sábado, 9 de novembro de 2024

Lucas 2.19

  

Lucas 2.19 “Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração”.

 

“Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração”.

Os pastores divulgaram a todos a palavra que acerca do menino lhes fora dita — e assim se tomaram as primeiras testemunhas da mensagem do Evangelho. Eles contaram a respeito do menino e tudo o que os anjos tinham dito sobre Ele, e todos os que... ouviram se maravilharam. E muito provável que o termo “todos” se refira às pessoas da estalagem, ou das redondezas. Todos ficaram assombrados com a história dos pastores.

Certamente, os pastores disseram a Maria e a José o que os anjos lhes haviam dito. Mas Maria guardava todas essas coisas. “Guardar” significa refletir profundamente, manter em mente ou armazenar cuidadosamente; o fato de que ela as conferisse em seu coração refere-se a ponderar, procurar entender e interpretar. Ela reunia as evidências, e as guardava, para compará-las com as revelações que posteriormente lhe seriam feitas.

Maria tinha muito em que pensar enquanto olhava para ao rosto de seu pequeno menino. Gabriel lhe havia dito que o pequeno menino iria reinar para sempre (Lucas 1.31-33); os pastores relataram as palavras do anjo — Ele é o Salvador, o Cristo, o Senhor (Lucas 2.11). Ao segurar seu bebê, ela deve ter pensado sobre tudo o que Deus estava fazendo e quem seu filho se tornaria quando crescesse.

Além dos pastores Simeão, na ocasião da apresentação de Jesus, também teve uma revelação acerca do dele. Ana, a profetisa, falou dele a todos que aguardavam a redenção. Mas Maria, a bíblia diz que ele com seu marido se maravilhou de tudo. Não há comentário dela novamente acerca dos fatos, possivelmente porque os guardou em seu coração.

Maria fez a mesma coisa na Festa da Pascoa em Jerusalém, na ocasião em que tinham esquecido Jesus e após três dias o encontrarem no Templo. A resposta de Jesus causou surpresa em Maria: “Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?” (Lucas 2.49), todavia enquanto a maioria não entendia, Maria não opinava, mas guardava todas as coisas em seu coração (v.51). Embora não compreendesse o que ele queria dizer, Maria não se esqueceu de suas palavras, mas guardou-as como preciosos segredos.

Nós cristãos como Maria não podemos ser precipitados e afoitos em relação as revelações de terceiros. Mas devemos como Maria examinar tudo: “Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem” (1 Tessalonicenses 5.20-21).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
10/11/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

Comentário do Novo Testamento: Aplicação Pessoal. Tradução: Degmar Ribas. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.

Mateus 15.18

  

Mateus 15.18 “Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem”.

“Mas, o que sai da boca, procede do coração, ”

O “coração” (kardia) representa o centro da vida interior de um ser humano; ele agrega os sentimentos, o pensamento, a consciência e a vontade do indivíduo. Anteriormente em Mateus, Jesus repreendeu os fariseus com estas palavras: “Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração” (Mateus 12:34).

Quando o coração de uma pessoa é puro, as palavras que procedem de sua boca serão puras. Quando o coração dela é mau, as palavras que procedem de sua boca são más: “O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca” (Lucas 6.45).

Tiago quando nos orientava sobre a língua escreveu: “Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce” (Tiago 3.12).

 

“... e isso contamina o homem”.

Jesus e seus discípulos estavam na terra de Genesaré pregando as Boas-Novas e curando os enfermos quando alguns escribas e fariseus, vindos de Jerusalém, perceberam que os discípulos de Jesus comiam sem lavar as mãos: “Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão” (Mateus 15.2). O que os incomodava não era a falta de higiene, mas sim a questão cerimonial, a tradição.

Por isso Jesus disse: “Não é o que entra pela boca o que contamina o homem” (15:11a). E sim o que sai da boca que contamina o homem. O Senhor estava enfatizando que comer comida com mãos não lavadas não afeta o coração de uma pessoa e explicou aos discípulos que o que contamina o ser humano não é o que entra pela boca, mas o que procede do seu coração. É do interior do ser humano que provêm os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias (v.19).

No sermão da montanha ele disse: "Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus" (Mateus 5:8). O que importa a Deus não é tanto como agimos, mas sim por que o fazemos; nem tanto o que de fato fazemos, mas sim o que no fundo de nossos corações desejamos fazer. Como dizia Tomás de Aquino: "O homem vê a ação, mas Deus vê a intenção."

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
10/11/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201207_12.pdf

Neves, Natalino. Seu Reino não terá fim — Vida e obra de Jesus segundo o Evangelho de Mateus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

BARCLAY, William. The Gospel of Matthew - Tradução: Carlos Biagini.

Provérbios 4.23

  

Provérbios 4.23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”.

 

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, ”

Alguns dos ditados no Livro de Provérbios parecem ser chavões. Este provérbio talvez seja a expressão mais contundente deste fato: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”.

O segredo da vida pura é apresentado nos versículos 20-27. Ela é, em primeiro lugar, a confiança no Deus que nos capacita a trilhar o caminho da justiça e retidão. "Filho meu, atenta para as minhas palavras” (20). Para atentarmos a isso devemos “guardar” nossos ouvidos (20); “guardar” nossos olhos (21,25); “guardar” nossos corpos (22); “guardar” nossa boca [...] lábios (24); “guardar” nossas mãos e pés (27).

Mas esse versículo diz que sobretudo devemos guardar o nosso coração. Esdras, o primeiro escriba fazia isso: “Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos” (Esdras 7.10).

 

“... porque dele procedem as fontes da vida”.

O coração precisa ser guardado com toda a diligência, porque dele procedem as saídas (“fontes”, ARA) da vida; “dele fluem as fontes da vida”. Ele é o centro dos sentimentos, dos afetos e da vida mesma. É dele que partem as emoções e as determinações mais íntimas do ser humano.

Horton diz: “Toda conduta é resultado de fontes escondidas. Todas as palavras são a expressão de pensamentos. A coisa primeira e mais importante é que as fontes escondidas dos pensamentos e sentimentos sejam mantidas puras.

Eu gostaria que o senhor mudasse o meu coração’, disse Sekomi, chefe de uma tribo na África, a Livingstone. ‘Dê-me remédio para mudá-lo, porque é orgulhoso, orgulhoso e zangado, sempre zangado’. Ele não queria ouvir falar da forma neotestamentária de mudança de coração; ele queria uma forma exterior, mecânica — e seria impossível encontrar essa forma”.

Israel estava precisando de um coração novo: “E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o Senhor; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus; porque se converterão a mim de todo o seu coração” (Jeremias 24:7). E todo aquele que não nasceu de novo também precisa.

Jesus falou da necessidade da pureza da alma quando mostrou que o coração do homem é a fonte de todos os pensamentos e atos maus (Mateus 15.18-19; Marcos 7.20-23). Ele anunciou a pureza de coração como uma das bem-aventuranças da nova aliança: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus” (Mateus 5.8).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
10/11/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

MESQUITA, Antônio Neves. Estudo no Livro de Provérbios — princípios para uma vida feliz. Rio de Janeiro: JUERP, 1979.

HARPER, A. F. (Ed.). Comentário Bíblico Beacon. Vol. 3. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.

Provérbios 17.22

  

Provérbios 17.22 “O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos”.

 

“O coração alegre é como o bom remédio,

Este provérbio afirma que há relação entre comportamento e saúde. O provérbio afirma que o bem-estar emocional de uma pessoa tem efeitos físicos. Ao invés de bom remédio a versão revidada da KJ traduz “causa boa cura”. O papel da postura e dos sentimentos na saúde e no bem-estar físicos só tem sido levado em conta há pouco tempo pelos médicos ocidentais. Os psicólogos orientam que a gente ria pelo menos uma vez por dia.

Mas os recentes estudos médicos confirmam este fato que foi ensinado por Salomão há 3000 anos! Aqueles que riem e apreciam a vida poderão viver mais tempo. Temos toda uma categoria de doenças e enfermidades do corpo chamado de doenças psicossomáticas (psico = mente; somático = corpo), nas quais a mente pode causar problemas físicos para o seu corpo.

Os Doutores da Alegria que visitam hospitais principalmente em suas alas infantis. Fazem de conta que são médicos e divertem crianças que passam por maus bocados em sua curta jornada de vida até ali. O intuito deles não é apenas distrair as crianças, mas fazer daquele encontro um momento de diversão e cumplicidade que gere, além de bom humor, promoção de saúde.

A experiência médica já comprova que pacientes felizes têm recuperação mais rápida e melhor resposta aos tratamentos. Se a doença física tem o poder de abater o espírito, o espírito também tem o poder de interagir com a saúde das pessoas e ajudá-las a enfrentar as doenças.

 

“..., mas o espírito abatido seca até os ossos”.

Infelizmente, o contrário é também é verdadeiro: “o espírito abatido seca até os ossos”. Basta ver como pessoas que assumem uma postura depressiva passam a exibir efeitos psicossomáticos até o ponto de sua saúde entrar em colapso. É claro que não é qualquer tristeza que tem o poder de prostrar alguém, pelo que Paulo diz que “a tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso” (2 Coríntios 7.9a).

Porém, quando a esperança em Deus e o relacionamento com Cristo estão quebrados, o quadro muda, pelo que Paulo completa: “Mas a tristeza segundo o mundo produz morte” (2Co 7.9b). Portanto, o bom relacionamento com Deus por meio da fé em Cristo é realmente abrangente: gera disposição no presente e vida eterna no futuro.

Um coração alegre ou um espírito abatido é uma escolha! Eles não são resultados da fatalidade, temperamento, genética ou saúde. E eles não são resultados de circunstâncias, pois uma pessoa feliz pode escolher ser feliz mesmo em situações horríveis, e uma pessoa irritada pode arruinar um evento maravilhoso. Sua vida pode ser uma festa contínua, se você tiver um coração feliz; mas uma pessoa que tem uma atitude negativa encontra algo errado todos os dias: “"Todos os dias são difíceis para os que estão aflitos, mas a vida é sempre agradável para as pessoas que têm coração alegre" (Provérbios 15:15).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
12/11/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

https://bibliotecabiblica.blogspot.com/2013/04/proverbios-17-significado-explicacao.html

https://igrejaredencao.org.br/ibr/index.php?option=com_content&view=article&id=1564:reflexao-de-2-de-agosto&catid=54:devocionais-em-proverbios&Itemid=167

https://letgodbetrue.com/proverbios/index/capitulo-17/proverbios-17-22/

Jeremias 20.12

  

Jeremias 20.12 “Tu, pois, ó Senhor dos Exércitos, que provas o justo, e vês os rins e o coração, permite que eu veja a tua vingança contra eles; pois já te revelei a minha causa”.

 

“Tu, pois, ó Senhor dos Exércitos, que provas o justo, e vês os rins e o coração, ”

O justo (Jeremias) fora verdadeiramente “provado” (Jeremias 10:24; 11:20; 12:3; 15:15; 17:10). Vez após vez, vimos como Deus trabalhou com Seu profeta. É vital a todos que buscam a Deus reconhecer que, com amor e compreensão, Ele castiga e prova Seus filhos: “Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho” (Hebreus 12:6).

Nos códigos dos sacrifícios, no Pentateuco, os rins dos animais eram considerados uma das sedes da vida, o que também valia para os rins nos seres humanos. Creditava-se a eles também emoções como alegria: “E exultarão os meus rins, quando os teus lábios falarem coisas retas” (Provérbios 23.16) e tristeza: ”Assim o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins” (SaImos 73: 21).

Na Bíblia, raramente, a palavra “coração” é usada como referência ao órgão físico. Em toda a Bíblia é apresentado como o centro da vida física, espiritual e mental; emotiva e volitiva do homem), mas a ênfase especial nos pensamentos significa o “homem interior” (Mateus 22.37; 2 Coríntios 9.7; Romanos 2.5). Deus, além das emoções enxerga nossas intenções.

 

“... permite que eu veja a tua vingança contra eles; pois já te revelei a minha causa”.

Por conta disso, Jeremias obteve a confiança de que seria aprovado por Deus. E pode prever, Deus Se vingando dos malfeitores, porque Ele julgou a sua causa. A causa de Jeremias era a causa divina, na qual a divina vindicação finalmente era algo inevitável. “O Deus da minha misericórdia virá ao meu encontro; Deus me fará ver o meu desejo sobre os meus inimigos” (Salmos 59.10).

Moisés teve essa mesma convicção diante do mar vermelho: “Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver” (Êxodo 14.13).

Champlin comenta que o ensino de Jesus, para orarmos por nossos inimigos, estava acima do ensino de Jeremias, e certamente está acima de nós: “Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem” (Mateus 5.44). Isso se observa pelas palavras: “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. “Eu, porém, vos digo”.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
12/11/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201109_11.pdf

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2001.

HARRISON, R. K. Jeremias e Lamentações: Introdução e comentário. São Paulo: Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, 1980.

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 09 DE NOVEMBRO DE 2024 (Hebreus 13.8)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
09 DE NOVEMBRO DE 2024
JESUS NÃO MUDOU, ELE CURA SIM

Hebreus 13.8 “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. ”

 

“Jesus Cristo é o mesmo,

Provavelmente, o versículo mais conhecido de Hebreus. Gerações de antigos líderes estimados já morreram, mas temos Aquele que continua vivo, a nos servir e ajudar, como já não podem fazer os líderes que partiram. Hebreus 1:12 aplica as palavras de Salmos 102:27 a Ele: “Tu, porém, és o mesmo, e os teus anos jamais terão fim”.

O Antigo Testamento faz declarações como  esta sobre Deus: “Eu, o SENHOR, o primeiro, e
com os últimos Eu mesmo
” (Isaías 41:4; veja 44:6).  Aqui em Hebreus, a mesma terminologia é aplicada a Cristo. Não há incongruência, pois Cristo é, de fato, “o primeiro e o último” (Apocalipse 1:17).

Esta passagem mostra a imortalidade do Filho de Deus e, por extensão, aquilo que Ele é quanto ao tempo! O Filho é o Criador do Universo (vv. 10-12). A criação como agora existe será “mudada” (v. 12) qual “vestido”, havendo depois novos céus e nova Terra, mas Cristo é eterno, imutável. Cristo é o mesmo, a fé é igualmente a mesma.

Jesus é o mesmo quanto ao Seu propósito e ensino. Nosso ensino sobre Cristo, corretamente interpretado, também deve ser o mesmo. Visto que Ele não muda quanto à verdade da Sua palavra, nós também não devemos mudar nosso procedimento, deixando de seguir o que Cristo ordenou (1 Coríntios 15:58).

 

“... ontem, e hoje, e eternamente. ”

As três dimensões em que Cristo se apresenta aqui refletem aquilo que Ele foi, e é, e será para sempre o mesmo.

Ele é o mesmo ontem. Cristo é eterno e histórico. Ele nasceu de uma virgem e fez parte do tempo; mas como Deus, Ele é “Pai da Eternidade”: ”Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9.6).

Ele é o mesmo hoje. Cristo é eterno, histórico e atual porque a sua existência transcende o tempo. Ele existiu e está existindo e continuará a existir! Porque Ele vive e reina para sempre: “E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém” (Apocalipse 1.18).

Ele será o mesmo eternamente. Cristo é eterno porque possui em si a natureza da imortalidade. “O qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele” (Colossenses 1.15-17).

Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e até as eras. Sua obra de ontem, a obra sacrificial e expiatória como sumo sacerdote, foi exposta pelo autor de Hebreus com profundidade. É a própria base do cristianismo. Hoje a obra de Cristo prossegue, na intercessão que ele faz por nós, à mão direita do Pai (Hebreus 7.25; 4.14-16).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
06/11/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201408_11.pdf

SILVA, Severino Pedro da. Epístola aos hebreus: as coisas novas e grandes que Deus preparou para você. Rio de Janeiro: CPAD, 2003

BOYD, Frank M. Comentário Bíblico Gálatas, Filipenses, 1 e 2 Tessalonicenses e Hebreus. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 1996. 

GUTHRIE, Donald. Hebreus- Introdução e Comentário. São Paulo: Vida Nova, 1984.

HEGNER, Donald A. Hebreus- Novo Comentário Bíblico Contemporâneo. Editora Vida, São Paulo.