LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
18 DE SETEMBRO DE 2025
FAZENDO DISCÍPULOS
Atos 14:21 “E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio e Antioquia,”
“E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos,
A cidade que Paulo e Barnabé anunciou o evangelho chamava-se Derbe. Derbe ficava na região da Licaônia. Juntamente com Icônio, Listra e Antioquia Psídia, Derbe é uma das igrejas “gálatas” para a qual Paulo escreveu a epístola. Paulo foi a Derbe depois de ser apedrejado em Listra: “Sobrevieram, porém, uns judeus de Antioquia e de Icônio que, tendo convencido a multidão, apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade, cuidando que estava morto. Mas, rodeando-o os discípulos, levantou-se, e entrou na cidade, e no dia seguinte saiu com Barnabé para Derbe” (Atos 14:19,20). Paulo passou por Derbe em sua também em segunda viagem da Cilícia até Listra (Atos 16.1) e provavelmente visitou-a em sua terceira viagem.
Eles “pregaram o evangelho naquela cidade” e também pregaram na “circunvizinhança” (v. 6). Por alguma razão, os judeus de Antioquia e Icônio não seguiram Paulo e Barnabé até Derbe. Talvez por pensarem que Paulo havia morrido. Portanto, puderam trabalhar sem serem maltratados . Deus abençoou os esforços deles, e tiveram uma grande colheita de almas. Não sabemos muito sobre os “muitos discípulos” (v. 21) de Derbe; o único nome registrado é “Gaio, de Derbe”, um dos discípulos e companheiros de Paulo (Atos 20:4). Todavia, depois do tumulto em Antioquia, Icônio e Listra, que prazer deve ter sido pregar as boas novas em paz!
“... voltaram para Listra, e Icônio e Antioquia,”
Como Derbe foi o ponto mais distante de sua primeira viagem, depois de terem terminado o trabalho lá, teria parecido natural eles irem para o leste atravessando aquela passagem (Cilicia) pegando o caminho mais curto de volta à Antioquia da Síria. Em vez disso, “tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio, e Antioquia”.
Sim! Listra? Icônio? Antioquia? Paulo foi apedrejado em Listra. Ele e Barnabé mal conseguiram escapar de um apedrejamento em Icônio. Foram postos para fora de Antioquia! Mas, como veremos, tinham uma forte razão para voltar e Deus deu-lhes coragem para voltar àquelas cidades onde foram maltratados! Paulo e Barnabé “voltaram para Listra, e Icônio, e Antioquia, exortando-os a permanecer firmes na fé” (vv. 21b, 22a).
Quando Jesus deu a Grande Comissão, Ele disse: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado...” (Mateus 28:19, 20). No texto original, essa ordem compõe-se de apenas um verbo, que é traduzido por “fazei discípulos”. A seguir vêm três particípios que dizem como “fazer discípulos”: “indo” (traduzido por “ide”), “batizando” e “ensinando”.
Paulo e Barnabé tinham “ido” com o evangelho e haviam “batizado” muitos em Cristo, mas o trabalho não estava terminado. Ainda precisavam voltar (mesmo em face do perigo) para “ensinar” os cristãos recém convertidos a “guardarem tudo” que Cristo ordenara.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
31/08/2025
FONTES:
GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
PFEIFFER, Charles F.; REA, VOS, Howard F.; REA, John.Dicionário Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200202_02.pdf
