sexta-feira, 6 de junho de 2025

João 20.8

 

João 20.8 “Então entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu. “

 

“Então entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, ”

Simão Pedro e esse outro discípulo haviam corrido ao sepulcro de Jesus após Maria Madalena dizer que levaram o corpo de Jesus (v.1). O fato de o testemunho dela não receber tanto destaque (como o de Pedro) na pregação primitiva, está ligado à pouca importância que a palavra de uma mulher tinha em público, então eles correram para conferir do que se tratava.

Esse outro discípulo chegou primeiro do que Pedro ao sepulcro, mas por provavelmente ser mais novo do que Simão Pedro não entrou diretamente, mas esperou que Pedro entrasse. Acredita-se que esse discípulo é o próprio escritor desse evangelho, João, pois nunca se referia a si diretamente. Ele costumava-se se identificar como o discípulo a quem Jesus amava.

 
“... e viu, e creu. “

Quando esse discípulo viu no chão os lençóis que enrolaram Jesus e o lenço enrolado num lugar a parte creu. A palavra traduzida por “lenço” (soudarion) é um estrangeirismo procedente do latim (sudarium) e identifica uma peça de pano usada normalmente para enxugar o suor (Lucas 19.20, Atos 19.12).

Ele creu porque ele usou seu olho da fé e conseguir ver mais longe do que Pedro vira. Em bora fosse Pedro o primeiro a entrar no sepulcro, foi João o primeiro a realmente crer. Enquanto Pedro pensava sobre o que significaria aquilo, raiou em João a fé na ressurreição, assim como foi ele o primeiro a reconhecer o Cristo ressurreto na praia do mar da Galileia.

Em termos gerais, é verdade que “os primeiros cristãos creram na ressurreição de Cristo não por não encontrarem seu corpo morto, mas porque acharam um Cristo vivo”. Mas houve uma exceção; o discípulo amado creu em sua ressurreição antes de vê-lo novamente vivo - na verdade não porque visse o túmulo vazio mas porque a posição dos lençóis repentinamente esclareceu-lhe a verdade.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
6/6/2025

FONTES:

CABRAL, Elienai. E o Verbo se fez Carne – Jesus sob o olhar do apóstolo do amor. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

BRUCE, F. F. João introdução e comentário. São Paulo: Mundo Cristão, 1987.

PEARLMAN, Myer. João o Evangelho do Filho de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário