2 Timóteo 4.22 “O Senhor Jesus Cristo seja com o teu espírito. A graça seja convosco.”
“O Senhor Jesus Cristo seja com o teu espírito.”
A despedida final de Paulo é uma conclusão em duas partes: uma bênção pessoal a Timóteo e “graça” a todos. Estas são as últimas palavras do apóstolo Paulo registradas nas Escrituras. Numa última oportunidade de encorajar o jovem pastor Timóteo diante de tantas lutas, Paulo diz: O Senhor seja com o teu espírito.
Paulo orou para que Jesus permanecesse ao lado de Timóteo, assim como Ele o havia apoiado e fortalecido (v.17). O uso de “espírito” é uma indicação de que o êxito espiritual de Timóteo era muito mais importante do que o físico. Além disso, há a implicação de que, ainda que o corpo de Timóteo fosse destruído, o Senhor estaria com seu espírito e o levaria “em segurança ao Seu reino celestial” (v.18).
Matthew Henry está correto ao dizer que nada nos deve deixar mais felizes que ter o Senhor Jesus Cristo com o nosso espírito, ele um dia disse: “eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação do mundo. Amém.” ((Mateus 28:20).
“A graça seja convosco.”
Apesar dessa carta ser endereçada o Timóteo a palavra “convosco” indica uma pluralidade de gente. Como no caso de sua carta anterior a Timóteo (1 Timóteo 6:21). Fica evidente que Paulo esperava que esta carta fosse compartilhada com toda a congregação de Éfeso. Dois mil anos depois, esse plural “convosco” engloba todos nós.
Paulo passa do singular, O Senhor seja com o teu espírito, para o plural, A graça seja convosco. As últimas palavras registradas nos escritos do apóstolo Paulo expressam uma oração para que a graça de Deus esteja com todo o seu povo. “Graça” é “a palavra na qual toda a teologia de Paulo é destilada”. Ela tem sido chamada de “a primeira e a última palavra de Paulo”. Ele começou a carta com ela (1:2) e agora a encerrava com ela. Com Paulo, tudo era graça do princípio ao fim.
A presença e a graça do Senhor nos bastam: “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Assim como a graça foi suficiente para Paulo no passado, seja também nosso alento hoje, para prosseguirmos preservando o evangelho, sofrendo pelo evangelho, permanecendo no evangelho e pregando o evangelho!
A Bíblia não registra os últimos dias de Paulo. De acordo com a tradição, porém, ele foi declarado culpado, sentenciado à morte e decapitado. No entanto, Timóteo e outros cristãos deram continuidade à obra. Como Charles Wesley costumava dizer: “Deus sepulta seus obreiros, mas sua obra continua”. Esta citação aparece na base de uma pedra memorial em honra aos dois irmãos, John e Charles Wesley, em Westminster Abbey em Londres. Esses ministros do século XVIII fundaram o metodismo.
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
27/11/2025
FONTES:
QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
WIERSBE, Warren. Comentário Bíblico Expositivo. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2008.
LOPES, Hernandes Dias. 2Timóteo: o testamento de Paulo à igreja. São Paulo: Hagnos, 2014.
HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry – Atos a Apocalipse. Rio de Janeiro CPAD, 2008.
ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. 2ª Edição. RJ: CPAD, 2004.
http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201905_01.pdf
