quarta-feira, 23 de julho de 2025

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 23 DE JULHO DE 2025 (Atos 13:9)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
23 DE JULHO DE 2025
AUTORIDADE ESPIRITUAL

Atos 13:9 “Todavia Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo, e fixando os olhos nele,”

 

“Todavia Saulo, que também se chama Paulo,”

Paulo é o nome romano de Saulo. Saulo significa “desejado”, enquanto Paulo significa pequeno. Segundo Matthew Henry um dos anciões o chama: Homo tricubitalis, pois, Paulo media somente um metro e trinta e sete centímetros de altura. Não é incomum afirmarem que Deus mudou o nome de Saulo para Paulo, porém a afirmativa é equivocada. Esse equívoco, até comum, é induzido por precedentes bíblicos no AT e NT: Abrão para Abraão, Sarai para Sara, Jacó para Israel, Simão para Pedro e Levi para Mateus.

Todavia Saulo também tinha o nome de Paulo, nome que possuía por ser romano de nascimento: “ E, vindo o tribuno, disse-lhe: Dize-me, és tu romano? E ele disse: Sim. E respondeu o tribuno: Eu com grande soma de dinheiro alcancei este direito de cidadão. Paulo disse: Mas eu o sou de nascimento ” (Atos 22:27,28).

Paulo apelou para sua cidadania mais de uma vez. Em Filipos após ser açoitado e preso: “ Açoitaram-nos publicamente e, sem sermos condenados, sendo homens romanos, nos lançaram na prisão, e agora encobertamente nos lançam fora? Não será assim; mas venham eles mesmos e tirem-nos para fora. E os quadrilheiros foram dizer aos magistrados estas palavras; e eles temeram, ouvindo que eram romanos ” (Atos 16:37,38) e também em Cesáreia perante Festo apelou para ser julgado por César, imperador Romano: “ Mas Paulo disse: Estou perante o tribunal de César, onde convém que seja julgado; não fiz agravo algum aos judeus, como tu muito bem sabes ” (Atos 25:10).

 

“... e fixando os olhos nele,”

Saulo fixou os olhos em Barjesus, que significa “filho de Josué”. Mais tarde, ele é chamado Elimas, que, segundo Lucas, significa “mágico” quando pregava em Pafos, a sede do governo da ilha de Chipre. Paulo estava acompanhado de Barnabé e João Marcos. Elimas após observar que o proconsul Sergio Paulo procurava ouvir a palavra de Deus tentou afastá-lo da fé. O mágico formava parte do séquito do governador romano da ilha, que aqui é corretamente chamado procônsul.

O mágico, temeroso de perder a sua posição, fez tudo quanto podia para opor-se àquilo que os pregadores diziam. Sua oposição aberta ao evangelho levou Paulo a adotar uma atuação forte contra ele. Chamou-o, não de “filho de Jesus”, mas de filho do diabo, homem cheio de engano e malícia, que impedia os caminhos de Deus e pronunciou o julgamento divino sobre ele, na forma de uma crise de cegueira.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
06/07/2025 

FONTES:

GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

https://textoaureoebd.blogspot.com/2024/01/1-corintios-11.html

MARSHALL, Howard. Atos - Introdução e Comentário. Vida Nova/Mundo Cristão. 1991.