quarta-feira, 8 de maio de 2024

1 João 2.15

1 João 2.15 "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele."



"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há."


A palavra grega para mundo é "kosmos". Ela tem três diferentes significados no Novo Testamento. Observe: o mundo físico criado por Deus, o planeta em que vivemos (Mateus 13.35; At 17.24); a humanidade em geral, objeto do amor sacrificial de Deus para salvação (João 3.16) e o sistema dominante que se opõe a Deus (Mateus 16.26; João 14.17; 15.18). Esse versículo diz respeito ao terceiro significado "o sistema dominante que se opõe a Deus".

O mundo é constituído por três tipos de pessoas: as que não conhecem a Deus (1 João 3.1); as que são contrárias à Igreja de Cristo (3.13) e as que são dominadas pelo maligno (1 João 5.19). O cristão não deve tomar a mesma forma das pessoas que fazem parte do mundo (Romanos 12.1,2). O crente é “sal” e “luz” e não pode jamais permitir ser influenciado pelo estilo de vida daqueles que não conhecem a Deus. O mundo usurpa a paixão de quem se deixa levar por ele. 

Por isso, precisamos estar em constante vigilância para que não venhamos a nos acostumar com o estilo de vida daqueles que são contrários à vontade e à ética do Reino de Deus.


"Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele." 

Quanto mais próximo o cristão estiver do sistema deste mundo, mais ele se distanciará da presença de Deus. Jesus, na oração sacerdotal, deixou claro que seus discípulos estavam no mundo (João 17.11), mas eles não eram do mundo, ou seja, não se conformavam com o sistema opressivo dominante dos homens ímpios (João 17.14). Os que se amoldam ao estilo de vida do mundo não tiveram uma experiência real com Jesus Cristo e jamais poderão agradar a Deus. 

O amor ao mundo compromete o nosso amor a Deus, o Pai. A razão pela qual somos intimados a não amar o mundo é que o amor pelo Pai e o amor pelo mundo são mutuamente exclusivos. Werner de Boor diz que é essencialmente impossível amar a Deus e ao mundo ao mesmo tempo. Neste assunto não cabe neutralidade: amamos a Deus ou amamos o mundo. Jesus Cristo mesmo disse: “Ninguém pode servir a dois senhores” (Mateus 6.24).

Cristo provou o seu amor por nós oferecendo a sua vida em sacrifício vivo e perfeito. Se queremos retribuir a esse amor, precisamos viver uma vida santa, longe dos pecados deste mundo. Paulo traz uma advertência séria para nós, pois os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus: “Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós […]” (Romanos 8.8,9).


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
8/5/2024

FONTES:

LIÇÕES BÍBLICAS CPAD JOVENS - 2º Trimestre de 2019 - Título: Cobiça e orgulho — Combatendo o desejo da carne, o desejo dos olhos e a soberba da vida - Comentarista: Natalino das Neves.

Lições Bíblicas CPAD  Adultos - 3º Trimestre de 2009 - Título: 1 João - Os fundamentos da fé cristã e a perfeita comunhão com o Pai - Comentarista: Eliezer de Lira e Silva

BOICE, J. M. As Epístolas de João. RJ: CPAD, 2006.
 
LOPES

Nenhum comentário:

Postar um comentário