segunda-feira, 2 de setembro de 2024

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 2 DE SETEMBRO DE 2024 (Ester 4.5)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
2 DE SETEMBRO DE 2024
ESTER ENVIA HATAQUE PARA PERGUNTAR O QUE SE PASSAVA COM MARDOQUEU

Ester  4.5 “Então Ester chamou a Hatá (um dos camareiros do rei, que este tinha posto para servi-la), e deu-lhe ordem para ir a Mardoqueu, para saber que era aquilo, e porquê.”

 

Então Ester chamou a Hatá (um dos camareiros do rei, que este tinha posto para servi-la),”

Ester ficou sabendo da tristeza pública de Mardoqueu através dos eunucos e das servas que atendiam as necessidades de Ester. Evidentemente, essas servas e os eunucos sabiam alguma coisa sobre o relacionamento da rainha com ele; talvez, durante os quase cinco anos de reinado da rainha, tivessem levado inúmeras mensagens de um para o outro.

Ester então enviou roupas apropriadas para que pudesse entrar na corte (v. 2). Porém ele não as aceitou. Pois, queria impressionar Ester com a gravidade da situação e obter uma oportunidade de falar com ela. A essa altura, apesar de toda a Susã estar alarmada com o decreto do rei, Ester não estava ciente dele. Parece que os habitantes da “casa das mulheres” ou do harém do rei – incluindo Ester – eram mantidos em isolamento do mundo fora das portas do palácio. Ester, então Ester chamou a Hatá, um dos camareiros que o rei Assuero tinha posto para servi-la.

 O nome Hatã pode ser derivado do persa hãtaka, “bom”; se assim é, esse homem fazia jus ao seu nome. Assuero fora cuidadoso em escolher para a sua rainha um homem de integridade para servi-la, e se dispusera a liberá-lo do grupo de seus assistentes pessoais.

 

“... e deu-lhe ordem para ir a Mardoqueu, para saber que era aquilo, e porquê.”

Ester envia uma mensagem a Mardoqueu através de Hatá, pedindo que lhe contasse de modo mais pormenorizado quais as circunstâncias que ele tanto lamentava, e por que ele não queria tirar seus panos de saco.

Hatá se encontra com Mardoqueu na praça da cidade que estava diante da porta do rei (v.6). Mardoqueu informa a Hatá detalhes de tudo que se havia sucedido, quando ocorreria a destruição dos judeus, a quantia dada por indenização ao rei (v.7), uma cópia da lei escrita  e um pedido para que Ester suplicasse ao rei pelo seu povo (v.8).

Essa conversa entre os primos, intermediada pelo camareiro do rei Hatá, convencerá Ester a intervir: “E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci” (v.16).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
20/8/2024

FONTES:

QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

BALDWIN, Joyce G. Ester – Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1986.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201803_05.pdf

HARRISON, Everret F; PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1990.

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 2 DE SETEMBRO DE 2024 (Ester 4.3)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
2 DE SETEMBRO DE 2024
ESTER ENVIA HATAQUE PARA PERGUNTAR O QUE SE PASSAVA COM MARDOQUEU

Ester 4.3 “E em todas as províncias aonde a palavra do rei e a sua lei chegava, havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos estavam deitados em saco e em cinza.”

 

“E em todas as províncias aonde a palavra do rei e a sua lei chegava,”

As notícias do decreto selado com o anel do Rei foram chegando aos príncipes, governadores e líderes da cada província segundo a sua língua (Ester 3.12) através dos correios para que se destruíssem, matassem e fizesse perecer a todos os judeus no dia treze do duodécimo mês (Adar) e que saqueassem todos os seus bens (Ester 3.13).

A noticia difundida chega até o povo, tanto gentios como judeus: “Uma cópia do despacho que determinou a divulgação da lei em cada província, foi enviada a todos os povos, para que estivessem preparados para aquele dia(Ester 3.14). Os gentios deveriam se preparar para exterminar os judeus, os judeus para seres exterminados.

 

“... havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação;”

A reação dos judeus foi comum em todas as províncias, inclusive na fortaleza de Susã. Houve grande luto, com jejum, e choro, e lamentação. As dificuldades nos forçam a dar-nos as mãos e a nos unir mais fortemente. O sofrimento jamais destruiu uma nação! As dificuldades não dividem as famílias. A riqueza faz isso! Mas não o sofrimento. Não as dificuldades. Eles empurram todos para o mesmo nível, com o mesmo alvo: Sobreviver.

A tristeza comunitária, com jejum, choro, lamentação não era uma formalidade, mas expressava dor e terror, de tal forma que levava a arrependimento e oração diante de Deus, embora o escritor não mencione nenhuma das duas coisas. A oração de Lamentações 3:40-66 poderia ter sido escrita para esta ocasião: “Esquadrinhemos os nossos caminhos, e provemo-los, e voltemos para o Senhor. Levantemos os nossos corações com as mãos para Deus nos céus, dizendo:  Nós transgredimos, e fomos rebeldes; por isso tu não perdoaste.   Cobriste-te de ira, e nos perseguiste; mataste, não perdoaste.  Cobriste-te de nuvens, para que não passe a nossa oração.  Como escória e refugo nos puseste no meio dos povos.  Todos os nossos inimigos abriram contra nós a sua boca.  Temor e laço vieram sobre nós, assolação e destruição. Torrentes de água derramaram os meus olhos, por causa da destruição da filha do meu povo. Os meus olhos choram, e não cessam, porque não há descanso, Até que o Senhor atente e veja desde os céus....”

