LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
20 DE SETEMBRO DE 2025
SOCORRENDO OS NECESSITADOS
Atos 11:29 “E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judeia.”
“E os discípulos determinaram mandar,”
Movido pelo Espírito Santo, o profeta Agabo profetizou um período de grande fome por todo o mundo, a qual sobreveio nos dias do imperador Cláudio, que reinou de 41 a 54 d.C. Esse fato foi amplamente documentado pelos historiadores.
Uma das regiões mais atingidas por essa fome foi a Judéia, especialmente porque, no tempo de Cláudio, todos os judeus foram expulsos de Roma (Atos 18.2) e retornaram à Judéia sem suas casas, suas terras e seus bens. Essa fome atingiu de cheio a igreja de Deus na região da Judéia. A escassez de alimentos na Judéia foi especialmente grave e, de acordo com o historiador judeu Flávio Josefo, muitas pessoas morreram por falta de recursos para comprar a pouca comida que havia disponível.
A resposta dos discípulos de Antioquia foi imediata e abnegada: “Os discípulos, cada um conforme as suas posses resolveram enviar socorro aos irmãos que moravam na Judéia”. A profecia encorajou os cristãos em Antioquia a enviar uma coleta em dinheiro para capacitar seus irmãos na Judéia a comprarem estoques de gêneros alimentícios para enfrentar a crise vindoura. Trata-se de um ato de fraternidade cristã, da qual os membros da igreja participaram de acordo com as suas possibilidades.
“... cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judeia.”
Os discípulos de Antioquia ficaram contentes com a oportunidade de retribuir ao que os cristãos judeus em geral e a igreja de Jerusalém em particular haviam feito por eles. Os cristãos judeus haviam lhes levado a melhor mensagem (o evangelho); a igreja de Jerusalém havia lhes enviado seu melhor homem (Barnabé); agora, eles enviariam a melhor contribuição ao seu alcance. Mais tarde, Paulo destacará a importância desse gesto ao escrever: “Isto lhes pareceu bem, e mesmo lhes são devedores; porque, se os gentios têm sido participantes dos valores espirituais dos judeus, devem também servi-los com bens materiais” (Romanos 15.27).
A fé cristã não abre apenas nosso coração para crer, mas também nosso bolso para contribuir. Recebemos não apenas a graça da salvação, mas também a graça da contribuição. A generosidade não é causa da salvação, mas sua conseqüência.
Duas expressões chamam à atenção no versículo: 1) “Cada um.” Aparentemente, todos os membros da congregação de Antioquia sentiram-se tocados com a situação de seus irmãos. 2) “Conforme as suas posses.” No Antigo Testamento, Deus ordenou uma percentagem. A base do Novo Testamento para determinar a oferta de uma pessoa para a obra do Senhor é “conforme a sua prosperidade” (1 Coríntios 16:2). Nenhum sistema financeiro seria mais proporcional: quem tem mais dá mais; quem tem menos dá menos.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
31/08/2025
FONTES:
GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
JOSEFO, F. História dos hebreus. 8. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.
Lopes, Hernandes Dias Atos: a ação do Espírito Santo na vida da igreja. São Paulo: Hagnos, 2012.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200202_02.pdf
