sábado, 13 de dezembro de 2025

1 Coríntios 6:20

1 Coríntios 6:20 “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”

 

“Porque fostes comprados por bom preço;”

Além de o comportamento dos cristãos individuais refletir no Senhor que reinava sobre eles, havia outro motivo importante para aqueles cristãos serem compelidos a “fugir da impureza” (v.18). Eles haviam sido “comprados por bom preço”. Não pertenciam a si mesmos. O preço da compra deles, assim como o da nossa, foi o precioso sangue do Cordeiro (João 1:29; 1 Pedro 1:18, 19). O verbo no ariosto “comprados”, seria em português o pretérito perfeito,  isto é, indica uma ação única e decisiva no passado.

Uma vez que a escravidão fazia parte do cotidiano da vida greco-romana, “comprados por preço” tinha mais significado para os primeiros leitores da carta de Paulo do que tem para os leitores de hoje. Alguns cristãos de Corinto eram, na verdade, propriedade de seus senhores (1 Coríntios 7:21, 22). O indicativo “[vós] fostes comprados por preço” prepara o terreno para o imperativo a seguir:

 

“... glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”

O Espírito Santo nos foi dado com o propósito de glorificarmos a Cristo (João 16.14). O Espírito Santo usa o nosso corpo para glorificarmos a Jesus (Filipenses 1.20,21). Glorificamos a Deus no nosso corpo quando o usamos em santidade e pureza. Glorificamos a Deus no nosso corpo quando entregamos nossos membros como instrumentos de justiça e não como servos do pecado (Romanos 6.12-14). Glorificamos a Deus no nosso corpo quando empregamos nossas forças, energias, dons e talentos para servirmos ao Senhor e fazermos a Sua vontade.

Não apenas o nosso corpo deve glorificar a Cristo, mas também o nosso espírito. Que nesse caso se refere ao homem interior (Alma e Espírito). O espírito já passou pela santificação inicial que se deu na ocasião da regeneração (2 Coríntios 1:21; Tiago.1:18; 1 Pedro 1:21). Agora se desenvolve mediante o processo de crescimento (1 Pedro 2:2; Efésios 5:15) é o desenvolver do Fruto do Espírito (Gálatas 5.22). A Alma é a nossa personalidade; sede das emoções, intelecto e vontade. Não é regenerada, mas restaurada (Tiago 1:21) pela Palavra de Deus. Enquanto a santificação do espírito é inicial e imediata, a santificação progressiva tem seu lugar tanto na alma como no corpo. É o processo de mudança de valores (Lucas 5:33-39; Efésios 4:23; Jeremias 18:1-6; Romanos 12:1,2) que também chamamos de desenvolver a salvação (Filipenses 2:12) e despir-se do velho homem (Efésios 4:20 a 5:21).

Como Paulo escreveu aos tessalonicenses: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Tessalonicenses 5:23).

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
13/12/2025

FONTES:

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

LOPES, Hernandes Dias. I Coríntios: como resolver conflitos na igreja. São Paulo: Hagnos,2008.

MORRIS, Leon. I Coríntios: Introdução e Comentário. Tradução Odayr Olivetti. São. Paulo. Mundo Cristão, 1983

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201702_03.pdf

https://textoaureoebd.blogspot.com/2024/02/1-tessalonicenses-523.html

1 Coríntios 6:17

1 Coríntios 6:17 “Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.”

 

“Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.”

Paulo usou a mesma palavra grega “kollaomai” para designar tanto a junção de um homem com uma prostituta quanto à união de um cristão com Cristo. No versículo anterior Paulo pensara no vínculo físico, da união com uma meretriz: “Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela?” (v.16). Agora ele se refere ao laço espiritual que liga o verdadeiro crente ao Senhor.

Assim como os que participam do ato sexual tornam-se “um corpo”. Os que se unem pelo laço espiritual tornam-se “um espírito”. Os que se unem ao Senhor se tornam um só espírito com Ele, ou seja, o crente é um com o seu Senhor. Por outro lado se o seu corpo é membro de Cristo e se você se entrega à impureza e à prostituição, você está juntando Cristo à prostituição. Isso seria uma blasfêmia. Uma vez que os nossos corpos são membros de Cristo não podemos unir o corpo de Cristo à impureza.

O verdadeiro homem espiritual, nascido de novo, é aquele em quem não somente o Espírito Santo habita, mas o que o Espírito Santo governa e rege sem reservas o seu espírito, e alma e corpo. Nele o Espírito não é apenas residente, mas presidente em tudo.

Uma das expressões mais fortes sobre a união com Cristo foi escrita por Arthur T. Pierson. Esse autor expôs, "As ovelhas podem se afastar do pastor, o ramo pode ser cortado da videira; o membro pode ser separado do corpo . . , mas quando dois espíritos se unem em um só, quem os separará?" (Knowing the Scriptures).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
13/12/2025

FONTES:

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

LOPES, Hernandes Dias. I Coríntios: como resolver conflitos na igreja. São Paulo: Hagnos,2008.

MORRIS, Leon. I Coríntios: Introdução e Comentário. Tradução Odayr Olivetti. São. Paulo. Mundo Cristão, 1983

HARRISON, Everret F; PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1990.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201702_03.pdf

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 13 DE DEZEMBRO DE 2025 (1 Pedro 3:1)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
13 DE DEZEMBRO DE 2025
MULHERES PIEDOSAS

1 Pedro 3:1 “Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;”

 

“Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos;”

Da mesma forma que todos os cristãos deveriam ser submissos às autoridades e os escravos, aos seus senhores, as mulheres deveriam se submeter aos [seus] maridos. Essa submissão é em prol da ordem e da paz no lar.

A submissão não implica superioridade espiritual ou intelectual do homem sobre a mulher mais do que dos senhores sobre os escravos. A preocupação de Pedro é que os cristãos apóiem a interação social ordeira. Em toda relação social deve haver um grau de liderança e submissão, até num negócio ou numa sala de aula. O caos reina quando ninguém tem a responsabilidade nem a autoridade de agir.

A implicação das palavras de Pedro é que Deus deu aos maridos a responsabilidade de liderar o lar. Afirmar a liderança do marido não é o mesmo que afirmar um governo autoritário e autocrático. É significativo que essas instruções de Pedro não têm como alvo o marido, e sim a esposa. Pedro não disse: “Maridos, controlem suas mulheres”, mas “Mulheres, sejam submissas ao seu próprio marido”. Sem que a esposa aceite espontaneamente a liderança do marido e sua conseqüente autoridade, ele não poderá exercer uma liderança eficaz.

 

“... para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;”

Uma esposa não está preparada a dar seu testemunho ao marido não-salvo até que ela se lhe sujeite, rendendo-lhe o devido amor. Paulo compara semelhante atitude à submissão da Igreja a Cristo (Efésios 5.22-24), e indica que esta é a maneira de a esposa demonstrar que “está no Senhor” (Colossenses 3.18). Se a esposa não o fizer, pode fazer com que a Palavra de Deus seja difamada (Tito 2.3-5).

Pois, quando o marido não é cristão e a esposa é, ela deve apoiar e incentivar toda bondade que ela encontrar nele, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa. Observemos que “seja ganho, sem palavra alguma” não se refere à Palavra de Deus. Pedro não estava dizendo que em alguns casos a “palavra” de Deus não faria parte da conversão do marido descrente. Ele disse que em alguns casos nenhuma palavra em particular ganharia o cônjuge descrente.  Antes, a Palavra apoiada por um comportamento piedoso é que ganharia o incrédulo para Cristo. O marido ser “ganho” redundaria em glória a Cristo e, ao mesmo tempo, na salvação dele.

Quando só a esposa era cristã, no mundo antigo sua posição já era precária. A expectativa era que a esposa seguisse a religião do marido, e não o inverso. Pedro queria que a esposa cristã servisse de exemplo para o marido através de seu comportamento tranqüilo e tolerante. O cristão não ensina apenas por palavras, mas pelo comportamento.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
07/12/2025

FONTES:

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

HORTON, Stanley. I e II Pedro – A razão da nossa Esperança. Rio de Janeiro: CPAD.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201410_02.pdf

 

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 12 DE DEZEMBRO DE 2025 (Atos 8:2)


LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD

12 DE DEZEMBRO DE 2025
HOMENS PIEDOSOS

Atos 8:2 “E uns homens piedosos foram enterrar Estêvão, e fizeram sobre ele grande pranto.”

 

“E uns homens piedosos foram enterrar Estevão,”

Não somos capazes de identificar quem eram exatamente esses homens piedosos. Alguns eruditos entendem que essa nomenclatura (varões piedosos) se refere a homens piedosos judeus: “Eram judeus, homens piedosos e todos estavam habitando em Jerusalém” (Atos 2:5 ; Lucas 2:25). Porém, mais tarde a palavra “piedoso” também foi usada para descrever o cristão Ananias, reconhecidamente como “piedoso conforme a lei” (Atos 22:12). Vale lembrar que foi em Antioquia, na Síria, que os discípulos foram pela primeira vez chamada cristãos (Atos 11.26).

Esses homens reconhecendo o apedrejamento como um erro trágico de seus líderes (Lucas 23.47,48) devem ter corrido um risco considerável ao se identificarem com Estevão dessa maneira. Em contraste, Saulo, que tinha aprovado o apedrejamento de Estevão (v.1). Eles recolheram o cadáver contundido e abatido de Estevão e lhe deram um sepultamento decente. Estevão foi provavelmente sepultado no Campo de Sangue que há pouco tempo fora comprado para a sepultura dos estrangeiros: “E, tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo de um oleiro, para sepultura dos estrangeiros. Por isso foi chamado aquele campo, até ao dia de hoje, Campo de Sangue” (Mateus 27.7,8).

 

“... e fizeram sobre ele grande pranto.”

O código legal judaico permitia que os criminosos executados fossem sepultados, mas proibia luto ou pranto sobre eles. se esta proibição estava em vigor durante o século I, os pranteadores estavam, na realidade, fazendo um protesto público contra a execução de Estevão. Eles o enterraram solenemente e fizeram sobre ele grande pranto por seu luto.

O Luto é uma expressão de mágoa ocasionada por calamidade ou perda trágica como a morte de um parente ou amigo, tão universal quanto a morte propriamente dita. No Oriente Próximo, o choro veemente sempre fez parte do luto.

Abraão lamentou e chorou por causa da morte de sua esposa Sara (Genesis 23.2). Davi e seus homens choraram ao saberem da morte de Saul e Jônatas (2 Samuel 1.12) Não podemos deixar de nos comover pelo pesar do Senhor Jesus, ao chorar pela morte de Lázaro, compartilhando a tristeza de seus amigos (João 11.33-35).

O tempo dedicado ao luto variava. O período mais longo mencionado na Bíblia são os 70 dias durante os quais os egípcios choraram por Jacó (Genesis 50.3), um período habitual entre os egípcios. José chorou sete dias por seu pai (Genesis 50.10,11). Trinta dias de choro foram observados por Arão (Números 20.29) e por Moisés (Deuteronômio 34.8). Os homens de Jabes-Gileade jejuaram por sete dias após cremarem e então sepultarem os restos de Saul e de seus filhos (1 Samuel 31.13).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
07/12/2025

FONTES:

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry – Atos a Apocalipse. Rio de Janeiro CPAD, 2008.

 

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 11 DE DEZEMBRO DE 2025 (2 Timóteo 3.12)


 LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD

11 DE DEZEMBRO DE 2025
VIVENDO A VERDADEIRA PIEDADE NAS PERSEGUIÇÕES

2 Timóteo 3.12 “E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. ” 


No versículo 11 Paulo cita as perseguições que ele e Barnabé enfrentaram em sua primeira viagem missionária, quando pregava na região da Galácia, essas perseguições estão descritas no capítulo 13 e 14 de Atos dos apóstolos.

Em Antioquia da Psídia: Paulo havia pregado na sinagoga dos judeus durante dois sábados. No segundo sábado quase toda a cidade se ajuntou para ouvir o Apóstolo, “então os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava” (Atos 13:45). Após Paulo responder que era mister pregar a palavra de Deus primeiro a eles, mas como eles o haviam rejeitado se voltaria para os gentios para lhes anunciar a salvação “os judeus incitaram algumas mulheres religiosas e honestas, e os principais da cidade, e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, e os lançaram fora dos seus termos” (Atos 13:50).

Em Icônio: De maneira semelhante, após anunciar Jesus “os judeus incrédulos incitaram e irritaram, contra os irmãos, os ânimos dos gentios” (Atos 14:2). E após algum tempo conseguiram dividir a multidão da cidade “E havendo um motim, tanto dos judeus como dos gentios, com os seus principais, para os insultarem e apedrejarem” (Atos 14:5). Após ficarem sabendo do motim, Paulo e Barnabé partiram para Listra e Derbe.

Em Listra: Após curarem um homem coxo, desde o ventre da sua mãe. Paulo e Barnabé foram aclamados por toda a cidade, pois acreditavam que eles eram deuses e o chamavam “Jupiter e Mercurio”. Após não aceitarem receber sacrifícios disseram: “Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós” (Atos 14:15) e impediram que a multidão lhes sacrificassem. No entanto, após esse evento “sobrevieram ali uns judeus de Antioquia e de Icônio que, tendo convencido a multidão, apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade, cuidando que estava morto” (Atos 14:19).

Após lembrar Timóteo das perseguições que enfrentou nesses lugares ele o escreve que, de todas essas perseguições, Deus o livrou.


“E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. ”

A piedade sempre provoca o antagonismo do mundo. Paulo já havia deixado isso claro quando passou novamente nas cidades citadas: “Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus” (Atos 14:22), e não quer deixar os irmão de Efeso ignorantes a respeito disso. Aos Tessalonicenses ele havia escrito: “Pois, estando ainda convosco, vos predizíamos que havíamos de ser afligidos, como sucedeu, e vós o sabeis” (1 Tessalonicenses 3:4).

Willian Barclay escreveu: “É melhor sofrer com Deus e com a verdade do que prosperar com os homens e com a mentira, pois a perseguição é transitória, mas a glória final dos fiéis é segura”. As cicatrizes são o preço que todo crente paga por sua lealdade a Cristo. A perseguição é um cálice que todo crente fiel a Cristo precisa beber.

Calvino corrobora essa ideia dizendo que “é inútil tentar separar Cristo de sua cruz, e é muito natural que o mundo odeie a Cristo, incluindo seus membros”. Jesus intercedeu ao Pai por nossa condição: “Não peço que os tire do mundo, mas que os livre do mal”.

Então não podemos nos esquecer que como ele livrou Paulo da suas perseguições ele nos livrará de todo o mal e que em Cristo podemos nos alegrar mesmo sofrendo perseguições: “Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós” (Mateus 5:12).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
28/11/2023

 

FONTES:

GABY, Wagner. Até os confins da terra – Pregando o evangelho a todos os povos até a volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

Lopes, Hernandes Dias. 2 Timóteo: o testamento de Paulo à igreja. São Paulo: Hagnos, 2014.

 

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

TEXTO ÁUREO Lição 11: O espírito humano e as disciplinas cristãs. 1 Timó...

TEXTO ÁUREO

“Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.” (1 Timóteo 4.8).

Lição 11 - Lições Bíblicas Adultos 4º Trimestre de 2025 - CPAD

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 10 DE DEZEMBRO DE 2025 (Daniel 6:10)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
10 DE DEZEMBRO DE 2025
A DISCIPLINA DE DANIEL

Daniel 6:10 “Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.”

 

“Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém),”

Depois que Daniel ficou sabendo que o rei Dario, o medo, assinou movido por orgulho e vaidade um decreto no qual ele seria considerando um deus durante trinta dias. E que não seria tolerado durante trinta dias fazer petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, senão ao rei. Quem desobedecesse ao mandamento do rei seria lançado na cova dos leões (Daniel 6:7).

Daniel entrou em sua casa, mais precisamente no seu quarto para orar. Esse é o tipo de oração que decide batalhas espirituais, porque é o canal de comunicação entre o crente e Deus: “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente” (Mateus 6:6).

A oração de Daniel em cativeiro não estava baseada desobediência ao rei Dario, mas na obediência ao Deus de Israel: “Mais importa obedecer a Deus do que aos homens” (Atos 5.29). Deus havia deixado prescrições bíblicas de oração nos momentos de crise (1 Reis 8.38,42,44,48), e o que suplicasse a Deus deveria se voltar para o lado de Jerusalém, porque é "Jerusalém a cidade que escolhi para pôr ali o meu nome", é o que diz o Senhor em 1 Reis 11.36. Também porque em Jerusalém estava o templo de Deus (nos dias de Daniel, destruído), centro da unidade nacional e símbolo da fé e da existência do povo escolhido.

 

“... e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.”

Daniel, na crise, apenas manteve o ritmo que costumava manter, na oração. Ele três vezes ao dia se punha de joelhos para orar. Em três horas do dia os judeus faziam oração: às 9 da manhã; às 12, e às 15 horas. Davi assim fazia: “De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz” (SaImo 55.17). Pedro e João subiam ao templo para a oração às 15 horas, que era a hora nona dos judeus (Atos 3.1).

Há crentes que só nas crises ou necessidades agudas cumprem um esquema de oração, mas aquele que está habituado a orar com regularidade, nessas ocasiões simplesmente mantém o ritmo costumeiro, enquanto o temporal ruge do lado de fora.

Daniel, além de perseverante, foi também humilde: "se punha de joelhos". Isso fala de submissão e entrega total a Deus. Jesus orou assim: “E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava (Lucas 22.41); e grato: "orava e dava graças". Muitas orações não têm resposta porque só se ocupam de petições, sem ações de graças de antemão. A gratidão a Deus certamente o inclinará a dar-nos o que precisamos.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
07/12/2025

FONTES:

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

GILBERTO, Antonio. Daniel e Apocalipse. Rio de Janeiro: CPAD, 1984.