 

 “... e muitos estavam deitados em saco e em cinza.”

Esses costumes de se deitar em saco e em cinza são mencionados em períodos muito afastados do Antigo Testamento (Genesis 37: 34; 2 Samuel 1:11;) É um exemplo comovente de lamentação nacional.. Daniel se submeteu a essa condição: “E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza” (Daniel 9.3).

É também praticado por outras nações semelhante à Nínive: ”E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor” (Jonas 3:5).

De fato, os persas da época de Xerxes, em Susã, segundo se registra, rasgaram as suas roupas numa tristeza irreconciliável depois da sua derrota em Salamina. Portanto, Mordecai estava se comportando de acordo com os costumes locais bem como com os costumes judaicos, ao rasgar as suas vestes.

Todavia ninguém vestido de pano de saco podia entrar pelas portas do rei (v. 2). Pois, fora de época, o rei não toleraria tristeza ou tragédia na sua presença : “Sucedeu, pois, no mês de Nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que estava posto vinho diante dele, e eu peguei o vinho e o dei ao rei; porém eu nunca estivera triste diante dele. “E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira” (Neemias  2:1, 2).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
18/8/2024

FONTES:

QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

HARRISON, Everret F; PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1990.

BALDWIN, Joyce G. Ester – Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1986.

SWINDOLL, Charles R. Ester: uma mulher de sensibilidade e coragem - tradução de Neyd Siqueira. - São Paulo: Mundo Cristão, 1999.

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 2 DE SETEMBRO DE 2024 (Ester 4.1)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
2 DE SETEMBRO DE 2024
ESTER ENVIA HATAQUE PARA PERGUNTAR O QUE SE PASSAVA COM MARDOQUEU

Ester 4.1 “Quando Mardoqueu soube tudo quanto se havia passado, rasgou as suas vestes, e vestiu-se de saco e de cinza, e saiu pelo meio da cidade, e clamou com grande e amargo clamor;

 

Quando Mardoqueu soube tudo quanto se havia passado,”

As notícias do decreto selado com o anel do Rei foram chegando aos príncipes, governadores e líderes da cada província segundo a sua língua (Ester 3.12) através dos correios para que se destruíssem, matassem e fizesse perecer a todos os judeus no dia treze do duodécimo mês (Adar) e que saqueassem todos os seus bens (Ester 3.13).

Como não se podia evitar, as novas enfim chegaram a fortaleza da Susã, onde trabalhaca Mardoqueu: “Os correios, pois, impelidos pela palavra do rei, saíram, e a lei se proclamou na fortaleza de Susã. E o rei e Hamã se assentaram a beber, porém a cidade de Susã estava confusa” (Ester 3.15).

 

“... rasgou as suas vestes, e vestiu-se de saco e de cinza,”

Mardoqueu sempre por dentro das coisas, não perdeu tempo para descobrir o que estava por trás do decreto que acabara de ser promulgado. E ele reagiu como todos os judeus com grande luto, com jejum, e choro, e lamentação (v.3).

O luto ou lamento é a expressão de mágoa ocasionada por calamidade ou perda trágica, nesse caso o decreto do extermínio dos judeus. Freqüentemente, o rasgar as roupas e vestir-se com sacos representavam pesar e humildade: “Sucedeu, pois, que Acabe, ouvindo estas palavras, rasgou as suas vestes, e cobriu a sua carne de saco, e jejuou; e jazia em saco, e andava mansamente” (1 Reis 21.27).

Muitas vezes o lamento também envolvia colocar pó ou cinzas sobre a cabeça: “Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do Senhor até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças (Josué 7.6)

A barba e os cabelos da cabeça eram arrancados (Esdras 9.3) ou cortados (Isaías 15.2; Jeremias 7.29), e observava-se o jejum: “E prantearam, e choraram, e jejuaram até à tarde por Saul, e por Jônatas, seu filho, e pelo povo do Senhor, e pela casa de Israel, porque tinham caído à espada” (2 Samuel 1.12).

 

“...e saiu pelo meio da cidade, e clamou com grande e amargo clamor;

 

A dor de Mardoqueu foi expressada publicamente: “Ele saiu pelo meio da cidade e clamou”. Muitas vezes, a lamentação era alta e não controlada, com gemidos, lamúrias e gritos acompanhados de soluços e derramamento de lágrimas Estava, pois, o rei com o rosto coberto; e o rei gritava a alta voz: Meu filho Absalão, Absalão meu filho, meu filho!” (2 Samuel 19.4).

Aparentemente sua lamurias públicas tiveram a intenção de chamar a atenção da sua prima, a rainha Ester: “Então vieram as servas de Ester, e os seus camareiros, e fizeram-na saber” (Ester 4.4).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
20/8/2024

FONTES:

QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

BALDWIN, Joyce G. Ester – Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1986.

PFEIFFER, Charles F.; REA, VOS, Howard F.; REA, John.Dicionário Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.