quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Atos 10:44

Atos 10:44 “E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.”

 

“E, dizendo Pedro ainda estas palavras,”

Após ouvir o anfitrião Cornélio relatar acerca de sua visão do anjo do céu e das instruções que recebeu deste anjo acerca de buscar Pedro em Jope. Pedro, que também tinha tido uma visão que o deixara confuso em Jope admitiu maravilhado: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas. Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo” (Atos 10.34-35).

A partir desse reconhecimento ele consentiu em pregar a Cornélio e a todos os seus convidados gentios acerca de Cristo. Pois até esse momento a máxima da igreja primitiva era anunciar o Evangelho somente aos judeus: “E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estevão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus” (Atos 11:19).

Enquanto o Apóstolo Pedro testemunhava acerca da obra de Cristo, da sua morte e ressurreição os gentios receberam o Dom do Espírito.

 

“... caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.”

Não houve tempo de chegar ao fim do sermão ou fazer o apelo. Ao ouvirem as palavras os gentios assim como os judeus “receberão o perdão dos pecados pelo seu nome” (v.43). Eles creram de todo coração, alma e força no testemunho de Pedro (Romanos 10.17). Como resultado, seus corações foram purificados pela fé:  E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós; E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé” (Atos 15.8,9) e receberam o batismo com o Espírito Santo. Este derramamento do Espírito marcou o nascimento da igreja gentílica.

E isso foi percebido porque eles os ouviram falar línguas (v.45). Pedro admitiu esse entendimento perante o concílio: “E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio. E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo” (Atos 11:15-16). Por isso Pedro posteriormente mandou que eles fossem batizados, pois entendeu que não deveria negar que fossem batizados por água àqueles a quem o Senhor já havia batizado com seu Espírito Santo.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
27/08/2025 

FONTES:

GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

https://textoaureoebd.blogspot.com/2025/08/atos-1047.html

PEARLAM, Myer. Atos – E a igreja se fez missão. Rio de Janeiro: Cpad, 1995. 

Tito 2:11

Tito 2:11 “Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens,”

 

“Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens,”

Paulo declara aqui de modo enfático e solene: “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens”. É importante entender que há diversas manifestações da graça divina. “Graça” vem da palavra hebraica hessed, e do termo grego charis, cujo sentido mais comum é o de favor imerecido que Deus concede ao homem, por seu amor, bondade e misericórdia.

Existe a graça comum. Exemplo: Deus “dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas” (Atos 17.25b). A graça comum é uma expressão da bondade divina sobre toda a criação. Ela é manifestada pela “revelação natural”, pela natureza (SaImo 19.1). A graça comum não opera a salvação do homem.

Mas existe aqui a chamada Graça Salvadora que assim faz, ela se manifestou na plenitude dos tempos por intermédio de Cristo Jesus. Ela é também chamada de “graça especial”, conhecida por meio da “revelação especial” de Deus, que é a sua santa Palavra. Ela ultrapassa o conceito e o sentido da “graça comum”, que é disponível para “todos os homens”, independentemente de crerem em Deus ou não.

A graça salvadora também está à disposição de “todos os homens”, mas isso não quer dizer que a salvação a todos os homens é automática e incondicional. De forma alguma, mas que somente podem usufruir os benefícios desta graça aquele que reconhecer o seu estado miserável, em termos espirituais, e converter-se mediante a aceitação de Cristo como seu Salvador.

Ela só pode ser efetiva e eficaz para aqueles homens que derem ouvidos à Palavra de Deus, arrependerem-se de seus pecados e ser converterem a Deus. Jesus iniciou seu ministério dizendo: “O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15). Sem arrependimento e fé, a graça de Deus não pode agir no coração do homem.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
27/08/2025 

FONTES:

GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

RENOVATO, Elinaldo. As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.

Atos 10:34

Atos 10:34 “E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; ”

 

“E, abrindo Pedro a boca, disse:”

O apóstolo Pedro havia ido até Cesareia relutante, por ter que entrar na casa de um gentio: “Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros...” (Atos 10:28) Isso o constrangeu a ponto dele convidar outros judeus para lhe serem testemunhas: “ e foram com ele alguns irmãos de Jope” (Atos 10:23). Ele só o havia feito por conta da visão que havia recebido em Jope: “...mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo” (Atos 10:28).

Após perguntar a Cornélio porque o mandou chamar ali. Cornélio respondeu que havia aparecido a ele numa visão um anjo de Deus (Atos 10:3). E este havia ordenado a busca de Pedro na casa de Simão curtidor em Jope. Após ouvir a experiência diretamente do centurião Pedro abriu a boca e disse:

 

“Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; ”

O reconhecimento dessa verdade mudou a mente e a vida de Pedro tanto quanto o aparecimento de Jesus mudou a mente e a vida de Saulo! Deus estava aceitando todos os homens — incluindo nós! Era hora do próximo passo para preparar os cristãos judeus a aceitarem os gentios: pois, pela primeira vez, o evangelho seria pregado a não judeus.

A palavra grega traduzida por “faz acepção de pessoas” é uma combinação das palavras “rosto” e “tomar ou receber”. Literalmente, refere-se a receber (ou rejeitar) alguém com base só no “rosto” (na “cara”), isto é, só nas qualidades superficiais. Deus não julga um indivíduo com base em aspectos como a nacionalidade, o estado civil, a condição social. Pelo contrário, Deus olha o coração e a vida de cada pessoa.

Lembremos das palavras de Deus ao profeta Samuel: “Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração” (1 Samuel 16:7).

Nós cristãos devem demonstrar o mesmo espírito: “Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas [...] Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois condenados pela lei como transgressores” (Tiago 2:1, 9).

O racismo, ou preconceito racial, não pode ser adotado por crentes. Ninguém foi consultado, antes de nascer, quanto à raça à qual gostaria de pertencer. Portanto, não é base para alguém se orgulhar ou desprezar seu próximo. Deus “de um só fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra” (Atos 17.26). Nenhum cientista verá diferença entre amostras de sangue de pessoas de todas as raças. Cristo veio oferecer a salvação a todos aqueles que crêem, independentemente de raça (G1 3.28). A Igreja é uma fraternidade espiritual em que não se reconhecem distinções dessa natureza. Todos somos um em Cristo.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
27/08/2025 

FONTES:

GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

PEARLAM, Myer. Atos – E a igreja se fez missão. Rio de Janeiro: Cpad, 1995. 

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200112_07.pdf

Romanos 15:12

Romanos 15:12 “Outra vez diz Isaías: Uma raiz em Jessé haverá, e naquele que se levantar para reger os gentios, os gentios esperarão. ”

 

“Outra vez diz Isaías: ”

Paulo via as Escrituras como o fim de toda a discussão. Os judeus organizaram as Escrituras em três divisões: a Lei (o Tora), os Profetas e os Escritos. Essa citação de Paulo foi dos Profetas (Isaias 11) e antes dessa duas foram dos Escritos (Salmo 18.50; Salmo 117.1) e uma da Tora (Deuteronômio 32.43). Ao usar essa variedade de fontes, o apóstolo enfatizou que todas as Escrituras confirmam a aceitação divina tanto de judeus como de gentios. Os cristãos judeus deveriam, portanto, aceitar os cristãos gentios, e vice-versa.

William Barclay explica que o argumento de Paulo é que podem existir muitas diferenças na igreja, mas há um só Cristo, e o laço de unidade entre os crentes na igreja é a sua comum lealdade a ele. A obra de Cristo foi a mesma para judeus e gentios.  Paulo está convencido de que, assim como Jesus Cristo veio a este mundo para salvar tanto judeus como gentios, a igreja deve acolher a todos os irmãos, a despeito de suas diferenças.

 

Uma raiz em Jessé haverá, ”

A “raiz de Jessé” diz respeito ao Messias que não só descende Jessé, pai de Davi, mas que é a real fonte da linhagem davídica (Salmo 110.1). Jessé teve oito filhos, e duas filhas (1 Samuel 17.12). Jessé viveu em Belém, e obtinha seu sustento do pastoreio de ovelhas e da criação de cabras.

A posição humilde de sua família é aludida pelo epíteto injurioso “filho de Jessé” dado a Davi por aqueles que não gostavam dele (1 Samuel 20.27,30; 22.7; 25.10; 2 Samuel 20.1). As expressões “brotará um rebento do tronco de Jessé” e “raiz de Jessé” aqui e em Isaías 11.1, indicam o passado insignificante e humilde da linhagem real de Davi, posteriormente tomaram-se símbolos de messianismo.

Davi “filho de Jessé” quer dizer “Amado”. Dessa forma, quando a voz do Pai vinda do céu identificou a Jesus como o seu “Filho amado” (Mateus 3.17), Ele estava insinuando que Jesus é o seu segundo Davi, o cumprimento do que Davi representava. Isaías já tinha profetizado que o Filho reinaria no trono de Davi (Isaías 9.7). Agora ele deixa claro que o Filho seria também um descendente de Davi.

 

“... e naquele que se levantar para reger os gentios, os gentios esperarão. ”

Isaías 11.10 diz que a raiz de Jessé se levantará como um estandarte ou bandeira quer dizer que Ele será a garantia de vitória e aquele ao redor de quem as nações se reunirão. “Pendão” (“bandeira”, NVI, KJV; “estandarte”, ARA) é a mesma palavra usada no nome de Deus em Exodo 17 .15: “O SENHOR é a minha Bandeira”. Esta é outra indicação do Velho Testamento de que o Rei messiânico não será um homem comum, mas será um ser divino.

