LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
15 DE JULHO DE 2024
TIRANDO FORÇA DA FRAQUEZA, BATALHANDO E SE ESFORÇANDO
Hebreus 11.34 “Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.”
“Apagaram a força do fogo,”
Clara citação a fornalha de fogo ardente que o rei Nabucodonozor tinha mandado aquecer sete vezes mais para a condenação nela dos três jovens hebreus (Ananias, Misael e Azarias) conhecidos na Babilônia como Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Pois eles não haviam se prostado e adorado a estátua que rei levantou, mesmo havendo um decreto do rei que os que não assim procedessem seriam imediatamente lançados dentro da fornalha de fogo ardente.
Através da Fé no poder do seu Deus os três jovens se submeteram a condenação: “Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste” (Daniel 3.17-18).
Essa fé foi honrada por Deus quando enviou na fornalha o chamado quarto homem: “Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei. Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus” (Daniel 3.24-25). Através desta fé, eles apagaram a força do fogo.
“... escaparam do fio da espada,”
Vários heróis da fé “escaparam ao fio da espada” (v. 34b). Entre os que escaparam da morte no Antigo Testamento estão Davi, ao matar Golias e quando fugiu de Saul (1 Samuel 18:10, 11; 19:10). Elias evitou a execução por mando de Jezabel (1 Reis 19:1–6) e Eliseu (2 Reis 6:14–23, 31–33) foi salvo do filho de Jezabel, o rei Jorão, quando os sírios foram feridos de cegueira, em 2 Reis 6:18.
O autor também poderia ter em mente a rainha Ester e os judeus salvos pela providência divina em Ester 9: 5: “Feriram, pois, os judeus a todos os seus inimigos, a golpes de espada, com matança e com destruição; e fizeram dos seus inimigos o que quiseram.”
“... da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram,”
À primeira vista, parece um paradoxo, mas alguns casos podem ser lembrados. Pois realmente alguns “da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra”. Esta descrição poderia se aplicar até ao rei Acabe, cujo exército era como “dois pequenos rebanhos de cabras” e ainda derrotaram os poderoso arameus (1 Reis 20:27).
Davi estava entre os fracos que se transformaram em fortes (1 Samuel 17:49–51), como Baraque (Juízes 4:14). Também podemos pensar em Sansão, que recebeu poder para destruir um templo pagão e um grande número de filisteus após um período de fraqueza (Juízes 16:19–30).
Um exemplo neotestamentário pode ser visto na revelação feita ao apóstolo Paulo de que a força se amadurece na fraqueza: “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo” (2 Coríntios 12.9).
“... puseram em fuga os exércitos dos estranhos.”
Esses heróis da fé perseguiram seus inimigos muito das vezes estando em minoria. Muitas passagens aqui poderiam ser citadas (Gênesis 14:10, Josué 10:16, 1 Samuel 19:8, 2 Reis 3:24). Todavia creio que basta a conclusão do exercito do Egito ante o mar vermelho: “Então disseram os egípcios: Fujamos da face de Israel, porque o Senhor por eles peleja contra os egípcios” (Êxodo 14.25).
Claramente, ao contemplar a história passada de Israel, o escritor desta Epístola vê suas proezas militares como parte integrante da sua fé em Deus, embora o Antigo Testamento nem sempre se ocupe com este elemento da fé. Para ele, todos os heróis do passado ilustram da mesma maneira a dependência de Deus, que é interpretada em termos da fé.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
9/7/2024
FONTES:
QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201407_10.pdf
GUTHRIE, Donald. Hebreus: introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1999.