sábado, 18 de outubro de 2025

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 18 DE OUTUBRO DE 2025 A (Jó 19.25)


LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
18 DE OUTUBRO DE 2025
A CONFIANÇA DE JÓ EM MEIO AO SOFRIMENTO

Jó 19.25 “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.”

 

“Porque eu sei que o meu Redentor vive,”

Neste discurso, a fé audaciosa de Jó chega ao seu clímax nas palavras famosas: “Eu sei que o meu Redentor vive”. A partir de um estado de desespero causado pelas repreensões dos seus amigos: “Até quando afligireis a minha alma, e me quebrantareis com palavras?” (Jó 19:2); pela sua devastação por Deus: “Compadecei-vos de mim, amigos meus, compadecei-vos de mim, porque a mão de Deus me tocou” (Jó 19:21); e pelo seu sentimento de total abandono : “Os meus parentes me deixaram, e os meus conhecidos se esqueceram de mim” (Jó 19:14). Sua certeza da vindicação final brilha com maior fulgor ainda contra este fundo escuro.

Se lermos os salmos de Davi, ou as cartas de Paulo, verificaremos que ambos os santos, quanto mais atribulados, mais ardentemente esperavam em Deus. Davi, quando sofria com perseguição professou: “Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se multiplicaram o seu trigo e o seu vinho” (SaImo 4.7). O apostolo escreveu “Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte” (Filipenses 1.20).

Mesquita diz que a palavra hebraica redentor (go’el) é a que determina o processo civil de um parente consangüíneo remir o seu irmão ou parente mais próximo, como foi o caso de Rute e Boaz (Rute 3). Esta prescrição mosaica tinha em mira a perpetuidade da família. No caso vertente, parece que o termo Go'el deve ter outro sentido, o de Remidor, Justificador ou vindicador.

Jó tem confiança de que tem testemunha no céu: “Eis que também agora a minha testemunha está no céu, e nas alturas o meu testemunho está” (Jó 16:19). A identidade de que assim advoga a sua causa tem sido procurada com cuidado. Jó claramente está esperando que haja algum agente para ajudá-lo a resolver sua disputa e manter o direito do homem contra o próprio Deus.

 

“... e que por fim se levantará sobre a terra.”

Pensam alguns comentadores que Jó espera a sua redenção depois de ir ao Sheol, mas, se isso for aceito, então ele ainda espera outra coisa melhor, que é o revestimento de seu corpo com a sua pele. Uma referência à ressurreição! Se for assim, Jó tinha começado a ver uma vida pós-túmulo, embora não a visse, exatamente, no modo e com os propósitos que a vemos hoje, exceto que ele sabia que seu caso seria finalmente vindicado.

Admitimos também que ele espere pelo Remidor antes de morrer. Dessa maneira a honra de Jó seria restaurada, e seu nome seria limpo, e sua pele voltará ao que era antes.  O redentor se levantaria para vindicar Jó e corrigir os seus atormentadores. Quaisquer das duas suposições nos consolam.

Este texto tem sido cristianizado para apontar para Cristo, o Redentor que se fez carne para nos remir dos nossos pecados. Se for, parece até que Jó estava lendo as páginas do Novo Testamento, em que Jesus se nos apresenta como o Único Mediador entre Deus e os homens (1 Timóteo 2:5). O máximo que podemos dizer é que Jó estava “chegando perto” de grandes realidades, embora as compreendesse de maneira preliminar e fragmentar.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
12/10/2025

FONTES:

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

ANDRADE, Claudionor. Jó O problema do sofrimento do justo e seu propósito – Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

HARRISON, Everret F; PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1990.

MESQUITA, Antonio Neves. Estudo no livro de Jó – uma interpretação do sofrimento humano. Rio de Janeiro: Juerp, 1979.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2001.

ANDERSEN, Francis I. Jó – introdução e comentário. São Paulo: Edições. Vida Nova e Editora Mundo Cristão, 1984.