quinta-feira, 23 de maio de 2024

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 23 DE MAIO DE 2024 (2 Samuel 12.1)


LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
23 DE MAIO DE 2024

2 Samuel 12.1 “E o SENHOR enviou Natã a Davi; e, apresentando-se ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.”

 

E o SENHOR enviou Natã a Davi; e, apresentando-se ele a Davi,”

Após cometer o pecado da sua vida. Davi esperou Bate-Seba passar dos dias de Luto por seu marido Urias. O costumeiro período de luto era de sete dias. Não sabemos se as viúvas prolongavam o luto por mais tempo. Imediatamente Davi tomou Bate-Seba por esposa, para que estivesse casada com ele o máximo de tempo possível antes do nascimento da criança. Esperava assim impedir quaisquer suspeitas de relacionamento extraconjugal que poderiam surgir.

O apóstolo Paulo falou daqueles que têm consciência cauterizada (1 Timóteo 4.2), do grego kauteriazo, quer dizer “marcar com ferro em brasa”. Seu aspecto figurativo fala de vidas insensíveis, as quais foram marcadas pelo pecado e já não há mais incômodo algum com aquelas marcas provocadas
pelo fogo. Davi estava com sua consciência morta, adormecida. Há um ano escondia seu duplo pecado, assim, para atiçar outra vez essa consciência morta, foi necessário que o profeta Natã. 

Enquanto em países como o Egito o rei era considerado divino, em Israel ele tinha de se submeter ao Senhor Deus, que o escolhera, e observar todos os mandamentos dados a Israel (Deuteronômio 17.15, 20). Era tarefa do profeta do Senhor encorajar o rei a cumprir essas obrigações e repreendê-lo em nome de Deus caso deixasse de cumpri-las.

Como os atos do rei Davi pareceram mal aos olhos do Senhor e o Senhor envia o Profeta a Davi.

 

“... disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.”

Natã começa sua audiência com o rei, esboçando um caso hipotético que poderia muito bem ter ocorrido num dos tribunais locais. Não há nada que indique tratar-se de uma parábola, e Davi, o juiz supremo, que poderia se manifestar em casos difíceis prestou atenção aos detalhes esboçados pelo profeta em 61 palavras cuidadosamente escolhidas.

O caso diz respeito a dois homens, um rico, outro pobre. Mesmo tão poucas informações despertam o interesse; as desigualdades da vida sempre estão conosco. Davi descobrirá posteriormente que a cidade é Jerusalém. Que ele é o homem rico enquanto Urias é o homem pobre injustiçado. 

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
22/5/2024

FONTES:

HARRISON, Everret F; PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1990.

BALDWIN, Joyce. I e II Samuel – Introdução e comentário. São Paulo: Mundo Cristão, 1997.

GOMES, Osiel. O governo divino em mãos humanas – Liderança do povo de Deus em 1º e 2º Samuel. Rio de Janeiro: CPAD, 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário