1 Coríntios 6:20 “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”
“Porque fostes comprados por bom preço;”
Além de o comportamento dos cristãos individuais refletir no Senhor que reinava sobre eles, havia outro motivo importante para aqueles cristãos serem compelidos a “fugir da impureza” (v.18). Eles haviam sido “comprados por bom preço”. Não pertenciam a si mesmos. O preço da compra deles, assim como o da nossa, foi o precioso sangue do Cordeiro (João 1:29; 1 Pedro 1:18, 19). O verbo no ariosto “comprados”, seria em português o pretérito perfeito, isto é, indica uma ação única e decisiva no passado.
Uma vez que a escravidão fazia parte do cotidiano da vida greco-romana, “comprados por preço” tinha mais significado para os primeiros leitores da carta de Paulo do que tem para os leitores de hoje. Alguns cristãos de Corinto eram, na verdade, propriedade de seus senhores (1 Coríntios 7:21, 22). O indicativo “[vós] fostes comprados por preço” prepara o terreno para o imperativo a seguir:
“... glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”
O Espírito Santo nos foi dado com o propósito de glorificarmos a Cristo (João 16.14). O Espírito Santo usa o nosso corpo para glorificarmos a Jesus (Filipenses 1.20,21). Glorificamos a Deus no nosso corpo quando o usamos em santidade e pureza. Glorificamos a Deus no nosso corpo quando entregamos nossos membros como instrumentos de justiça e não como servos do pecado (Romanos 6.12-14). Glorificamos a Deus no nosso corpo quando empregamos nossas forças, energias, dons e talentos para servirmos ao Senhor e fazermos a Sua vontade.
Não apenas o nosso corpo deve glorificar a Cristo, mas também o nosso espírito. Que nesse caso se refere ao homem interior (Alma e Espírito). O espírito já passou pela santificação inicial que se deu na ocasião da regeneração (2 Coríntios 1:21; Tiago.1:18; 1 Pedro 1:21). Agora se desenvolve mediante o processo de crescimento (1 Pedro 2:2; Efésios 5:15) é o desenvolver do Fruto do Espírito (Gálatas 5.22). A Alma é a nossa personalidade; sede das emoções, intelecto e vontade. Não é regenerada, mas restaurada (Tiago 1:21) pela Palavra de Deus. Enquanto a santificação do espírito é inicial e imediata, a santificação progressiva tem seu lugar tanto na alma como no corpo. É o processo de mudança de valores (Lucas 5:33-39; Efésios 4:23; Jeremias 18:1-6; Romanos 12:1,2) que também chamamos de desenvolver a salvação (Filipenses 2:12) e despir-se do velho homem (Efésios 4:20 a 5:21).
Como Paulo escreveu aos tessalonicenses: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Tessalonicenses 5:23).
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
13/12/2025
FONTES:
QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
LOPES, Hernandes Dias. I Coríntios: como resolver conflitos na igreja. São Paulo: Hagnos,2008.
MORRIS, Leon. I Coríntios: Introdução e Comentário. Tradução Odayr Olivetti. São. Paulo. Mundo Cristão, 1983
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201702_03.pdf
https://textoaureoebd.blogspot.com/2024/02/1-tessalonicenses-523.html
