quinta-feira, 31 de outubro de 2024

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 31 DE OUTUBRO DE 2024 (João 16.8)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
31 DE OUTUBRO DE 2024
A OPERAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO PARA A SALVAÇÃO

João 16.8 “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. ”

 

“E, quando ele vier, ”

Os discípulos estavam afligidos e angustiados pela dor. A única coisa que sabiam era que perderiam a Jesus. Entretanto, Jesus lhes disse que isso era o melhor que lhes podia suceder porque quando Ele fosse embora viria o Espírito Santo, o Consolador (v.7).

Enquanto Ele tivesse corpo não podiam levá-lo a todas partes, sempre deveriam despedir-se; enquanto tivesse corpo não podia chegar à mente, ao coração, convencer os homens do mundo inteiro, estava confinado pelas limitações humanas do espaço e do tempo. Pelo contrário, no Espírito não existiam as limitações. Em qualquer lugar que vá o homem, o Espírito o acompanha; o Espírito chama os homens em toda parte do mundo. A vinda do Espírito seria o cumprimento da promessa: “Eis que eu estou convosco todos os dias até o fim do mundo” (Mateus 28:20).

O Espírito seria uma companhia ininterrupta aos homens, e o seria para sempre. Daria ao pregador cristão poder e efetividade em qualquer lugar que falasse.

A razão por que o Espírito tinha de ser enviado após a partida de Jesus não é explicada. A resposta não é que fosse metafisicamente impossível Jesus e o Espírito Santo ministrarem aos discípulos ao mesmo tempo. Mas, João explicou em 7:39 que “o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado”.

 

“... convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. ”

A tarefa do Consolador será “convencer” ou expor essa verdade a respeito do mundo, é difícil condensar o significado total de (paraklētos) em uma única palavra, pois esse termo tem uma variedade de usos. Embora o Espírito Santo devesse ser um Consolador para os apóstolos, sua função mais evidente é descrita aqui: a de um advogado de acusação que convenceria o mundo.

O ministério do Espírito como um advogado de acusação é expresso na palavra grega (elenchō) traduzida por “convencer”. O verbo tem a ver com mostrar ao indivíduo seu próprio pecado, geralmente como um chamado ao arrependimento. O Espírito iria “convencer o mundo”, isto é, expor a real situação do mundo claramente (demonstrando que o mundo é culpa do – independentemente de o indivíduo admitir a sua culpa).

O Espírito realizaria a sua obra por meio das palavras dos apóstolos, daqueles sobre quem os apóstolos impusessem as mãos e por meio das palavras registradas nas Escrituras até o fim dos tempos. Um exemplo da obra convincente do Espírito foi visto na pregação de Pedro no Pentecostes. Naquele dia, depois de ouvir a mensagem, “compungiu-se-lhes o coração” (Atos 2:37). O papel do Espírito de convencer o mundo diz respeito ao pecado, à justiça e ao juízo. Será comentado nos versos posteriores por sua ordem. Essas categorias incluem todos os elementos que determinam a condição espiritual de uma pessoa.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
27/10/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

BARCLAY, William. The Gospel of John. Tradução: Carlos Biagini. 1974.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_202204_02.pdf

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 30 DE OUTUBRO DE 2024 (Romanos 5.1)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
30 DE OUTUBRO DE 2024
JUSTIFICADOS E TENDO PLENA PAZ COM DEUS

Romanos 5.1 “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; ”

 

“Tendo sido, pois, justificados pela fé, ”

O que Paulo dirá nesse capítulo baseia-se na exposição anterior sobre a justificação. Um sistema de lei/obras produz frustração e dúvida porque não conseguimos observar a lei com perfeição. Em contraste com isto, o sistema de graça/fé resulta em paz.

Paulo já havia concluído essa questão: '‘Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da Lei” (Romanos 3.28). O versículo anterior a este (v.27) anula toda a jactância, isto é, toda a possibilidade de alguém querer basear a obra de justificação em méritos pessoais. Ele pergunta: “Onde está a jactância? ” Não há lugar para ela, visto que “ foi de todo excluída”. Se a salvação pudesse ser alcançada pelas obras da Lei ou por obras pessoais, os pecadores teriam do que se orgulhar.

Os judeus orgulhavam-se de seu zelo e tradição religiosa. O próprio Paulo excedia a muitos pelo ardor religioso e a preocupação no cumprimento da Lei (Gálatas 1.14; Filipenses 3,6). Mas a própria justiça dos judeus que era da Lei, não resolvia a questão dos seus pecados. Era necessário a justiça mediante a fé (Filipenses 3.9), e não a justiça das obras. As obras, mediante a fé são valorosas porque conduzem a Deus.

Fé significa aceitar com plena confiança o sacrifício justificador de Cristo. - Que significa ser justificado pela fé? Significa receber o reconhecimento divino por causa de Cristo. A palavra justificar no grego é: “ dikaioo” e quer dizer declarar justo. Como o pecador é declarado justo diante de Deus? - Visto que o pecador não tem condição nem méritos para ser justificado, então Cristo, “que não conheceu pecado”, tomou os pecados do pecador sobre si e os cravou na sua cruz, fazendo-se “pecador por nós”. Feito isto, Ele propiciou para nós a nossa justificação. Nossa justificação baseia-se na fé na obra que Cristo fez por nós (2 Coríntios 5.21; Tito 3.4,5).

 

“... temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; ”

O efeito imediato da justificação é a paz com Deus. A paz com Deus é, portanto, uma realidade presente na vida do crente. Ela é a coroação ou resultado imediato da justificação. Não é algo que vamos ter somente no futuro, mas é algo que o crente já desfruta agora. Essa “ paz com Deus” significa estar de bem com Deus e viver um novo e maravilhoso relacionamento com Ele. Esse benefício só é possível mediante a fé no Filho de Deus, que, pela sua cruz, desfez as inimizades (Efésios 2.14-18).

Essa paz não depende de tudo estar bem no mundo; ela é mais do que uma satisfação emocional. A origem dessa paz é um relacionamento harmonioso com Deus, que produz uma sensação de contentamento, não importam quais sejam as circunstâncias externas (Romanos 5:3, 4).

Temos essa paz com Deus “por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (v. 1b). A paz com Deus só é possível porque Jesus morreu para nos reconciliar com o Seu Pai. Leia 5:1–11, observando quantas vezes Paulo disse que nossas bênçãos espirituais são “por meio de Cristo” (vv. 1, 2, 9–11).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
23/10/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

CABRAL, Elienai. Romanos – O evangelho da justiça de Deus. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus. 1986.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/Po_lessons/Po_200812_01.pdf

GONÇALVES, José. Maravilhosa Graça. Rio de Janeiro: CPAD 2016.

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Texto Áureo Lição 05 - A Promessa da Salvação. João 5.24

TEXTO ÁUREO 

“Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (João 5.24).

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 29 DE OUTUBRO DE 2024 (Atos 4.12)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
29 DE OUTUBRO DE 2024
LIVRES DA ESCRAVIDÃO DO PECADO E DA CONDENAÇÃO

Atos 4.12 “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. ”

 

“E em nenhum outro há salvação, ”

Percebe-se a facilidade com que Pedro passa da cura para a salvação, do particular para o geral. Ele vê a cura física de um homem (coxo) como uma ilustração da salvação que é oferecida a todos em Cristo. O grego tem um trocadilho ausente na versão para o português. “Salvação” e “salvos” nesse versículo são da mesma raiz que a palavra “curado”, no versículo 9. Assim como Jesus foi quem pôde curar fisicamente o mendigo, Ele também é o único que pode salvar espiritualmente a humanidade!

A afirmação é restritiva, mas é verdadeira. Jesus disse: “Eu sou o caminho e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6). Pedro ecoou esse pensamento. Seus
ouvintes consideravam-se salvos porque eram da descendência de Abraão e porque tinham a lei de Moisés. Jesus havia dito a eles: “E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão” (Mateus 3.9).

Há entre os homens muitos nomes que alegam ser nomes salvadores, mas que, na verdade, não o são. Existem muitas instituições religiosas que desejam estabelecer reconciliação e ligação entre Deus e os homens, mas não podem.

Visto que não há outro nome pelo qual corpos doentes sejam curados, assim não há outro nome pelo qual almas pecadoras sejam salvas. Por Ele, e somente por Ele, recebendo e aceitando sua doutrina, é que todos nós receberemos a salvação. A sua morte e ressurreição, sua exaltação e autoridade fazem dele o único Salvador, já que nenhum outro possui tais qualificações

 

“... porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. ”

Paulo escreveu aos filipenses que Cristo recebeu um nome que é sobre todo o nome:  Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” (Filipenses 2.9-11). Este nome é dado debaixo do céu. Jesus tem não só um grande nome no céu, mas um grande nome debaixo do céu, porque Ele possui todo o poder tanto no mundo superior quanto no inferior.

 

Por seu nome foi determinado a salvação da humanidade. O anjo do Senhor havia dito a José: “não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mateus 1.20-21). Esse Nome foi dado entre os homens que precisam de salvação, homens que estejam prontos a perecer. Somos salvos por seu nome, por este nome: O Senhor, Justiça Nossa (Jeremias 23.6).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
27/10/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

STOTT, John R. W. A Mensagem de Atos: Até aos Confins da Terra, São Paulo: ABU, 1994.

HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry – Atos a Apocalipse. Rio de Janeiro CPAD, 2008.

Comentário Bíblico Beacon. Volume 7. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2005.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200110_04.pdf

 

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 28 DE OUTUBRO DE 2024 (Números 21.9)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
28 DE OUTUBRO DE 2024
A SERPENTE NO DESERTO COMO UM TIPO DE CRISTO

Números 21.9 E “Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia. ”

 

“Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; ”

Deus enviou serpentes ardentes sobre o povo, pois este tinha pecado contra Ele: “Então o Senhor mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel” (v.6). A gravidade do flagelo e da extensão terrível da mortalidade fizeram o povo a reconhecer o pecado e somado as intercessões de Moisés, que implorou, Deus se compadeceu do povo.

Ele mesmo proporcionou a salvação após o arrependimento do povo: Vinde, e tornemos para o SENHOR, porque ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a ligará” (Oseias 6:1) ARA. Deus falou com seu Servo Moisés que ele deveria construir uma serpente de bronze e pendura-la sobre uma haste: “Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela” (v.8).

 

“... e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia. ”

A ordem do Senhor foi obedecida, e o efeito prometido também teve cumprimento, pelo que este versículo reitera a informação dada no versículo anterior, levando-nos a entender que, “um a vez cumprida a ordem divina, os efeitos desejados foram obtidos".

A figura da serpente em bronze foi elevada sobre um poste ou pendão, para que pudesse ser vista nas extremidades do acampamento hebreus. Todos que haviam sido mordidos e que olhavam para ela eram curados.

Este método peculiar de cura foi projetado, em primeira instância, para mostrar que era a eficácia do poder de Deus e da graça não, o efeito da natureza ou da arte. Essa serpente de metal foi preservada pelos filhos de Israel e levada à terra de Canaã, até que finalmente foi destruída pelo rei Ezequias, depois de ter sido transformada em um objeto de adoração idólatra: “Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã” (2 Reis 18.4).

A antiga serpente (Satanás) era a causa da morte, temporal e espiritual. Cristo Jesus, ‘em semelhança de carne pecaminosa’ (Romanos 8.3), foi feito pecado por nós (2 Coríntios 5.21), e assim cumpriu, conforme Ele mesmo disse a Nicodemos, o tipo da serpente de bronze (João 3.14,15). Cristo tem poder para salvar todos os que olham para ele por causa de seus pecados: “E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:14-15).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
23/10/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

FAUSSET, A. R.; BROWN, David; JAMIESON , R. Jamieson, Fausset and Brown’s commentary on the whole Bible. Grand Rapids: Zondervan Classic Reference Series, 1999.Crossway Books, 1999.

CHAMPLIN, Norman.O Novo Testamento Interpretado: Versículo Por Versículo, Volume 1. São Paulo: Hagnos, 2001.

domingo, 27 de outubro de 2024

Lição 05: A Promessa de Salvação | 4° Trimestre de 2024


TEXTO ÁUREO

João 5.24 “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”. 


“Na verdade, na verdade vos digo”

A expressão “na verdade” traduz o original “amem”, em hebraico ela transmite o sentido de verdade ou fidelidade. No Evangelho de João, essa expressão aparece composta com uma repetição a mais, isto é, “em verdade em verdade vos digo” ou “na verdade na verdade te digo". Essa repetição traduz um duplo amém. Na Bíblia Jesus usa essa expressão como introdução de uma declaração solene, como um alerta profundo. Indica que o que se segue após a expressão deve ser recebido, refletido, assimilado e obedecido.


“...que quem ouve a minha palavra, ”

A maioria das pessoas numa reunião pública ouve ao invés de ler. Alguns até mesmo nos nossos dias por não possuir leitura: “Ou dá-se o livro ao que não sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele dirá: Não sei ler “ (Isaías 29:12). Porém, não podemos deixar de contextualizar a quem Jesus está falando. As pessoas dessa época não possuíam a bíblia em sua cabeceira de cama ou biblioteca, as Bíblias eram manufaturadas e produzidas por rolos o que tornava muito caro adquirir uma para si. As próprias sinagogas não possuíam todos os rolos da bíblia, a de Nazaré possuía o rolo do profeta Isaías. Isso tornava o ouvir muito mais importante, pois as pessoas somente tinham acesso as escrituras pelo ouvido: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus “ (Romanos 10:17). Por esse motivo Jesus repetia as palavras: “Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça” (Marcos 7:16); “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça “ (Mateus 11:15). Porém as bênçãos não vêm sobre os ouvintes desatentos, mas sobre aqueles que, amorosamente, obedecem aos preceitos e mandamentos encontrados no livro. Ouvir não é sobre memorizar que se leu, é muito mais: é obedecer, é praticar: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; ” (Mateus 7:24).  


“...e crê naquele que me enviou, ”

Diversas vezes lemos neste evangelho que essa frase sai da boca de Jesus (veja Marcos 9.47) é outra maneira de dizer “meu Pai”.Sua reivindicação desta vez não foi tão explícita, por ele ter usado a frase aquele que me enviou, em vez de dizer meu Pai. Pois os judeus não aceitavam essa afirmação: “Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus” (João 5:18). Crer no Pai que o enviou é a mesma coisa de crer no Filho, ver o Filho significa ver o Pai (veja 14.9). “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3).


“...tem a vida eterna,” 

Quem crê no Pai e no Filho e passa pela morte física mesmo assim não morre. Isto é mais do que um anúncio da ressurreição geral do último dia; é a certeza de que os que nele crêem, estando unidos a ele pela fé, participarão da sua vida ressurreta mesmo experimentando a morte do corpo. E mais do que isto, no que se refere a esta participação na sua vida ressurreta e à posse da vida eterna, tal vida não conhece a morte. Jesus já tinha dito: “Se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte, eternamente“ (8.51). A vida mortal chegará ao fim; a vida verdadeira dura para sempre. Temos aqui uma antecipação da promessa que feita no cenáculo: “Porque eu vivo, vós também vivereis" (14.19).


“...e não entrará em condenação,”

Quem crê no Pai e no Filho recebem também a garantia de não entrar em juízo. Como em João 3.18“Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. ”, o juízo aqui em vista é o veredito adverso reservado aos que rejeitam o filho, mas “quem nele crê não é julgado”. Quem crê não precisa esperar até o último dia para ouvir o veredito favorável do juiz; ele já foi pronunciado: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito” (Romanos 8:1).


“...mas passou da morte para a vida”.

Quem crê também não precisa esperar até o último dia para experimentar a essência da ressurreição; aqui e agora já passou da morte para a vida. Esta antecipação do veredito favorável e da vida ressurreta resume o que, em tempos mais recentes, começamos a chamar de “escatologia realizada"." Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus” (Efésios 2:5,6)A ênfase na “escatologia realizada", nas palavras precedentes de Jesus, não excluem o enfoque na escatologia futura. A ressurreição de pessoas, da morte espiritual para a vida em Cristo, durante esta era, antecipa a ressurreição do corpo, no fim desta era. Há um vínculo estreito entre as duas ressurreições. O fato de que aqui e agora os mortos são vivificados quando ouvem a voz do Filho de Deus é a garantia de que sua voz ressuscitará os mortos no último dia.

 

DEIVY FERRREIRA PANIAGO JUNIOR
30/5/2023

FONTES:

CABRAL, Elienai. Relacionamentos em Família – Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

https://estiloadoracao.com/em-verdade-em-verdade-vos-digo/

HORTON, Stanley M. Apocalipse as coisas que brevemente devem acontecer. Rio de Janeiro: CPAD, 2001.

BRUCE, F. F. João introdução e comentário. São Paulo: Mundo Cristão, 1987.