LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
25 DE SETEMBRO DE 2025
DANDO VOZ À IGREJA
Atos 15.28 “Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias.”.
“Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós”
Este verso faz parte da primeira epístola inspirada de que se tem conhecimento (vv 23-29). É outra prova de que a reunião em Jerusalém foi diferente dos concílios e conferências denominacionais de hoje: tais sessões não podem e não produzem documentos inspirados pelo Espírito Santo.
O argumento de Tiago, irmão do Senhor, recebeu a concordância da assembléia inteira. Vale a pena ressaltar o sentido disto: significa que os judeus extremistas perderam o argumento e concordaram em seguir uma política mais liberal. Parece que aceitaram a sua derrota sem amargura ou ressentimento. O versículo 22 diz que “pareceu bem aos apóstolos e aos presbíteros, com toda a igreja”.
A não ser quando a questão envolve um princípio espiritual com o qual não podemos ser coniventes, quando a preferência da maioria difere das nossas preferências pessoais, devemos ceder à maioria e tornar a decisão unânime.
“... não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias.”
O Espírito Santo, cuja orientação foi prometida aos apóstolos e outros líderes, já testemunhara ao coração deles que os gentios deviam ser livres do fardo (Mateus 18.20; João 16.13). O Espírito Santo, na sua atuação entre os gentios, já testemunhara que estes foram libertos do jugo da Lei mosaica (Atos 10.44-48).
Os gentios foram isentos da obrigação de observar os costumes judaicos. Este foi um exemplo da autoridade para ligar e desligar (proibir e permitir) prometida a Pedro (Mateus 16.19) e aos também aos demais líderes da Igreja: “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu” (Mateus 18:18).
Esta decisão, inspirada pelo Espírito, é colocada em termos do mínimo de exigências a serem impostas sobre a igreja. Quer dizer que se ressalta que nada mais está sendo requerido senão os regulamentos que se seguem; não se exige nenhuma submissão generalizada à lei judaica, e muito menos ao rito da circuncisão que exigiu maior divisão.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
31/08/2025
FONTES:
GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
MARSHALL, Howard. Atos - Introdução e Comentário. Vida Nova/Mundo Cristão. 1991.
PEARLAM, Myer. Atos – E a igreja se fez missão. Rio de Janeiro: Cpad, 1995.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200202_05.pdf
