LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
15 DE NOVEMBRO DE 2024
DEUS VÊ O CORAÇÃO DO SER HUMANO
Jeremias 20.12 “Tu, pois, ó Senhor dos Exércitos, que provas o justo, e vês os rins e o coração, permite que eu veja a tua vingança contra eles; pois já te revelei a minha causa”.
“Tu, pois, ó Senhor dos Exércitos, que provas o justo, e vês os rins e o coração, ”
O justo (Jeremias) fora verdadeiramente “provado” (Jeremias 10:24; 11:20; 12:3; 15:15; 17:10). Vez após vez, vimos como Deus trabalhou com Seu profeta. É vital a todos que buscam a Deus reconhecer que, com amor e compreensão, Ele castiga e prova Seus filhos: “Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho” (Hebreus 12:6).
Nos códigos dos sacrifícios, no Pentateuco, os rins dos animais eram considerados uma das sedes da vida, o que também valia para os rins nos seres humanos. Creditava-se a eles também emoções como alegria: “E exultarão os meus rins, quando os teus lábios falarem coisas retas” (Provérbios 23.16) e tristeza: ”Assim o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins” (SaImos 73: 21).
Na Bíblia, raramente, a palavra “coração” é usada como referência ao órgão físico. Em toda a Bíblia é apresentado como o centro da vida física, espiritual e mental; emotiva e volitiva do homem), mas a ênfase especial nos pensamentos significa o “homem interior” (Mateus 22.37; 2 Coríntios 9.7; Romanos 2.5). Deus, além das emoções enxerga nossas intenções.
“... permite que eu veja a tua vingança contra eles; pois já te revelei a minha causa”.
Por conta disso, Jeremias obteve a confiança de que seria aprovado por Deus. E pode prever, Deus Se vingando dos malfeitores, porque Ele julgou a sua causa. A causa de Jeremias era a causa divina, na qual a divina vindicação finalmente era algo inevitável. “O Deus da minha misericórdia virá ao meu encontro; Deus me fará ver o meu desejo sobre os meus inimigos” (Salmos 59.10).
Moisés teve essa mesma convicção diante do mar vermelho: “Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver” (Êxodo 14.13).
Champlin comenta que o ensino de Jesus, para orarmos por nossos inimigos, estava acima do ensino de Jeremias, e certamente está acima de nós: “Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem” (Mateus 5.44). Isso se observa pelas palavras: “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. “Eu, porém, vos digo”.
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
12/11/2024
FONTES:
RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201109_11.pdf
CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2001.
HARRISON, R. K. Jeremias e Lamentações: Introdução e comentário. São Paulo: Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, 1980.