LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
9 DE ABRIL DE 2025
QUEM NASCEU DE NOVO DEMONSTRA AMOR PELO PRÓXIMO
1 João 4.7 "Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus."
"Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus;"
João expôs muitas verdades neste trecho, todas
ligadas ao fato de que Deus é amor e a fonte do
amor. O apóstolo começou com o vocativo “amados” e fez um contraste sobre quem é nascido de Deus e quem não conhece a Deus: “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” (4:7, 8).
Uma das razões porque os cristãos precisam amar uns aos outros é a natureza de Deus. Deus é amor, e isso demanda amor. João apresenta essa verdade duas formas dizendo que o amor vem de Deus e que Deus é amor. A primeira indica que Deus é a fonte de todo amor. Isso é fato, tanto que aquele que ama precisa amar com aquele amor que vem de Deus, e assim precisa nascer dele. Se não ama não conhece a Deus, ou seja, não tem um relacionamento verdadeiro com Deus.
A segunda forma da declaração de João é que Deus é amor. Essa é mais profunda do que anterior, pois refere-se o amor não apenas como o dom ou um atributo de Deus, mas, num sentido mais profundo, a própria natureza de Deus. Isso deve ser visto juntamente com as outras outras declarações inequívocas de João que nos falam que 'Deus é espírito" e que "Deus é luz".
" .. e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus."
O verdadeiro teste do nosso amor por Deus é
como amamos os outros. Isso evidencia se realmente nascemos dele e que o conhecemos. Se amamos uns aos outros, o amor de Deus se completa em nós. Não é à toa que, segundo Jesus, o segundo maior mandamento é amar ao próximo como a nós mesmos (Marcos 12:31). O mandamento de Jesus é para amarmos uns aos outros como discípulos dele assim como ele nos ama, ou seja, com um amor que jamais acaba. Jesus os amou até o fim.
Deus manifestou o seu amor entre nós enviando o seu Filho unigênito ao mundo para vivermos por meio dele. O amor não começou com a nossa iniciativa de amar a Deus, e sim com Deus nos amando e enviando o seu Filho como sacrifício expiatório por nossos pecados. Da mesma maneira devemos nos propor a amar os nossos irmãos.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
9/4/2025
HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry – Atos a Apocalipse. Rio de Janeiro CPAD, 2008.
BOICE, J. M. As Epístolas de João. RJ: CPAD, 2006
Nenhum comentário:
Postar um comentário