Romanos 8:11 “E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.”
“E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós,”
O destino final de nosso corpo não é a morte, mas a ressurreição. Nossos corpos ainda não foram redimidos, mas o serão, e nós aguardamos com ansiedade este evento. Paulo escreveu que “aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória” (Filipenses 3:20b,21a).
Mas como podemos estar tão certos dele? É por causa da natureza do Espírito que habita em nós. Ele não é apenas "o Espírito de vida", mas é também o Espírito de ressurreição. Pois ele é o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos. Ou seja, sabendo que o Espírito desse Deus habita em nós, esse mesmo Espírito que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal.
“... aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.”
Conseqüentemente o Deus cujo Espírito ele é, a saber, aquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, também dará vida a nossos corpos mortais, e isso ele fará por meio do seu Espírito que já habita em nós. John R. W. Stott comentou que “ressurreição implica transformação; significa que os nossos corpos se reerguerão e serão transformados em um novo e glorioso veículo de nossa personalidade, libertados de toda fragilidade, doença, dor, decomposição e morte”.
Paulo disse que Deus vivificará nossos corpos mortais, “vivificar” significa mais do que simplesmente ser ressurreto dos mortos. Os corpos tanto dos bons como dos maus sairão dos túmulos na segunda vinda de Cristo (João 5:28, 29). Em Romanos 8:11 “vivificar” refere-se a dar “vida” em sua plenitude: estar na presença de Deus. Os fiéis ganharão corpos que poderão comparecer diante de Deus — corpos que podem e irão, viver na gloriosa presença divina para sempre. Nossos “corpos mortais” serão então “imortalizados”.
Como se pode ver, Paulo alude sem o menor constrangimento às três pessoas da Trindade: o Pai que ressuscita, o Filho ressuscitado e o Espírito da ressurreição. E tem mais: a ressurreição de Cristo é o penhor e o padrão da nossa ressurreição. O mesmo Espírito que o ressuscitou haverá de nos ressuscitar. O mesmo Espírito que dá vida ao nosso espírito também haverá de dar vida a nossos corpos.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
08/07/2025
FONTES:
GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
STOTT, John. A mensagem de Romanos. ABU Editora, 2000.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/Po_lessons/Po_200901_08.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário