Atos 10:44 “E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.”
“E, dizendo Pedro ainda estas palavras,”
Após ouvir o anfitrião Cornélio relatar acerca de sua visão do anjo do céu e das instruções que recebeu deste anjo acerca de buscar Pedro em Jope. Pedro, que também tinha tido uma visão que o deixara confuso em Jope admitiu maravilhado: “Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas. Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo” (Atos 10.34-35).
A partir desse reconhecimento ele consentiu em pregar a Cornélio e a todos os seus convidados gentios acerca de Cristo. Pois até esse momento a máxima da igreja primitiva era anunciar o Evangelho somente aos judeus: “E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estevão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus” (Atos 11:19).
Enquanto o Apóstolo Pedro testemunhava acerca da obra de Cristo, da sua morte e ressurreição os gentios receberam o Dom do Espírito.
“... caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.”
Não houve tempo de chegar ao fim do sermão ou fazer o apelo. Ao ouvirem as palavras os gentios assim como os judeus “receberão o perdão dos pecados pelo seu nome” (v.43). Eles creram de todo coração, alma e força no testemunho de Pedro (Romanos 10.17). Como resultado, seus corações foram purificados pela fé: “E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós; E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé” (Atos 15.8,9) e receberam o batismo com o Espírito Santo. Este derramamento do Espírito marcou o nascimento da igreja gentílica.
E isso foi percebido porque eles os ouviram falar línguas (v.45). Pedro admitiu esse entendimento perante o concílio: “E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio. E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo” (Atos 11:15-16). Por isso Pedro posteriormente mandou que eles fossem batizados, pois entendeu que não deveria negar que fossem batizados por água àqueles a quem o Senhor já havia batizado com seu Espírito Santo.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
27/08/2025
FONTES:
GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
https://textoaureoebd.blogspot.com/2025/08/atos-1047.html
PEARLAM, Myer. Atos – E a igreja se fez missão. Rio de Janeiro: Cpad, 1995.
