domingo, 23 de junho de 2024

Mateus 1.5

 

Mateus 1.5 “E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé;”

 

E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz;”

Salmom ou Salá (Lucas 3.32) era filho de Naassom (v.4). Parece ter lutado na conquista de Canaã sob a liderança de Josué. Na época da conquista, Raabe, uma prostituta de Jericó, escondeu os espias israelitas quando eles certamente seriam pegos e executados: “E Josué, filho de Num, enviou secretamente, de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali (Josué 2:1).

Ela arriscou a própria vida para salvá-los. Quando Jericó foi capturada por Israel, Raabe e sua família foram poupados por causa da fé dela em Deus: “Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias (Hebreus 11:31). Mais tarde, ela se casou com Salmom, um israelita, e eles tiveram um filho a quem chamaram Boaz: “E Salmom gerou a Boaz (Rute 4:20).

 

 “... e Boaz gerou de Rute a Obede;”

Boaz foi um cidadão proeminente de Belém, compadeceu-se de uma parente viúva e pobre chamada Rute. Boaz era parente de Noemi, sogra de Rute, e um homem rico. Ele era um homem íntegro, influente e grande fazendeiro. Seu nome significa “nele há força”. Ele podia cumprir os requisitos legais de casar-se com Rute, no regime do levirato, e suscitar descendência à (Malom) família de Elimeleque. Daí foi que surgiram tanto Davi, o rei, quanto o Rei dos reis, o Messias. Desta forma, Rute entrou tanto na linhagem real quanto na linhagem divina.

Da lista das quatro mulheres, que aparecem antes de Maria (Tamar, Raabe, Rute e Bate-Seba), só Rute foi citada como uma “mulher virtuosa” (Rute 3:11), mesmo sendo da idólatra nação de Moabe: “Nenhum amonita nem moabita entrará na congregação do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do Senhor eternamente (Deuteronômio 23:3).

Rute gerou de Boaz a Obede: “E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi” (Rute 4.17). Obede significa "adorador", "servo" ou "escravo". Costumava ser combinado com os nomes do Deus de Israel ou com os nomes dos deuses pagãos, como em Obadias, Obede-Edom, Abednego e Abdula. 

 

“...e Obede gerou a Jessé;”

Jessé teve oito filhos (dos quais Davi foi o mais novo), e duas filhas (1 Samuel 17.12). As filhas eram de uma outra esposa, e não da mãe de Davi. Jessé viveu em Belém, e obtinha seu sustento do pastoreio de ovelhas e da criação de cabras. Buscou refúgio em Moabe durante o período em que Davi foi obrigado a fugir de Saul (1 Samuel 22.3,4).

A posição humilde de sua família é aludida pelo epíteto injurioso “filho de Jessé” dado a Davi por aqueles que não gostavam dele (1 Samuel 20.27,30; 22.7; 25.10; 2 Samuel 20.1). As expressões “brotará um rebento do tronco de Jessé” e “raiz de Jessé” em Isaías 11.1,10, que indicam o passado insignificante e humilde da linhagem real de Davi, tomaram-se símbolos de messianismo.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
21/6/2024

FONTES:

QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201203_03.pdf

HARRISON, Everret F; PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1990.

LOPES, Hernandes Dias. Rute: Uma perfeita história de amor. São Paulo: Hagnos, 2007.

PFEIFFER, Charles F.; REA, VOS, Howard F.; REA, John.Dicionário Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário