domingo, 6 de julho de 2025

Salmo 2.1

 

Salmo 2.1 “Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs?”

 

Essas palavras referem-se ao período de confusão que geralmente ocorria no intervalo entre dois reinados. As nações circunvizinhas viam isto como uma oportunidade para invadira terra. Os filisteus chegaram a invadir Israel quando Davi foi coroado rei. Mas qualquer ataque ao ungido de Deus era na verdade contra o próprio Deus — e qualquer um que desafiasse a Deus estava fadado a fracassar!

Werner de Boor diz com toda razão que os planos dos inimigos não apenas fracassaram, mas sua execução bem-sucedida somente foi capaz de realizar aquilo que a tua mão e o teu propósito predeterminaram que aconteça.

O pensamento implícito desta frase é conforme Marshall, “que é fútil para os homens urdir tramas contra o Deus que não somente criou o universo inteiro como também previu estas coisas vãs.”

Na Espanha, foram erigidas duas colunas monumentais nas quais estava escrito: (1) “Diocleciano Joviano Maximiano Hércules César Augusto, por ter ampliado o império romano para o oriente e para o ocidente, e por ter extinguido o nome dos cristãos que levaram a República à ruína”. (2) “Diocleciano Joviano Maximiano Hércules César Augusto, por ter adotado Galério no oriente, por ter abolido a superstição de Cristo em todos lugares, por ter estendido a adoração dos deuses”.

Certo escritor moderno observou com elegância: “Temos aqui um monumento levantado pelo paganismo em cima da sepultura do seu inimigo derrotado. Mas nisto, ‘os povos imaginam coisas vãs’. Longe de estar morto, o cristianismo estava na véspera do triunfo final e permanente, e a pedra fechava um sepulcro vazio. Nem na Espanha, nem em outro lugar, podemos identificar o lugar do sepultamento do cristianismo. Não existe, pois, aquele que vive não tem sepultura”.

Esse salmo foi reconhecido como messiânico no primeiro século a.C. Ele havia predito a oposição do mundo ao seu Cristo, com gentios enfurecidos, povos imaginando coisas vãs, reis se levantando e autoridades ajuntando-se contra o Ungido do Senhor: “Tu falaste pelo Espírito Santo, pela boca de nosso pai Davi, teu servo: 'Por que as nações se enfureceram, e os povos imaginaram coisas vãs? Os reis da terra se levantaram, e os governantes se reuniram juntos contra o Senhor e contra o seu Ungido” (Atos 4:25-26).

Na hora da aflição, a igreja primitiva buscou a Palavra de Deus e descobriu que eles não estavam nas mãos do acaso ou das autoridades judaicas e romanas, mas nas mãos do Todo-poderoso, que governa a história.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
06/07/2025 

FONTES:

GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

MARSHALL, Howard. Atos - Introdução e Comentário. Vida Nova/Mundo Cristão. 1991.

Lopes, Hernandes Dias Atos: a ação do Espírito Santo na vida da igreja. São Paulo: Hagnos, 2012.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200110_05.pdf

SPURGEON, Charles. Os Tesouros de Davi – Volume I. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário