LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
6 DE SETEMBRO DE 2024
A RAINHA ESTER AGIU COM SABEDORIA DE OUTRAS MULHERES DA BÍBLIA
1 Samuel 25.35 “Então Davi tomou da sua mão o que tinha trazido, e lhe disse: Sobe em paz à tua casa; vês aqui que tenho dado ouvidos à tua voz, e tenho aceitado a tua face.”
“Então Davi tomou da sua mão o que tinha trazido,”
Abigail se apressou após a má resposta de seu marido Nabal e com ajuda de alguns servos preparou uma oferta a Davi e seus homens. Essa oferta consistia de: “duzentos pães, e dois odres de vinho, e cinco ovelhas guisadas, e cinco medidas de trigo tostado, e cem cachos de passas, e duzentas pastas de figos passados” (1 Samuel 25.18).
Após se desculpar pela transgressão do seu marido Abigail argumentou com sabedoria a Davi demonstrando que através dela Deus estava dando livramento a Davi: “Agora, pois, meu senhor, vive o SENHOR, e vive a tua alma, que o SENHOR te impediu de vires com sangue, e de que a tua mão te salvasse” (1 Samuel 25.26).
A apresentou sua oferta ao irado homem de Deus aplacando-lhe assim sua ira: “E agora este é o presente que trouxe a tua serva a meu senhor; seja dado aos moços que seguem ao meu senhor” (1 Samuel 25.27).
“... e lhe disse: Sobe em paz à tua casa;”
Davi então a despede com uma saudação de paz. Ela havia sido enviada a ele lutando pela paz: “E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz” (Jeremias 29.7). Aqueles que lutam pela paz serão chamados filhos de Deus: “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus” (Mateus 5.9).
Essa busca pela paz é manifesta nas saudações tanto judaica como cristã: “E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós” (Lucas 10.5-6).
“... vês aqui que tenho dado ouvidos à tua voz, e tenho aceitado a tua face.”
Davi reconhece que foi convencido pela eloqüência dela: Tenho dado ouvidos à tua voz, e não darei seguimento à vingança planejada, porque tenho aceitado a tua face. Ele se alegrou com as palavras de Abigail.
Matthew Henry diz que Homens sábios e justos darão ouvidos ã razão, e permitirão que ela os governe, embora venha daqueles que são seus inferiores e embora os seus ânimos estejam exaltados e seus espíritos afrontados.
Uma repreensão sábia e fiel é, com freqüência, mais bem-recebida, e traz melhores resultados do que esperávamos; tal é a influência que Deus tem sobre a consciência das pessoas: “O que repreende o homem gozará depois mais amizade do que aquele que lisonjeia com a língua” (Provérbios 28.23).
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
24/8/2024
FONTES:
QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry – Josué a Ester. Rio de Janeiro CPAD, 2008.