Atos 1.14 “Todos estes perseveravam
unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com
seus irmãos. “
“Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, “
O verbo traduzido por perseveravam significa estar "ocupado" ou ser "persistente" em toda atividade. Lucas o emprega mais tarde em relação aos novos convertidos que "perseveraram na doutrina dos apóstolos" (2:42) e aos apóstolos que resolveram dar prioridade à oração e à pregação (6:4). Aqui ele o emprega em relação à perseverança na oração, como Paulo o faz diversas vezes.
A palavra para "unanimemente" é uma das palavras preferidas de Lucas, ele emprega dez vezes e que ocorre apenas uma vez em todo o resto do Novo Testamento. Essa "unanimidade" era mais do que uma atividade conjunta, envolvendo uma concordância pelo que estavam orando. Eles oravam com uma mente ou um propósito: “Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa“ (Filipenses 2:2).
Os perseveravam unanimemente em oração e súplicas eram os onze apóstolos: “Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago” (v.13). A exceção é somente de Judas Iscariotes que havia se matado após trair Jesus: “Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse” (João 17:12).
“... com as mulheres, e Maria mãe de Jesus,
e com seus irmãos. “
Os apóstolos não perseveram sozinhos, mas estavam acompanhados com as mulheres. Muitas mulheres estiveram envolvidas com o ministério terreno de Jesus, algumas o serviam com suas fazendas: “E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele,E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens” (Lucas 8:1-3). Além dessas podemos citar também: Salomé e Maria, mãe de Tiago que havia testemunhado o túmulo vazio (Marcos 16.1).
Mais proeminente entre as mulheres Lucas destaca Maria mãe de Jesus, cujo papel singular no nascimento de Jesus ele descreveu com detalhes nos dois primeiros capítulos do seu Evangelho. João destaca sobre ela o fato dela induzir o primeiro milagre de Cristo nas bodas de Caná da Galiléia e a destaca na cruz por Jesus passar a ele próprio a responsabilidade de cuidar dela depois de sua morte: “E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa” (João 19:27).
E por fim os irmãos de Jesus. Eles eram pelo menos 4 homens e duas mulheres: “Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs?” (Mateus 13:55,56). Eles não haviam crido em Cristo durante o seu ministério: “Pois nem seus irmãos criam nele” (João 7:5),
Mas agora, talvez devido a uma aparição particular a um deles, Tiago, após a ressurreição estão alistados entre os crentes. Tiago se tornaria posteriormente Bispo da igreja em Jerusalém. Segundo Paulo, Tiago era uma das colunas da Igreja, junto com Pedro e João (Gálatas 2.9).
O autor da Epístola Universal de Judas é identificado como o irmão de Tiago, identificado como o Tiago, bispo de Jerusalém. Assim, o Judas autor da epístola seria o mesmo mencionado em Mateus como irmão do Senhor. A família de Jesus, portanto, estava entre aqueles que passaram a fazer parte da igreja.
16/06/2025
FONTES:
GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
STOTT, John. A Mensagem de Atos - Até os confins da terra. São Paulo: ABU, 1994.
Nenhum comentário:
Postar um comentário