Efésios 6.3 “Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.”
“Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.”
Enquanto o quinto mandamento é citado pelo menos mais cinco vezes no Novo Testamento, só em Efésios aparece a promessa “para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra”.
Essa promessa foi feita com referência à posse contínua de Israel sobre a terra de Canaã. Mas quando Paulo escreveu a carta aos Efésios, ele não tinha em mente a posse da terra de Canaã. Além disso, a igreja efésia tinha membros não judeus, que jamais pensariam na terra de Canaã quando lessem estas palavras. Paulo usou a promessa para animar todos os filhos cristãos efésios a obedecerem e honrarem seus pais.
Ao que, exatamente, Paulo se referia quando disse: “para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra”?
Quando Paulo fala de recompensas em outras cartas, ele não relaciona às recompensas terrenas com às recompensas ou galardões no juízo final (1 Coríntios 3:12–15; 2 Coríntios 5:10). O mais próximo que ele chegou de falar de recompensas nesta vida foi quando disse: “... a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser” (1 Timóteo 4:8).
A promessa consiste em prosperidade e longevidade. No Antigo Testamento, as bênçãos eram terrenas e temporais, como a posse da terra. No Novo Testamento, nós somos abençoados com toda sorte de bênçãos espirituais em Cristo (Efésios 1.3).
Não se deve então entender que a inclusão desta promessa significa que todo filho que obedece e honra seus pais tem a garantia de uma vida longa e próspera. Paulo estava simplesmente observando que o filho que obedece e honra a seus pais desfrutará de um bem-estar geral.
A vida dele será mais feliz, mais rica e plena do que as vidas das pessoas que ignoram esses mandamentos. No Antigo Testamento, a longevidade está associada à obediência a Deus: “Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz” (Provérbios 3:1-2).
Para andar como sábios, os filhos precisam obedecer e honrar aos pais. Filhos jovens devem honrar os pais através da obediência, e filhos adultos devem honrar os pais idosos cuidando deles: “Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus” (1 Timóteo 5:4). Afinal: “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel” (1 Timóteo 5:8).
DEIVY FERRREIRA
PANIAGO JUNIOR
24/05/2024
FONTES:
LOPES, Hernandes Dias. Efésios: igreja, a noiva gloriosa de Cristo. São Paulo: Hagnos, 2009.
ww.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201308_08.pdf