:

GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

MARSHALL, Howard. Atos - Introdução e Comentário. Vida Nova/Mundo Cristão. 1991.

Lopes, Hernandes Dias Atos: a ação do Espírito Santo na vida da igreja. São Paulo: Hagnos, 2012.

GONZALES, Justo. História ilustrada do cristianismo vol I- A era dos mártires até A era dos sonhos frustrados. São Paulo: Vida Nova, 2019.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200111_05.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário