(Atos 11:19,20) “E os que foram
dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à
Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente
aos judeus. E havia entre eles alguns homens chíprios e cirenenses, os quais
entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.”
“E os que foram
dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à
Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente
aos judeus. “
Em Jerusalém estava a maior parte dos cristãos, dirigida pelos apóstolos. Nessacidade haviam vários judeus que tinham influências helenistas e falavam o grego,sendo distinguidos dos outros judeus anti-helenistas. Na Igreja haviam conversosde ambas as posições. Então houve a necessidade de se nomear os diáconos (deorigem helênica), entre esses Estevão, que trabalhavam junto com os apóstolos na área social eadministrativa, representando os judeus gregos na direção da igreja.
O Versículo 19 nos situa dentro da história da expansão da igreja primitiva. E nos torna ao martírio de Estevão e a consequência que isso gerou sobre os judeus que creram no evangelho. Em Atos 8:1 está escrito: “E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos”.
Como narra Atos dos Apóstolos, a igreja crescia na comunhão, mas cresciatambém a perseguição contra ela e os cristãos se dispersavam, mas isso fez que expandisse a fé: “Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra”(Atos 8:40).
Os dispersos caminharam até Fenícia, Chipre e Antioquia:
Fenícia, região da famosa rainha Jezabel, é o atual Líbano. Os fenícios se dedicaram e obtiveram muito sucesso no comércio marítimo. As cidades fenícias mais citadas na bíblia foram Tiro e Sidon.
Chipre é uma grande, bela e fértil ilha do mar MediterrâneoEra a terra natal de Barnabé (Atos 4.36), por causa disso recebeu cedo recebeu o Evangelho na primeira viagem missionária. Hoje pertence a Turquia.
Antioquia - Foi fundada por Seleuco I Nicátor, que a tornou a capital do seu império. Flávio Josefo descreveu Antioquia como tendo sido a terceira maior cidade do Império Romano e também do mundo, depois de Roma e Alexandria. Cresceu a ponto de se tornar o principal centro comercial e industrial da província romana da Síria. Nesse Lugar foram os discípulos chamados cristãos pela primeira vez.
Os cristãos judaicos pregavam apenas por onde passavam aos judeus, ainda não entendendo que a dispersão indicava o tempo dos gentios. Cristo quando entre ales dizia: “Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mateus 10:6). O apóstolo Pedro quando pregou na Casa de Cornélio se justificou por causa desse pensamento em comum com esses judeus dispersos: “Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo” (Atos 10:28)
“E havia entre eles alguns
homens chíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos
gregos, anunciando o Senhor Jesus. ”
Todavia os judeus dispersos não eram apenas anti-helenistas, mas judeus gregos que se converteram a partir da descido do Espírito Santo no pentecoste: “E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu” (Atos 2:5). Os versos 9 a 11 de Atos 2 descrevem algumas origens: “Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Asia, E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus” (Atos 2:9-11)
Aqui são citados judeus chiprios e cirenenses. Como os bereanos foram mais prudentes que os de tessalônica quanto ao estudo, esses judeus foram mais prudentes que os demais quanto a evangelização.
Porque, como Pedro e João, não conseguiram deixar de anunciar “o que viram e ouviram” (Atos 4:20). Como os chiprios e cirenenses não podemos deixar de anunciar o evangelho a toda a criatura, pois somos testemunhas das grandezas de Deus: “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco” (Filipenses 4:9)
A cidade de Antioquia, evangelizada por estes judeus, veio a ser um grande centro missionário, ela foi o ponto de partida para Paulo. Ele, ainda como assistente de Barnabé, iniciou suas viagens missionárias. Estas resultaram na implantação de igrejas na Ásia Menor, Macedônia e Grécia.
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
2/12/2023
FONTES:
GABY, Wagner. Até os confins da terra – Pregando o evangelho a todos os povos até a volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.
GONZALEZ, Justo L.; A Era dos Mártires, 3ª ed. São Paulo: Edições Vida Nova, 1986
JOSEFO, F. História dos hebreus. 8. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.
PEARLMAN, Myer. Atos: E as igreja se fez missões. CPAD, 1ª edição, Rio de Janeiro, 1995.