domingo, 15 de setembro de 2024

Lição 12: O Banquete de Ester - Denúncia e Livramento - 3 Trimestre de 2024


TEXTO ÁUREO

“Como ribeiros de águas, assim é o coração do rei na mão do Senhor; a tudo quanto quer o inclina.” (Provérbios 21.1)


“Como ribeiros de águas,”

Este capítulo (21) começa com uma ênfase na mão controladora de Deus sobre a vida dos homens. Até mesmo os corações dos homens estão na mão de Deus, e não somente os seus passos, como ele tinha dito: “Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor; como, pois, entenderá o homem o seu caminho?” (Provérbios 20.24).

O coração dos homem pode ser conduzido por Deus assim como um agricultor pode direcionar a água de irrigação para diversos canais. Ribeiros de águas são canais de irrigação, sob o controle do agricultor.

Deus pode modificar as mentes dos homens; Ele pode, por uma poderosa e imperceptível operação em seus espíritos, desviá-los daquilo a que parecem mais decididos, e incliná-los àquilo a que pareciam mais contrários, da mesma maneira como o lavrador, por meio de canais, pode fazer com que a água atravesse as suas terras, da maneira como ele quiser, o que não altera a natureza da água, nem lhe impõe nada, não mais do que a providência de Deus atua sobre a liberdade nativa da Vontade do homem, mas direciona o seu curso, para servir aos seus propósitos.


“... assim é o coração do rei na mão do Senhor; a tudo quanto quer o inclina.”

Até mesmo os corações dos reis estão na mão de Deus, apesar de seus poderes. O rei, nos antigos tempos era mesmo o fiel da balança. Tudo estava na sua mão: dava e tirava como e de quem queria. Nos tempos modernos, felizmente, já não é tanto assim, porque há justiça para discernir os casos, mesmo admitindo-se todas as fraquezas humanas.

Os corações dos reis são insondáveis para nós, e muito mais impossíveis de controlar por nós; da mesma maneira como eles têm seus segredos de estado, também têm grandes prerrogativas de sua coroa; mas o grande Deus os tem, não somente sob os seus olhos, mas na sua mão.

Os reis mais absolutos estão sob o governo de Deus; Ele põe coisas em seus corações: “Porque Deus tem posto em seus corações, que cumpram o seu intento, e tenham uma mesma idéia, e que dêem à besta o seu reino, até que se cumpram as palavras de Deus” (Apocalipse 17.17);

Ciro e Artaxerxes são exemplos de autocratas que, ao seguirem os caminhos escolhidos por eles, inundavam ou fertilizavam o campo de Deus conforme a vontade dEle: “Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá” (Esdras 1.2); “Bendito seja o Senhor Deus de nossos pais, que tal inspirou ao coração do rei, para ornar a casa do Senhor, que está em Jerusalém” (Esdras 7.27).


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
15/9/2024

FONTES:

QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

MESQUITA, Antônio Neves. Estudo no Livro de Provérbios — princípios para uma vida feliz. Rio de Janeiro: JUERP, 1979.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Poéticos. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

KIDNER, Derek. Provérbios Introdução e Comentário – Série Cultura Bíblica. Mundo Cristão

Nenhum comentário:

Postar um comentário