LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
13 DE SETEMBRO DE 2024
A 'SINDROME DO IMPERADOR" DE HAMÃ REVELA O EGOCENTRISMO MASCARADO NO SER HUMANO
Ester 6.7 “Assim disse Hamã ao rei: Para o homem, de cuja honra o rei se agrada,”
“Assim disse Hamã ao rei:”
O rei Assuero pensando em como recompensar Mardoqueu perguntou a Hamã o que se deveria fazer ao homem de quem o rei se agradava. A natureza egocêntrica de Hamã levou-o a concluir que o rei estava perguntando, indiretamente, o que poderia ser feito para honrá-lo. “Afinal”, pensou ele, “quem merece mais honra do que eu?”
Quando
fez essa sugestão ao rei, imaginando que a honra seria para ele, Hamã revelou
ter a síndrome de imperador. Ele queria roupa de rei, cavalo de rei e coroa de
rei (Ester 6.8-9). Atualmente, tem sido identificado em crianças e adolescentes
a “síndrome do imperador”.
A Síndrome do
Imperador é um fenômeno comportamental que tem se tornado cada vez mais comum
nos dias de hoje. São filhos egocêntricos,
reinam dentro e fora de casa, ditam as regras e exigem o que querem. Sem
correção, os filhos podem crescer como um Hamã, cheios de soberba e presunção
(Provérbios 23.13,14; 29.15,17,23; 30.17).
Joyce G. Baldwin sugeriu que a percepção equivocada de Hamã era de certa forma compreensível. Ela explicou que um rei geralmente “perguntava ao destinatário que presente ele gostaria de receber”. Assim, ele teria certeza de que o presente seria apreciado. Todavia, em vez de perguntar a Mardoqueu, o rei dirigiu a pergunta a Hamã. “Obviamente o rei esperava ouvir exatamente o que seu próprio cortesão gostaria de receber em homenagem, e qualquer um cometeria o erro de Hamã em presumir que ele mesmo seria o homenageado.
“Para o homem, de cuja honra o rei se agrada,”
Em sua resposta, Hamã pintou o quadro de sua própria exaltação. Ele é tão egocêntrico que só consegue ver a si mesmo. Tão vaidoso que está a ponto de explodir. O rei certamente só poderia estar falando dele. E ele quem o rei quer honrar. Esfrega mentalmente as mãos, pensando: "Agora vou receber o que mereço!" E começa a mencionar todas as coisas maravilhosas que o rei deveria fazer por tal pessoa.
Tal homem, disse ele, deveria trajar as vestes reais, montar o cavalo do rei e ser conduzido pela praça da cidade, tendo adiante de si um nobre anunciando seus louvores: “Tragam a veste real que o rei costuma vestir, como também o cavalo em que o rei costuma andar montado, e ponha-se-lhe a coroa real na sua cabeça. E entregue-se a veste e o cavalo à mão de um dos príncipes mais nobres do rei, e vistam delas aquele homem a quem o rei deseja honrar; e levem-no a cavalo pelas ruas da cidade, e apregoe-se diante dele: Assim se fará ao homem a quem o rei deseja honrar!” (Ester 6.8-9). Hamã quase podia ouvir as saudações e sentir a bajulação que receberia ao desfilar montado no cavalo do rei.
DEIVY
FERREIRA PANIAGO JUNIOR
30/8/2024
FONTES:
QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201803_07.pdf
BALDWIN, Joyce G. Ester – Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1986.
SWINDOLL, Charles R. Ester: uma mulher de sensibilidade e coragem - tradução de Neyd Siqueira. - São Paulo: Mundo Cristão, 1999.