Atos 10:48 “E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.”
“E mandou que fossem batizados em nome do Senhor.”
Após ser feliz em seu argumento e conclusão:” Pode alguém, porventura, recusar a água, para que não sejam batizados estes que também receberam, como nós, o Espírito Santo?” (v.47). O Apostolo Pedro manda que todos os gentios da casa de Cornélio fossem batizados. Pois os gentios após crerem foram batizados com o Espírito Santo, e imediatamente deveriam também batizados com água e integrados à igreja.
Todo aquele que crê deve integrar-se à igreja de Deus por meio da pública profissão de fé e do batismo. Jesus disse: “Quem crer e for batizado será salvo” (Marcos 16.16). O eunuco etíope após ouvir o sermão de Filipe perguntou: “Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus” (Atos 8.36-37)
O batismo é o selo de que alguém pertence à igreja de Cristo Jesus. Todos na casa de Cornélio ansiavam de coração por esse lacre evidente e público. Por meio do batismo, os crentes passam publicamente a pertencer a Jesus, e Jesus passa a pertencer a eles. Não se pode negar o sinal aos que receberam o dom do Espírito Santo. Esses a quem Deus concedeu graciosamente o concerto têm o direito claro aos selos do concerto.
“Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.”
Os ouvintes reconheceram a palavra de Pedro e a obra de Deus quando expressaram o desejo de se beneficiarem mais pelo ministério de Pedro. Eles não podiam forçá-lo a fixar residência entre eles. Eles sabiam que ele tinha trabalho a fazer em outros lugares, e que, naquele momento, ele era aguardado em Jerusalém.
Mesmo assim, eles não queriam que ele fosse embora imediatamente, mas imploraram com instância que ele ficasse por certo tempo entre eles, para que ele os ensinasse mais coisas do que respeita ao Reino de Deus. Pedro ficou feliz em consentir , afinal Jesus disse que, após ouvirem o Evangelho e serem batizadas, as pessoas deveriam aprender tudo o que Ele ordenara (Mateus 28:19, 20).
Mas havia mais nessa estadia do que ensinamento extensivo. A comunhão entre judeus e gentios era ainda tênue; precisava ser fortalecida. Pedro dera um grande passo entrando na casa de Cornélio. Agora, por vários dias, ele hospedou-se nessa casa — e até comeu o que os gentios comiam (Atos 11:3). As barreiras entre judeus e gentios estavam finalmente caindo!
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
23/08/2025
FONTES:
GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
Lopes, Hernandes Dias Atos: a ação do Espírito Santo na vida da igreja. São Paulo: Hagnos, 2012.
HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry – Atos a Apocalipse. Rio de Janeiro CPAD, 2008.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200112_07.pdf
