LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
31 DE AGOSTO DE 2024
JESUS, O MESSIAS, SALVARÁ ISRAEL, QUANDO DE SUA CONVERSÃO NACIONAL
Apocalipse 1.7 “Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.”
“Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá,”
Apesar de João estar aproximando-se do fim de sua longa vida, esta esperança ainda acha-se firme nele. A vinda de Jesus, nas nuvens, será o cumprimento de Daniel 7.13: “Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele”. Uma profecia que o próprio Cristo aplicou-se a si mesmo perante o sinédrio: “Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu” (Mateus 26.64).
João olha para o futuro, e vislumbra-nos a “parusia” ou “vinda em glória” que discorrerá com mais detalhes no capítulo 19. isso se dará sete anos após o arrebatamento de sua Igreja da terra (1 Tessalonicenses 4.13-17). Com o pensamento no poder e no domínio de Cristo, o evangelista imediatamente manifesta a esperança da Igreja: "Ele vem com as nuvens".
“... até os mesmos que o traspassaram;”
A primeira de quem o verá são os judeus que através dos romanos foram os responsáveis diretos da crucificação: “E olharão para mim, a quem traspassaram; e o prantearão como quem pranteia por um unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito” (Zacarias 12:10, RC).
A história da passagem de Zacarias é a seguinte. Deus tinha dado a seu povo um bom pastor; mas o povo, em seu extravio, tinha matado a esse bom pastor, pondo em seu lugar pastores egoístas e ímpios. Mas deve chegar o dia em que, pela graça de Deus, o povo chorará e se arrependerá com tristeza, e quererá recuperar o que tinha traspassado, e se lamentará por ele e pelo que a ele fizeram. João toma essa imagem e a aplica a Jesus.
Os homens crucificaram a Jesus, mas chegará o dia quando voltarão a buscá-lo; mas nesse momento Jesus não será um homem preso sobre a cruz, objeto do ódio dos homens, mas sim uma figura real de esplendor e glória a quem foi entregue o domínio universal.
Podemos imaginar a lamentação e o terror que inundarão o coração dos que crucificaram a Jesus ao vê-lo em todo o esplendor de seu poder. Para eles a vinda de Cristo será um momento de terror e ameaça.
“... e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.”
Mas não serão somente os judeus que se lamentarão. Pois, em todos os tempos, aqueles que pecam e desconhecem a Jesus voltam a crucificá-lo. Então, "todos" (nações, povos e tribos)" lamentarse-ão num terrível gemido por causa de sua presença. Contudo, este não é o desejo de Deus. A promessa feita a Abraão era de que este e a sua semente (Jesus) trouxessem a benção sobre todas as famílias da terra.
Mas devido à rejeição do mundo aos planos divinos, Jesus terá de retornar "como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo" (2 Tessalonicenses 1.7).
É claro que a Igreja não estará mais na terra quando Cristo retornar trazendo este julgamento. Nós já estaremos com Ele. São os que não foram arrebatados, por ocasião do rapto, é que hão de se lamentar sobre Ele.
João adiciona aqui uma dupla afirmatica "sim, amém". Deve destacar-se que “nai” é um termo grego, e “amém” é hebraico, e que ambas são expressões que rubricam, em seus respectivos idiomas, toda afirmação solene. Significam "Verdadeiramente assim" ou "Por certo que é assim". Ao usar estas duas expressões, em grego e em hebreu, João ratifica e solenemente reafirma tudo o que vem dizendo.
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
18/8/2024
FONTES:
QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
HORTON, Stanley. Apocalipse – as coisas que brevemente devem acontecer. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.
SILVA, Severino Pedro. Apocalipse – versículo por versículo. Rio de Janeiro: CPAD, 1988.
BARCLAY, John William. The Revelation of John. Traduzido por Carlos Biagini [O NOVO TESTAMENTO Comentado por William Barclay]. Trinity College: Glasgow, Escócia, 1958.

This verse reminds you that Jesus will return, and everyone will see Him. It calls you to stay ready and trust His promise. It gives hope that God will bring justice and make all things right.
ResponderExcluir