quarta-feira, 15 de outubro de 2025

TEXTO ÁUREO Lição 3: O corpo e as conseqüências do pecado. Genesis 3.19

TEXTO ÁUREO

 “No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás.” (Genesis 3.19).

Lição 3 - Lições Bíblicas Adultos - 4º Trimestre de 2025 - CPAD

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 15 DE OUTUBRO DE 2025 ( Timóteo 3.13)


LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
15 DE OUTUBRO DE 2025
OS HOMENS MAUS VÃO DE MAL PARA PIOR

2 Timóteo 3.13 “Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.”

 

“Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior,”

Paulo volta ao seu ataque contra os sectários. Ele usa os termos gregos (poneros) e (goes) para descrevê-los. Descrevendo-os ele adverte Timóteo do final trágico deles, como um motivo para permanecer firme à verdade em Jesus (v.14).

Mau (gr.: poneros) quer dizer maligno, perverso, mau, isto é característica do diabo (1 João 3.12). Nesta vida, nunca deixará de existir homens perversos ou maus. Uma triste lição que nos convém aprender é que nenhum homem é bom (Lucas 18.19), fora de Cristo estão todos em estado de rebeldia; são indivíduos vis, destruidores e malignos. Somente a graça de Deus pode arrancar os homens dessa situação.

Enganador (gr.: goes) – um “mágico, ilusionista… trapaceiro, enganador, impostor. Parece evidente que Paulo pensava sobre indivíduos com o Janes e Jambres (v.8), ao meditar sobre os hereges gnósticos. A tribulação dos crentes se originará de dentro e de fora da igreja; e a severidade dessas tribulações haverá de aumentar nos últimos dias (v.1)). Alguns desses impostores serão até mesmo operadores de milagres. (Atos 16:16-18 e Mateus 7:22) em imitação aos verdadeiros ministros da Palavra.

Esses tipos “irão de mal a pior” . No grego, literalmente, teríamos aqui .. .avançarão para o pior... A tendência do mal é agravar-se (Salmo 42.7). Portanto, nos últimos dias haverá condições piores do que agora, até que Deus faça intervenção direta no curso da história humana por intermédio da parousia ou segundo advento de Cristo (1 Tessalonicenses 4:15).
Os maus e enganadores chegarão ao extremo ao adorarem ao próprio Satanás, conforme o livro de Apocalipse 13:4: “...e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta?”.

Observe: Assim como homens justos, pela graça de Deus, se tornam cada vez melhores, assim também ocorre com os homens maus, por meio da sutileza de Satanás e o poder das suas próprias corrupções, se tornam cada vez piores.

 

“... enganando e sendo enganados.”

Essas idéias podem ser confrontadas com o que se lê em 1 Timoteo 4:1: “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios”. A tragédia que há em tudo isso é que esses sedutores sejam capazes de enganar a outros, tal como se enganaram a si próprios.

Essas pessoas estão “enganando e sendo enganadas”. Aqui está um exemplo clássico de ceifar o que outro semeou (Gálatas 6:7, 8). O caminho do pecado é morro abaixo; pois esses procedem de mal a pior, enganando e sendo enganados. Esses que enganam os outros não fazem mais do que enganar-se a si mesmos. Esses que atraem os outros ao pecado acabam incorrendo em mais e mais erros, e descobrirão isso no final, para o prejuízo deles.

Hendriksen diz acertadamente que o castigo recebido pelos que querem enganar outros é serem vítimas de um poder enganador. Aqueles que usam a arma do engano serão degolados pelo engano. Eles tentam iludir, mas eles mesmos serão iludidos.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
12/10/2025

FONTES:

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200401_01.pdf

LOPES, Hernandes Dias. 2Timóteo: o testamento de Paulo à igreja. São Paulo: Hagnos, 2014.

KELLY, John N. D. I e II Timóteo e Tito: introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova e Editora Mundo Cristão, 1983.

HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry – Atos a Apocalipse. Rio de Janeiro CPAD, 2008.

CHAMPLIN, Norman.O Novo Testamento Interpretado: Versículo Por Versículo, São Paulo: Hagnos, 2001.