Efésios 6:12 “Porque não temos que lutar
contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as
potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes
espirituais da maldade, nos lugares celestiais. ”
“Porque não temos que
lutar contra a carne e o sangue, “
O conflito contra o reino das
trevas “não é contra carne e sangue”. “Carne e sangue” significa “ seres
humanos” na sua presente natureza humana mortal: “Bem-aventurado és tu,
Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está
nos céus” (Mateus 16:17). Não é contra a pessoa humana, mas contra o reino
das trevas nas “regiões celestes”. Noutras palavras, nossa luta não é contra
homens ou mulheres, mas contra inteligências cósmicas; nossos inimigos não são
humanos, mas demoníacos.
Os leitores asiáticos de Paulo
estavam bem familiarizados com este fato. Sem dúvida se lembravam — ou deviam
ter ouvido contar o caso — do incidente dos exorcistas judeus em Éfeso (Filhos
de Ceva) que foram suficientemente atrevidos para procurarem expulsar espíritos
malignos em nome de Jesus sem eles mesmos conhecerem o Jesus cujo nome
invocavam. Ao invés de conseguirem o que tentavam, foram dominados pelo
endemoninhado e fugiram em pânico, desnudos e feridos: "E, saltando neles o
homem que tinha o espírito maligno, e assenhoreando-se de todos, pôde mais do
que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa” (Atos
19:16)
Na continuidade do versículo em
comento, Paulo identifica as forças do mal que marcham contra a Igreja.
“...mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os
príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos
lugares celestiais. ”
O apóstolo menciona a existência
de quatro categorias entre as hostes de Satanás que atuam no propósito do reino
das trevas dispostas em ordem de batalha contra os crentes, a saber:
principados, potestades, príncipes do mundo destas trevas e hostes espirituais
da iniquidade.
Esses seres são caracterizados
por três aspectos: são poderosos; são malignos e são astutos.
O termo “principados” é a
forma plural do grego arché, com a ideia de primazia de poder ou domínio, e o
termo “potestades” é plural de exoussía, que denota liberdade para agir
e autoridade para presidir. A expressão refere-se a governos ou autoridades
tanto na esfera terrestre quanto na espiritual.
“Príncipes destas trevas”
significam literalmente “governantes do mundo” que, ao lado de Satanás,
governam sobre a atual Ordem Mundial, organizada em rebelião contra Deus. Stott
lembra que eles também são chamados de “os dominadores deste mundo tenebroso”,
o que pode ser referência ao título de “príncipe deste mundo”, que Jesus
atribuiu ao Diabo:“..., porque já o príncipe deste mundo está julgado” (João
16.11), bem como a declaração de João de que “todo o mundo está no maligno”
(1 João 5.19).
Quanto às “hostes espirituais
da maldade”, compreende-se as vastas hostes de demônios que servem aos
propósitos iníquos de Satanás para a destruição geral: “O ladrão não vem senão
a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com
abundância” (João 10:10)
Literalmente, essas forças
espirituais do mal, habitam nas regiões celestes: “Em que noutro tempo
andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar,
do espírito que agora opera nos filhos da desobediência” (Efésios 2:2).
Apesar desse imenso império do
mal, a Igreja é exortada a não temer. Em contraste com o poder do domínio
sobrenatural hostil, Paulo enfatiza a superioridade do poder de Deus e a
supremacia de Cristo (Ef 1.19-23; 4.8-10).
Ele demonstra que os fiéis têm
acesso a esse poder em virtude de sua união com Cristo”. Doravante, somos
incentivados a lutar e, sobretudo, vencer, pois o Senhor da Igreja está elevado
ao nível “acima de todo principado, e poder, e potestade, e domínio”
(1.21).
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
26/11/2023
FONTES:
GABY, Wagner. Até os confins da terra – Pregando o evangelho
a todos os povos até a volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.
CABRAL, Elienai. Comentário Bíblico: Efésios. 3a Ed. – Rio
de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 1999.
BAPTISTA, Douglas. A igreja eleita – Redimida pelo sangue de
Cristo e selada com o Espírito Santo da promessa. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.
PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. Batista Regular,
2017.
STOTT, John. A mensagem de Efésios - A Nova Sociedade de
Deus [tradução de Gordon Chown] - 6.a ed. - São Paulo: ABU Editora, 2001.
FOULKES, Francis. Efésios – Introdução e comentário. São Paulo:
Edições Vida Nova, 2014.