domingo, 14 de dezembro de 2025

Lição 12: O espírito humano e o Espírito de Deus. 4 Trimestre de 2025.

TEXTO ÁUREO

“O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” (Romanos 8.16).

 

“O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”

Esse versículo  não deve ser isolado dos versículos precedentes. Paulo “acabara de dizer que recebemos “um espírito” (o Espírito Santo) no qual clamamos: Aba, Pai”. E o próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (vv. 15, 16). Uma referência cruzada de Romanos 8:15, 16 é Gálatas 4:6: “E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!” Observemos que aqui o Espírito clama “Aba, Pai”enquanto em Romanos 8:15 são nossos espíritos que clamam “Aba, Pai”. Trata-se de um testemunho duplo. Nossos espíritos estão testemunhando que “Deus é nosso Aba, Pai” e o Espírito, como haveria de ser, concorda: “Sim, está certo! Deus é mesmo o Pai deles!

Quando o Espírito Santo testificou essa verdade? Quando Ele inspirou a Palavra. Paulo insistiu que as palavras ditas por ele eram “ensinadas pelo Espírito” (1 Coríntios 2:13). Ouçamos com atenção o testemunho do Espírito: “Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes” (Gálatas 3:26, 27).

Além do testemunho escrito do Espírito Santo. Ele também dá testemunho no nosso ser interior de que estamos perdoados de nossos pecados, da certeza da reconciliação com Deus e do acesso a Ele pela fé em Jesus (Romanos 5,1,2), e ainda, do glorioso direito de sermos filhos. Portanto, quando a expressão diz: “testifica com o nosso espírito”, não se refere a um mero assentimento de nossa consciência, mas sim, a que o Espírito Santo sustenta e confirma dentro de nós a confiança da adoção em Cristo Jesus.

A Bíblia ensina que um fato pode ser estabelecido pelo depoimento de duas ou três testemunhas (Mateus 18:16; Deuteronômio 17:6; 19:15; João 8:17). Paulo disse, com efeito, que há duas testemunhas que podem confirmar que você é verdadeiramente um filho de Deus: o Espírito Santo e o seu espírito. A BJ diz: “O próprio Espírito se une ao nosso espírito para testemunhar que somos filhos de Deus”.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIO
07/12/2025

FONTES:)

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

CABRAL, Elienai. Romanos – O evangelho da justiça de Deus. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus. 1986.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/Po_lessons/Po_200902_02.pdf