TEXTO ÁUREO
“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. ” (Atos 2.38)
Queriam
saber como seriam perdoados por tão grande pecado. Como seriam aceitos no Reino
do Messias. Tal pergunta é o primeiro passo para a conversão.
“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, “
O
verbo “arrepender-se” é a tradução de uma palavra grega composta que significa
literalmente “mudar de ideia ou atitude em relação a”; aplicado ao ser humano,
geralmente quer dizer “mudar de ideia em relação ao pecado” — decidir parar de
pecar e viver um tipo de vida diferente!
No
texto o arrependimento pode ser explicado nos seguintes termos: “Vocês
mataram o Messias, no entanto, Deus derrotou os seus propósitos ao
ressuscitá-lo. O que vocês fizeram realmente ajudou a cumprir o plano dele. Vocês,
porém, fizeram isso por ódio: seu pecado é patente e permanece. Arrependam-se
enquanto a misericórdia divina lhes é oferecida. Logo, Cristo virá como Juiz.
Tornem-se seus amigos a fim de que sua vinda lhes seja motivo de alegria, não
de condenação”.
Arrependimento
é uma santa tristeza pelo pecado, seguida pelo abandono deste. E uma total
reviravolta feita pela pessoa que descobriu estar andando pelo caminho errado.
É um ato da vontade mediante o qual a pessoa, sob convicção, altera totalmente
sua atitude para com Deus e com o pecado. Cumpre assim a ordem do profeta: “Criai
em vós um coração novo e um espírito novo...” (Ezequiel 18.31).
“... e cada um de vós seja batizado em nome
de Jesus Cristo para perdão dos pecados, ”
“Batizado
em nome de Jesus Cristo”. Não há conflito com a fórmula trinitariana: “Em
nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28.19). Não se declara
aqui que Atos 2.38 é uma fórmula de batismo. É apenas uma declaração da fonte
de autoridade para o batismo do crente. Quem é batizado em nome de Jesus segue
sua liderança. Por seu intermédio passa da antiga para uma nova vida de
retidão, em obediência ao mandamento do Pai e por meio do Espírito Santo.
À
primeira vista, estas palavras ensinam que o batismo na água é, de certa forma,
essencial ao perdão dos pecados. No entanto, a remissão dos pecados está sendo
mencionada em conexão com o arrependimento e não apenas com o batismo na água.
A
maneira oriental de falar muitas vezes coloca o símbolo antes da experiência ou
outra coisa simbolizada. Desta forma o ouvinte ocidental tem a impressão de que
é o símbolo ou a coisa simbolizada que produz a experiência (Atos 22.16).
O
que Pedro queria dizer era: “Arrependei-vos, e recebereis a remissão dos
vossos pecados, e, como testemunho público disto, deveis ser batizados na
água”.
Que
o perdão dos pecados, dado por Deus, ocorre separadamente do batismo na água se
comprova em Atos 10.44-48, pois os convidados de Cornélio após se arrependerem
foram selados com o Dom do Espírito. E que nenhum poder existe inerente na água
é demonstrado em Atos 8.13.21,22, Simão após ser batizado tinha que se
arrepender: “Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade”. Naturalmente, isto não
diminui a importância do batismo na água. Como um rito estabelecido por ordem
divina exige assim a nossa obediência.
Por
que a fé não é mencionada como condição prévia do batismo? A fé é entendida nas
palavras: “em nome de Jesus Cristo". O batismo na água é uma expressão
exterior da fé nele.
“... e recebereis o dom do Espírito Santo.
”
A
purificação do pecado é seguida pelo revestimento do poder. "Mas
recebereis a virtude do Espírito Santo...” O livro de Atos indica que estas são
experiências distintas, embora possam ser recebidas simultaneamente (cf. At
19.4-7; 10.44).
Na
época do Antigo Testamento, o Espírito era concedido a indivíduos especialmente
escolhidos: profetas, reis e sacerdotes. Agora o dom é para “toda a carne”.
Pedro
ensina que a promessa é universal. Sendo assim, eles não deviam pensar que a
dádiva do Pentecoste era apenas para apóstolos, ou para os cento e vinte
discípulos que tinham aguardado a vinda do Espírito por dez dias, ou para um
grupo de elite, ou apenas para aquela nação ou geração. Deus não colocou esse
tipo de limitação em sua oferta e dádiva. Pelo contrário: “Porque a promessa
vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos
quantos Deus nosso Senhor chamar” (Atos 2:39. Se Pedro tivesse explicado a
salvação do ponto de vista humano, teria dito: “Para quantos aceitarem a chamada
divina à salvação”.
Num
só dia foram acrescentados 3000 aos 120 membros originais da primeira igreja -
um acréscimo de 2500 por cento ־ a divina adição e multiplicação: “De sorte
que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia
agregaram-se quase três mil almas”.
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
14/12/2023
FONTES:
GONÇALVES, José. O Corpo De Cristo – Origem, Natureza e
Missão da Igreja no Mundo. Rio de Janeiro CPAD, 2023.
PEARLAM,
Myer. Atos – E a igreja se fez missão. Rio de Janeiro: Cpad, 1995.
STOTT, John R. W. A Mensagem de Atos: Até
aos Confins da Terra, São Paulo: ABU, 1994.
http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200109_07.pdf