sábado, 13 de janeiro de 2024

1 Samuel 15.23

1 Samuel 15.23 “Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. ” 


“ Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, “ 

O Dicionário Ilustrado da Bíblia define rebelião como “conduta ou discurso incitando à revolta contra autoridade constituída ou outro representante do governo legítimo” (Esdras 4.15; Lucas 23.19, sedição). No aspecto bíblico, a rebeldia pode ser praticada contra os líderes, os pais, Deus e sua Palavra.

O pecado da rebelião é algo muito sério pelo fato de tratar-se de um levante contra Deus, sendo, nesse sentido, tão nocivo como a feitiçaria, que, trata-se de magia com que se usam alguns tipos de palavras para invocar demônios ou espíritos para prever o futuro e controlar pessoas (Gálatas 5.20).

Quem praticasse a rebelião era como se estivesse cometendo o pecado de apostasia, pois buscar a feitiçaria era negar a pessoa do Deus supremo, sua autoridade, colocando, assim, outros poderes em seu lugar.


“... e o porfiar é como iniquidade e idolatria. “ 

Porfiar ou obstinar trata-se de demonstrar arrogância, insolência, presunção; assim, ela também é tão nociva quanto os cultos que se fazem a ídolos, do hebraico “awen”. Quem pratica a idolatria está cometendo um grande pecado, pois substitui o Deus verdadeiro por um falso, o que também é um tipo de apostasia.

Na feitiçaria, o que se tem é o reconhecimento de poderes sobrenaturais; quem a pratica despreza o poder de Deus. Na rebelião, a pessoa nega a autoridade divina.

Quem age assim coloca a sua vontade no lugar da de Deus. Por isso a rebelião é tão maléfica quanto à adivinhação, pois ela rouba o lugar da glória de Deus.


 “ Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, “ 

Um ano após Saul ter sido coroado Deus o colocou sobre uma prova nessa ocasião Jônatas, filho de Saul, havia lançado um ataque sobre os filisteus que vieram contra Israel (1 Samuel 13.4,5). Samuel havia dado ordem para que Saul o esperasse antes de lançarem-se à batalha, mas, sete dias depois, não chegando o profeta, Saul ficou sem controle, em estado de pânico, temendo que seus soldados o abandonasse.

Assim, ele desrespeitou o que Samuel havia falado e logo oferece sacrifício a Deus, preparando tudo para a batalha. Não demorou para que Samuel chegasse e denunciasse seu pecado (1 Sm 13.10) “Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou; porque agora o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre.

Apesar da desobediência Deus concede ao rei Saul mais uma chance para que pudesse demonstrar mudança de vida, de atitude, evidenciando isso por meio de sua total e plena confiança em Deus. É isso que o capítulo 15 diz. Ele recebeu a ordem de matar os amalequitas por completo, que seria um tipo de oferta para Deus:  “Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos (1 Samuel 15:3) “. Mas, novamente, ele volta a desobedecer ao comando de Deus, escolhendo aquilo que achava ser melhor para o Senhor.


“...ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. ” 

Saul passa a ser um rei rejeitado porque se tornou presunçoso, arrogante, rebelde, que não ouvia a voz de Deus. Consciente e propositalmente, ele não atentou para tudo quanto o Senhor falou, preservando a vida humana e dos animais, enquanto Deus havia dito para destruir tudo.

A desobediência de Saul ataca seriamente sua vida; na verdade, o trono, pois o Senhor diz que tiraria dele o governo e que o daria a um homem melhor, Davi, que seria segundo o seu coração (1 Samuel 13.14). Nunca é bom desobedecer, ser impaciente, mas esperar com paciência (Salmo 40.1), pois a impaciência, o ato de não saber esperar, pode custar caro para nossa vida.

 

DEIVY FERRREIRA PANIAGO JUNIOR
Data: 16/04/2023

FONTES:

CABRAL, Elienai. Relacionamentos em Família – Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

GOMES, Osiel. O governo divino em mãos humanas – Liderança do povo de Deus em 1º e 2º Samuel. Rio de Janeiro: CPAD, 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário