O Dia do Teólogo é comemorado no dia 30 de novembro. A data foi instituída em janeiro de 1991 pela Lei Nº 4.504 e é marcada em todo o Brasil por comemorações e atividades alusivas ao estudioso das religiões.
Graduados no curso de Teologia são comprometidos com o estudo sobre Deus, principalmente no viés do cristianismo. A teóloga e o teólogo se debruçam sobre o estudo bíblico-teológico com o intuito de dedicar-se à evangelização, pesquisa e estabelecer um diálogo da igreja com a sociedade.
A formação não é obrigatória para o exercício pastoral. No entanto, em caso de vocação, atua como uma preparação para atividades missionárias e até mesmo para o desenvolvimento do ministério pastoral.
Áreas de atuação em Teologia
A carreira conta com amplas possibilidades de atuação, devido a interdisciplinaridade presente na graduação. Confira algumas oportunidades abaixo:
Liderança pastoral;
Ações missionárias e humanitárias;
Capelania;
Ensino e pesquisa;
Consultoria em trabalhos voltados para a religião;
Produção de materiais para livros e revistas sobre temas religiosos.
Curso de Teologia
O curso de Teologia é desenvolvido com a titulação de bacharelado e duração média de três anos. As disciplinas abrangem diferentes áreas, em especial, das Ciências Humanas, como Antropologia, História e Sociologia. A grade curricular também aborda disciplinas mais específicas, como Teologia Pastoral, Teologia Sistemática, História do Cristianismo, Línguas Bíblicas, entre outras.
Grandes Teólogos
João Calvino - Enfatizou a visão substitutiva penal da expiação. Assumiu um compromisso central com a noção agostiniana da soberania de Deus na salvação. Ensinou que a Escritura deve interpretar a Escritura. Usou o conceito da Aliança como princípio organizador da teologia cristã.
Martinho Lutero - teve um papel instrumental na Reforma. Ele foi definitivamente um teólogo por mérito próprio.
John Wesley - importante líder de um movimento de renovação dentro do anglicanismo que, ao fim, originou o Metodismo e o Movimento de Santidade (Igreja Evangélica Holiness).
Jonathan Edwards - Um renomado pregador e intérprete de teologia puritana, o legado de Edwards projetou uma longa sombra sobre o protestantismo norte-americano.
C. S. Lewis - Foi um apologista, e articulou habilmente os fundamentos da fé cristã. Ele é mais conhecido por seus trabalhos envolvendo a apologia cristã, com vasta produção literária.
Ainda hoje Deus tem levantado homens e mulheres vocacionados à Teologia, ciência ou estudo que se ocupa de Deus, de sua natureza e seus atributos e de suas relações com o homem e com o universo.