segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Isaías 11:10

Isaías 11:10 “E acontecerá naquele dia que a raiz de Jessé, a qual estará posta por estandarte dos povos, será buscada pelos gentios; e o lugar do seu repouso será glorioso.”

 

“E acontecerá naquele dia que a raiz de Jessé, a qual estará posta por estandarte dos povos,“

Esse “Dia” diz respeito ao Reino de Cristo implantado no mundo, o Reino Milenial. Quando enfim os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos (Mateus 5.6). O dia em que o ”Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre” (Daniel 2:44). O dia que se cumprirá a oração do Pai nosso: “Venha o teu Reino” (Mateus 6.10).

A “raiz de Jessé” diz respeito ao Messias que não só descende Jessé, pai de Davi, mas que é a real fonte da linhagem davídica (Salmo 110.1). Jessé teve oito filhos, e duas filhas (1 Samuel 17.12). Jessé viveu em Belém, e obtinha seu sustento do pastoreio de ovelhas e da criação de cabras. A posição humilde de sua família é aludida pelo epíteto injurioso “filho de Jessé” dado a Davi por aqueles que não gostavam dele (1 Samuel 20.27,30; 22.7; 25.10; 2 Samuel 20.1). As expressões “brotará um rebento do tronco de Jessé” e “raiz de Jessé” aqui e em Isaías 11.1, indicam o passado insignificante e humilde da linhagem real de Davi, posteriormente tomaram-se símbolos de messianismo.

Davi quer dizer “Amado”. Dessa forma, quando a voz do Pai vinda do céu identificou a Jesus como o seu “Filho amado” (Mateus 3.17), Ele estava insinuando que Jesus é o seu segundo Davi, o cumprimento do que Davi representava. Isaías já tinha profetizado que o Filho reinaria no trono de Davi (Isaías 9.7). Agora ele deixa claro que o Filho seria também um descendente de Davi.

Ele se levantará como um estandarte ou bandeira quer dizer que Ele será a garantia de vitória e aquele ao redor de quem as nações se reunirão. “Pendão” (“bandeira”, NVI, KJV; “estandarte”, ARA) é a mesma palavra usada no nome de Deus em Exodo 17 .15: “O SENHOR é a minha Bandeira”. Esta é outra indicação do Velho Testamento de que o Rei messiânico não será um homem comum, mas será um ser divino.

 

 “... será buscada pelos gentios; e o lugar do seu repouso será glorioso.”

Quando a casa de Davi tiver recuperado a sua glória na pessoa do Messias, as nações buscarão o favor e a orientação dEle. O seu lugar de descanso, a sua casa, a Sião milenial, será gloriosa. Israel ocupará posição especial dentro do reino de Deus por causa do pacto abraâmico (Gênesis 15.18-21; 17.7,8; 22.17,18), do pacto davídico (2 Samuel 7.16) e do Novo Pacto (Jeremias 31.33,34). Mas os habitantes de outras nações também se beneficiarão com o reino de Deus.

O próprio Jesus deixou claro o ponto de que muita gente de fora de Israel fará parte do reino de Deus (Lucas 13.29). Deus prometeu a Abraão que, através de sua linhagem, todos os povos da terra seriam abençoados (Gênesis 12.3). Esse ensino dispensacional de que Israel tem um lugar especial dentro do programa de Deus, por causa das promessas divinas feitas a Abraão, não exclui os gentios de também terem um lugar especial.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
25/08/2025 

FONTES:

GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2001.

HORTON, Stanley. Isaías - O profeta messiânico. Rio de Janeiro: CPAD, 2016.

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 25 DE AGOSTO DE 2025 (Mateus 10:16)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
25 DE AGOSTO DE 2025
VIVENDO EM UM MUNDO HOSTIL

Mateus 10:16 “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.”

 

“Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; “

Jesus sempre suportou as perseguições, por mais desagradáveis que fossem, Ele ajustava-se a elas. Ele era realista no trato com seus discípulos e os advertiu sobre as dificuldades futuras. Mais do que preveni-los, deu-lhes instruções sobre como enfrentar a perseguição.  Plummer comenta: "Esta não é a maneira que o mundo tem de ganhar partidários." O mundo sempre oferece rosas, um caminho de rosas, comodidade e seguranças, junto com o cumprimento de todas as ambições mundanas. Jesus oferece dificuldades, e até a morte e mesmo assim se multiplicam seus seguidores.

Barclay comenta que a história demonstra que Jesus tinha razão em motivá-los assim. Pois, no mais íntimo, os seres humanos apreciam o chamado à aventura. Depois do sítio de Roma, Garibaldi dirigiu a seguinte proclama a seus partidários: "Soldados: Todos os nossos esforços contra forças superiores foram inúteis. Não tenho nada a lhes oferecer a não ser fome e sede, dificuldades e morte; mas chamo a todos os que amem a pátria a unir-se comigo" – e foram por ele centenas de soldados. Depois da derrota de Dunquerque, Churchill ofereceu aos ingleses, "sangue, suor e lágrimas", foi suficiente.

“Ovelhas” são os animais mais dependentes. Sem defesas naturais, elas entram em desespero e facilmente se amedrontam. “Lobos” eram os piores inimigos das ovelhas na Palestina. Jesus não estava falando de animais aqui; Ele estava simplesmente usando-os como ilustrações de como as pessoas às vezes se comportam. Seus apóstolos eram as ovelhas, e seus inimigos eram os lobos.

Wilkins salientou: “Jesus inverte a metáfora. Antes disso os discípulos deveriam ir até as ovelhas (Mateus 9:36; 10:6), mas agora eles é que eram as ovelhas andando entre lobos”. Os doze estavam sendo enviados a um mundo de predadores (Mateus 7:15; João 10:10, 12; Atos 20:29). Seriam caçados como presas por todos os inimigos de Cristo.

 

“... portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.”

Por isso Jesus admoestou-os: “Sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas”. Talvez esses dizeres fossem de um provérbio. Na literatura rabínica, um adágio semelhante é atribuído a Deus. Falando dos israelitas, Deus teria dito: “Diante de mim, eles são inocentes como pombas, mas para as nações são astutos como serpentes”.

As pombas, possivelmente desde o tempo de Noé, são vistas como símbolo de paz, inocência e pureza. Elas também são criaturas muito indefesas e são presas fáceis para predadores. “Serpentes”, desde a antiguidade, são conhecidas por sua astúcia e sabedoria (Gênesis 3:1); muitas delas são venenosas e extremamente perigosas.

Os discípulos de Jesus precisam de toda a sabedoria proverbialmente atribuída às serpentes, porém a astúcia para fraudar e enganar devem ser substituídas pela inocência inofensiva e gentil atribuída às pombas. "Sozinha, a prudência da serpente é mera astúcia, e a simplicidade da pomba pouco mais que fraqueza; mas combinadas, a prudência da serpente salvaria da exposição desnecessária ao perigo; a simplicidade da pomba, dos expedientes pecaminosos de escapar dele".

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
03/08/2025 

FONTES:

GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

HARRISON, Everret F; PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1990.

BARCLAY, William. The Gospel of Matthew - Tradução: Carlos Biagini.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201206_04.pdf