TEXTO ÁUREO
“Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. ” (Salmo 91.11)
“Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, ”
Ele não apenas ordena ao Seu anjo, mas aos Seus anjos; não apenas um anjo encarregado da segurança do Seu povo, mas muitos anjos; para sua melhor proteção e segurança. Não um anjo da guarda, como alguns sonham ternamente, mas a todos os anjos. Eles são os guarda-costas “enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação” (Hebreus 1.14), e receberam comissão, do seu Senhor para vigiar cuidadosamente todos os interesses dos fiéis.
Quando os homens recebem uma incumbência, eles ficam duplamente cuidadosos, e por isto os anjos são representados como incumbidos, pelo próprio Deus, a garantir que os eleitos estejam protegidos. E podemos ter certeza de que, quando eles são especialmente incumbidos pelo próprio Senhor, eles realizarão cuidadosamente a tarefa que lhes foi imposta.
Uma ordem é um mandamento estrito, mais do que um mandamento limitado; como quando você deseja que um servo realize uma tarefa, corretamente e plenamente, você lhe ordena, Eu lhe ordeno que não negligencie este assunto; você não se limita a dizer o que ele precisa fazer, nem lhe prescreve o seu trabalho, mas você lhe ordena que o faça. Assim diz o Senhor aos anjos: Meus servos, ou filhos, estão agora em meio a pragas e pestilências, ó meus anjos, Eu ordeno que vocês não se afastem das suas casas, Eu ordeno, não se afastem do leito deles; é uma ordem.
Foi um aspecto característico do diabo, entender esta promessa como convite à arrogância (Mateus 4:6). Foi típico de Deus, Pai e Filho, que a assistência angelical fosse enviada no caso de necessidade maior: “E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia” (Lucas 22:43), aceita como fortalecimento para o serviço e sacrifício, e recusada para o proveito próprio: “Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? ” (Mateus 26:53).
“... para te guardarem em todos os teus caminhos. ”
Estes “teus caminhos” são os caminhos de Deus, o seu caminho é o caminho ordenado por Deus. Se você estiver fora dos caminhos de Deus, você estará fora do seu próprio caminho. Se você estiver no seu caminho, os anjos protegerão você, até mesmo em tempos de uma praga, e sustentarão você em suas mãos, para que você não tropece em uma pedra; mas se você estiver fora do seu caminho, Deus não garantirá a sua segurança.
Quando Balaão realizava a missão do diabo, um anjo o encontrou e assustou sua jumenta, e a jumenta apertou o pé de Balaão contra a parede. Quando Jonas saiu do seu caminho quando fugiu de Deus; Deus mandou que ele seguisse um caminho, e ele seguiu outro. E então? Os anjos estavam com ele, para sua proteção? O próprio mar não se aquietou, até que ele fosse lançado do navio; em lugar de anjos para protegê-lo, ele teve um grande peixe, que o engoliu.
Satanás está sempre pronto a nos desviar, quando nos esforçamos para fazer o bem; quando desejamos fazer o mal, os anjos estão igualmente prontos para nos impedir. Nós estamos na situação do sumo sacerdote Josué, com Satanás de um lado, e do outro, um anjo: “E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor” (Zacarias 3.1), sem eles, nossos perigos seriam maiores do que a nossa defesa, e não conseguiríamos nos levantar, nem ficar em pé.
Não sabemos dizer a maneira como os anjos irão nos guardar. Seja repelindo demônios, neutralizando planos espirituais, ou até mesmo impedindo as sutis forças físicas das doenças... não sabemos. Quando chegarmos a ver os anjos face a face, ficaremos atônitos ao sabermos quantas vezes mãos invisíveis nos prestaram serviços espirituais aqui na terra, além de nos proteger de muitos perigos de cuja existência não tínhamos a mínima ideia.
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
18/11/2024
FONTES:
RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
PEARLMAN, Myer. Através da Bíblia – Livro por Livro. 26ª Impressão. São Paulo: Editora Vida, 2005.
SPURGEON, Charles. Os Tesouros de Davi – Volume 2. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.
KIDNER, Derek. Salmos 1 - 72 Introdução e Comentário. Derek Kidner. Mundo Cristão. 1981.
Nenhum comentário:
Postar um comentário