quinta-feira, 17 de julho de 2025

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 17 DE JULHO DE 2025 (Atos 4:16)


LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
17 DE JULHO DE 2025
PREGANDO CRISTO

Atos 4:16 “Dizendo: Que havemos de fazer a estes homens? Porque a todos os que habitam em Jerusalém é manifesto que por eles foi feito um sinal notório, e não o podemos negar;”

 

“Dizendo: Que havemos de fazer a estes homens?”

Após serem usados em nome de Jesus para curarem o chamado coxo da porta formosa. Pedro e João foram detidos a tarde pelo capitão do templo que atuou em nome dos sacerdotes saduceus. No dia seguinte reuniram-se em Jerusalém os seus principais, os anciãos, os escribas para ouvirem Pedro e João e perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes isto? (v.7). Após a resposta cheia de ousadia de Pedro acerca da autoridade do nome de Jesus os sacerdotes e principais conferenciaram entre si. E Disseram: “Que havemos de fazer a estes homens?

Apesar de eles ter se doído muito por ouvirem homens sem letras e indoutos (não tinham curso em escola rabínica) ensinando ao povo, não podiam agir precipitadamente por impulso contra eles, pois muitos dos que ouviram a palavra creram e o número desses chegou a quase cinco mil.  

 

“Porque a todos os que habitam em Jerusalém é manifesto que por eles foi feito um sinal notório, e não o podemos negar;”

A perplexidade dos membros do concílio diante de um inegável milagre de cura já foi descrita, e as observações atribuídas aos membros do concilio meramente refletem seus sentimentos óbvios.

Mesmo eles não crendo que Pedro e João falavam em Nome do Senhor reconheciam que o sinal manifesto por eles era notório demais e não podia ser simplesmente negado. Afinal eles mesmos reconheceram o coxo e nada tinham que dizer em contrário (V.14). O sinal para eles não foi suficiente para reconhecerem a obra de Deus. Outro sacerdote, chamado Nicodemos, convencido havia dito a Jesus: “Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele” (João 3:2).

Observe que nem um milagre “notório” mudou aqueles corações endurecidos. Estevão antes do seu martírio disse a eles: “Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais” (Atos 7:51). Homens de dura cerviz não se permitem convencer, pois sua mente esta cauterizada.

E assim diz o Espírito Santo: “Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto. Onde vossos pais me tentaram, me provaram, e viram por quarenta anos as minhas obras. Por isso me indignei contra esta geração, e disse: Estes sempre erram em seu coração, e não conheceram os meus caminhos” (Hebreus 3:7-10).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
20/06/2025 

FONTES:

GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.