sexta-feira, 27 de setembro de 2024

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 27 DE SETEMBRO DE 2024 (1 Coríntios 10.31)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
27 DE SETEMBRO DE 2024
TUDO O QUE FIZERMOS DEVE SER FEITO PARA A GLÓRIA DE DEUS

1 Coríntios 10.31 “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.”

 

“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa,”

Portanto introduz o princípio que resume todo o discurso. O apóstolo resumiu suas admoestações sobre “coisas sacrificadas a ídolos” iniciadas em 8:1 com dois imperativos (comais e bebais).

Podemos comer e beber de tudo que nos é oferecido: “Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência” (1 Coríntios 10.25); “E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência” (1 Coríntios 10.27).

Fazendo assim Deus será glorificado: O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus” (Romanos 14.6). Afinal tudo foi feito por Deus para proveito nosso: “Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude” (1 Coríntios 10.26).

A única exceção seria a informação: “por causa da consciência”. Se o cristãos soubesse que o que lhe oferecesse era oferecido também aos ídolos deveriam se abster. Naturalmente quem servia a ídolos se ofenderia com a recusa do cristão de comer ou beber em seus templos.

Nem sempre é possível evitar ofensas, mas os cristãos precisam tentar evitar criar barreiras entre eles mesmos e os incrédulos. Para Martinho Lutero, a interpretação das Escrituras se resumia na idéia de “tudo o que comunica ou divulga Cristo”. O sentido é semelhante ao desejo de Paulo de que os crentes “fizessem tudo para a glória de Deus”.

 

“... fazei tudo para glória de Deus.”

A glória de Deus é o alvo principal. O que quer que você beba, coma ou faça, faça “tudo para a glória de Deus”. Nossa adoração a Deus, nossa glorificação a Ele, não deve ser limitada pelo que fazermos nos cultos da igreja. Tudo deve ser feito em espírito de adoração a nosso Senhor, com o desejo de exaltá-lo.

Não devemos considerar tanto o nosso próprio prazer e interesse quanto o avanço do Reino de Deus entre os homens. Note que um cristão deve ser um homem devotado a Deus e de espírito público.

O propósito de glorificar a Deus era incompatível com comer e beber a mesa dedicada a demônios: “Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios” (1 Coríntios 10:20,21).

Deus já declarou que a sua glória Ele não a dá a outrem (Isaías 42.8; 48.11). Como estamos glorificando a Deus no nosso serviço para Ele? Ele é o único "Rei da Glória" (SaImo 24.7-10).

Nada deve ser feito contra a glória de Deus e contra o bem de nosso próximo, nada deve ser feito por nós para ofender a ninguém, “nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus” (v. 32). Pois, isso não glorificaria a Deus.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
27/09/2024

FONTES:

QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

HARRISON, Everret F; PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1990.

HORTON, Stanley. I e II Coríntios – os problemas da igreja e suas soluções. Rio de Janeiro: CPAD.

GILBERTO, Antonio. Mensagens, estudos e explanações em I Córintios. Rio de Janeiro. CPAD, 2009.

HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry – Atos a Apocalipse. Rio de Janeiro CPAD, 2008.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201703_04.pdf