A obra de Cristo foi a mesma para judeus e gentios. Ele nasceu judeu, esteve sujeito à lei judia; veio ao mundo como membro da raça judia. Fez com que se cumprissem todas as grandes promessas que tinham sido feitas aos pais da raça judia, e que a salvação viesse primeiro aos judeus. Mas veio não somente para os judeus, mas também para os gentios. Isaías profetizou que os gentios também iriam esperar e crer no messias.

Como Cristo reinaria sobre judeus e gentios, eles deveriam se aceitar mutuamente como membros da família de Deus: “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto;  Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito” (Efésios 2:14-18).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
25/08/2025 

FONTES:

GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/Po_lessons/Po_200905_07.pdf

Lopes, Hernandes dias. Romanos: o evangelho segundo Paulo. São Paulo, SP: Hagnos 2010.

Comentário do Novo Testamento: Aplicação Pessoal. Tradução: Degmar Ribas. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.

BARCLAY, William. The Letter to the Romans - Tradução: Carlos Biagini

https://textoaureoebd.blogspot.com/2024/07/rute-422.html

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 27 DE AGOSTO DE 2025 (Atos 6:10)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
27 DE AGOSTO DE 2025
CAPACITADOS COM SABEDORIA PARA O CONFRONTO

Atos 6:10 “E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava.”

 

 “E não podiam resistir à sabedoria,”

Os membros da sinagoga dos “libertos” que haviam se levantaram contra a pregação do diácono Estevão não puderam resistir a sua Sabedoria. Barnes diz que eles não foram capazes de “responder” a seus argumentos. Estevão provou por argumentos irrefutáveis que Jesus é o Cristo e se entregou com tanta pureza e inteireza à sua defesa que não tiveram como contestar o que dizia. Eles não conseguiam fundamentar os próprios argumentos nem responder aos argumentos de Estevão. Eles começaram a discutir, mas não tinham reconhecido o calibre do homem que estavam enfrentando, pois não podiam sobrepor-se à sua sabedoria.

A sabedoria de Estevão se refere adequadamente ao seu conhecimento das Escrituras; sua habilidade no que “os judeus” consideravam sabedoria e familiaridade com seus escritos sagrados. Estevão foi o primeiro mestre da nova comunidade a ser destacado por sua sabedoria. Possuía uma clara visão da verdade e a habilidade para revelar verdades não percebidas até então.

Estevão era um, enquanto seus oponentes eram muitos. Atiravam perguntas, argumentos e objeções ardilosas de todos os lados. É difícil defender a verdade sob tais circunstâncias! O sermão de Estêvão no capítulo 7 sugere como ele respondia a seus oponentes: dando o “capítulo e o versículo” do Antigo Testamento relativo a cada ponto destacado! Como poderiam argumentar contra as Escrituras?

 

“...e ao Espírito com que falava.”

Os judeus helênicos não puderam resistir ao Espírito com que falava Estevão. Alguns entendem que isso significa a “energia, poder” ou “ardor” de Estevão. Pois, ele “demonstrou” um espírito de zelo e sinceridade que eles não podiam suportar; o que serviu, mais do que o mero argumento poderia ter feito, para convencê-los de que ele estava certo.

Porém é mais provável que se refira ao Espírito Santo, pelo qual ele foi ajudado. Era o Espírito Santo quem dava a Estevão a sabedoria para falar tão eficazmente, de modo que não havia resposta para os seus argumentos (Lucas 12.12). O comentário Beacon diz que palavra Espírito deve ter a inicial maiúscula (ASV, RSV).

Isso então foi um cumprimento da promessa de Jesus, relatada por Lucas, de que ele daria aos seus seguidores "palavras e sabedoria", às quais os seus adversários não poderiam resistir ou se opor: “Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem” (Lucas 21:15). A igreja primitiva provava sempre a veracidade desta promessa. Pois, seus membros  conseguiam oferecer provas em prol da sua fé, que dificilmente eram derrubadas pelos argumentos.

Os judeus achavam que disputavam apenas com Estevão e que levariam a melhor nesse páreo. Mas eles estavam disputando com o Espírito de Deus que nele estava, e contra o Espírito Santo ninguém é páreo.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
05/08/2025 

FONTES:

GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200111_03.pdf

BARNES, Albert. Notes on the Old & New Testaments. Baker Book House, 1983.

MARSHALL, Howard. Atos - Introdução e Comentário. Vida Nova/Mundo Cristão. 1991.

HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry – Atos a Apocalipse. Rio de Janeiro CPAD, 2008.

HARPER, A. F. (Ed.). Comentário Bíblico Beacon. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.