quarta-feira, 21 de agosto de 2024

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 21 DE AGOSTO DE 2024 (Êxodo 17.8)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
21 DE AGOSTO DE 2024
HAMÃ PROVAVELMENTE ERA UM AMALEQUITA, UM POVO INIMIGO DE ISRAEL

Êxodo 17.8 “Então veio Amaleque, e pelejou contra Israel em Refidim.”

 

“Então veio Amaleque,”

Em meio a sua peregrinação no deserto. Os hebreus foram surpreendidos por um ataque de Amaleque. Os amalequitas, eram descendentes de Esaú (Genesis 36.12) e foram inimigos constantes de Israel.

Os hebreus não portavam armas, somente ferramentas, eles não eram um exército, mas um aglomerado de famílias com mulheres e crianças. Tendo conhecimento disso resolveram os Amalequitas atacar os Hebreus acreditando que seriam alvos fácies e espólios garantidos.

Talvez eles considerassem Israel uma ameaça a seu território e seu sustento, assim como os edomitas viriam a fazer, mais tarde (Números 20:14–21). Porém, o ataque de Amaleque não é descrito como uma tentativa de defesa de seu território, mas uma tentativa de saquear Israel. Portanto, Deus declarou que Israel “riscaria... a memória de Amaleque”.

Deuteronômio 25.17–19 afirma: “Lembra-te do que te fez Amaleque no caminho, quando saías do Egito; como te veio ao encontro no caminho e te atacou na retaguarda todos os desfalecidos que iam após ti, quando estavas abatido e afadigado; e não temeu a Deus. Quando, pois, o SENHOR, teu Deus, te houver dado sossego de todos os teus inimigos em redor, na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá por herança, para a possuíres, apagarás a memória de Amaleque de debaixo do céu; não te esqueças.”

Posteriormente, Deus através de Samuel ordenou a Saul: “Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos” ( Samuel 15.3).

Saul, todavia não cumpriu cabalmente a ordem de Deus. Pois, um remanescente deles sobreviveram até o tempo de Ezequias: “E feriram o restante dos que escaparam dos amalequitas” (1 Crônicas 4:43), quando foi destruído por um bando de simeonitas na região do Monte Seir.

 

“... e pelejou contra Israel em Refidim.”

Os Amalequitas pelejaram contra Hebreus em Refidim. Refidim ficava nas vizinhanças do Sinai: “Depois toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim pelas suas jornadas, segundo o mandamento do Senhor, e acampou em Refidim; não havia ali água para o povo beber(Êxodo 17:1–3).

Em Refidim os hebreus não encontram água. Tal como antes, eles reclamam, acusando Moisés de levá-los ao deserto para matá-los de sede. Moisés seguiu as ordens de Deus, e fluiu água de dentro da rocha. Moisés mudou o nome do lugar para Massá e Meribá para refletir a atitude conflituosa do povo (Êxodo 17:7).

Moisés encarrega Josué das forças israelitas. Aí, acompanhado de Arão e Hur, Moisés subiu ao topo de um monte em frente ao campo de batalha (17:9, 10). Quando ele mantinha as mãos para o alto, a batalha favorecia Israel; quando ele se cansava e abaixava os braços, Amaleque prevalecia (Êxodo 17:11, 12a). Então Arão e Hur deram a ele uma pedra para se sentar e sustentaram-lhe os braços (17:12b). Israel venceu a batalha (Êxodo 17:13).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
14/8/2024

FONTES:

QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

HARRISON, Everret F; PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1990.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201608_05.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário